23 de out. 2025
Serasa Experian lança campanha que transforma ‘medos dos empreendedores’ em monstros derrotáveis
- Com criação que mistura tecnologia e humor, campanha usa inteligência artificial e estreia no intervalo do Jornal Nacional
- Personagens representam os principais desafios dos empreendedores e mostram como as soluções da datatech ajudam a superá-los
Como enfrentar os medos que rondam 98% dos empreendedores brasileiros? A Serasa Experian, maior datatech do país, lança a campanha “Sem sustos na hora de fazer negócio”, que transforma os principais desafios das pequenas e médias empresas em monstros caricatos, mostrando como a tecnologia pode ajudar a derrotá-los.
Inspirada nas dores reais dos empreendedores e com auxílio de inteligência artificial, a comunicação apresenta dois personagens principais. Os monstros representam os desafios enfrentados pelos empreendedores, como: inadimplência e incerteza sobre novos clientes, medos que podem ser derrotados com a Consulta do CPF/CNPJ ou com o Recomenda, solução que auxilia na concessão de crédito mais precisa. Já o outro monstro aborda a falta de controle financeiro e o caos da gestão manual, medos que podem ser extinguidos com o Saúde do Seu Negócio, produto de gestão e monitoramento do Score PJ, ou com o Serasa Descomplica, ferramenta de gestão financeira simples que por meio de I.A. traz insights personalizados acerca das finanças das PMEs.
“Sabemos que empreender no Brasil é um desafio e que vender com segurança, evitando o calote, e gestão financeira são as principais dores enfrentadas pelas pequenas e médias empresas. Por isso, queremos mostrar de um jeito leve e acessível como a tecnologia pode ser aliada do empreendedor. Ao transformar os medos em monstros, damos rosto a desafios reais e mostramos que, com as ferramentas certas, é possível superá-los com confiança, de maneira simples e fácil”, explica Giovana Giroto, CMO da Serasa Experian.
A campanha estreia no intervalo do Jornal Nacional, na TV Globo, e terá desdobramentos em um mix 360º que inclui mídia digital, OOH e conteúdo de performance, com sustentação até março de 2026.
Criada em parceria com a agência Oliver, a campanha tem a IA generativa com um papel importante na produção das peças e filmes. Usada para dar vida a ambientações e texturas dos cenários, integrou tecnologia e sensibilidade humana na construção dos personagens e do universo.
De acordo com pesquisa da própria Serasa Experian, 98% dos empreendedores afirmam que empreender é uma tarefa desafiadora, citando inadimplência, fluxo de caixa instável e falta de informação sobre clientes e fornecedores entre as principais dificuldades.
Com humor, tecnologia e propósito, a campanha reforça a missão da Serasa Experian de simplificar a jornada das PMEs e oferecer ferramentas acessíveis para que os negócios cresçam sem sustos.
“A campanha traz o potencial da criatividade e da IA juntos, sempre com o cuidado redobrado com a ética. Os dois personagens foram criados para mostrar, de forma lúdica e humana, alguns dos grandes problemas das PMEs e como a Serasa Experian tem a solução certa”, explica Luis Constantino, CEO e CCO da Oliver.
Ficha Técnica:
Agência: Oliver
Diretor de Negócios: Beto Rando
Diretor de Criação IA: André Lopes
Diretor de Criação: Rodrigo Esteves
Diretor de Martech: Roberto Rodrigues
###
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.
PME
Tempo de leitura 4m
23, out. 2025
Marca Empregadora
Tempo de leitura 4m
23, out. 2025
Marca Empregadora
Tempo de leitura 3m
22, out. 2025
Entre no nosso mailing
E-mail cadastrado com sucesso
Erro ao cadastrar
Porta-vozes
Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.
Indicadores econômicos
Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.