Aproveitar as grandes datas é estratégia para lucrar mais e aumentar a carteira de clientes; ainda dá tempo de se planejar e garantir o crescimento saudável do negócio

O segundo semestre deste ano está recheado de datas comemorativas e feriados que movimentarão as vendas e, para não deixar os empreendedores de fora, a Serasa Experian elencou 10 dias importantes para quem deseja lucrar até o fim do ano. Pequenos e médios negócios podem utilizar o calendário para se planejar e garantir o incremento da receita, por meio de lançamento de campanhas, parcerias com outros empreendedores e investimento em outras iniciativas para ampliar a carteira de clientes.

O primeiro passo, segundo o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas, Cleber Genero, é ter ferramentas que ajudem a analisar e mapear o empreendimento, o que dará o melhor direcionamento para a estratégia. “O empreendedor brasileiro sabe como atingir seu público das maneiras mais criativas possíveis, mas ainda precisa se planejar melhor para não perder o tempo certo das datas. Por isso, a Serasa Experian ajuda neste momento tão importante para o crescimento saudável do negócio com canais de conteúdo, monitoramento e prospecção de novos clientes, voltados especificamente para donos de empresas de menor porte”, afirma.

Veja abaixo mais orientações aos empreendedores:

• Planejamento é essencial: ter em mente os períodos de maior movimento, datas especiais e momentos de baixa nos ganhos ditarão os próximos passos. Por isso, ter um plano de negócios bem estruturado e com prazos adequados para compra de insumos, produção e elaboração das campanhas é primordial para alavancar as vendas.
  • Defina seu público-alvo: conhecer quem o produto ou serviço quer atingir será o diferencial frente aos concorrentes no momento de planejamento, portanto, avaliar o comportamento das vendas e ter em mente os motivos que levam os consumidores a comprar, como frequência, oferta dos concorrentes e até o clima na sua região são importantes. Essas informações, combinadas ao objetivo do negócio, poderão trazer resultados expressivos em pouco tempo.
  • Decida o que será ofertado: escolher quais são os produtos e serviços disponíveis para a data e a modalidade de “promoção” a ser seguida, como ofertas ou benefícios serão oferecidos aos clientes (descontos e brindes), será importante no terceiro passo. A elaboração do plano também deve considerar a visão de outras áreas da empresa, como vendas e marketing. Os dados coletados permitem que sejam estabelecidos prazos para aquisição de insumos, produção e anúncios antes da aproximação da data escolhida.
  • Faça parcerias com outros empreendedores: o Brasil é um dos países que mais fomenta o empreendedorismo no mundo e a abertura de empresas cresce constantemente no país, com maio registrando o segundo maior aumento do ano no surgimento de negócios, de 17,8%. Portanto, ter outro empreendedor como parceiro para alavancar as vendas em momentos específicos do ano pode trazer impactos positivos.
  • Invista no marketing digital: as redes sociais são um dos principais canais de venda para os empreendedores, então abuse das divulgações nestes meios, envie e-mails marketing para sua base e desenvolva ações com influenciadores que tenham apelo com seu público-alvo e possam divulgar o empreendimento. Além de aumentar o alcance, a estratégia pode transformar seus novos seguidores em clientes.
  • Esteja preparado para o pré e pós-campanha: essa conquista nas redes sociais exige que o empreendedor também considere no planejamento outras ações de relacionamento antes e, principalmente, depois da campanha, além de uma maior atenção ao pós-venda, com atendimento eficaz aos clientes.
  • Valorize a exposição dos itens na vitrine: lojas físicas podem criar vitrines temáticas de acordo com as datas para atrair clientes que estejam passando pelo local. Para isso, conhecer o perfil dos clientes é importante ao separar os produtos que serão expostos, estabelecer o tema e paleta de cores e selecionar elementos decorativos que valorizarão ainda mais o que está sendo apresentado.
  • Tenha o calendário como aliado: considere datas menos óbvias do calendário para elaborar as ações, além de se planejar com antecedência para aquelas mais relevantes, como Natal e Dia das Mães. Isso fará com que sua marca esteja sempre na mente dos consumidores e cria constância nas promoções e ações.
  • Atualize o manual de vendas: preparar a equipe e a loja para as campanhas fazem parte do planejamento, por atualize sempre o manual de vendas para evitar atritos ou informações conflitantes para os clientes. Isso traz mais tranquilidade para a equipe, que saberá o que fazer para atender o desejo dos consumidores e manter o objetivo de ganhos do negócio.
  • Prepare-se para crescer: ao fazer uma campanha, considere um aumento das vendas e entenda se será possível atender a essa demanda. Avalie criteriosamente a estrutura do negócio e se é possível manter a qualidade e prazos de entrega com o novo volume.

Utilizando o poder dos dados para trazer mais precisão e segurança na tomada de decisão dos negócios, a Serasa Experian possui uma área voltada exclusivamente para atender as necessidades das pequenas e médias empresas brasileiras. São soluções adequadas para quem precisa crescer a carteira de clientes, proteger o negócio, monitorar clientes e fornecedores e recuperar dívidas. Além disso, a área conta com uma série de conteúdos gratuitos para quem precisa de ajuda para começar o negócio, incrementar as vendas, conquistar mais clientes. A Serasa Experian tem uma parceria com o Sebrae para a construção destes materiais, que são disponibilizados no blog e também na série Bora Empreender no YouTube.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br.

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a concederam crédito de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.600 pessoas em 43 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.