PME

10 de set. 2025

Semana do Cliente: 24% das PMEs estão planejando ações especiais para a data, revela pesquisa da Serasa Experian

·      Entre as ações previstas, estão lançamentos de produtos, descontos e combos promocionais

·      Datatech traz dicas para se preparar para o período 

O Dia do Cliente comemorado em 15 de setembro, vem ganhando força e, com isso, ampliado para a semana inteira de comemorações. A data, além de valorizar a relação entre empresas e consumidores, é uma oportunidade para ações comerciais que têm também o intuito de movimentar um mês com poucas datas comemorativas. De acordo com uma pesquisa inédita realizada pela Serasa Experian, 24% das pequenas e médias empresas estão planejando algum tipo de lançamento, desconto ou combo promocional para impulsionar vendas. Já os outros 76% afirmaram que não pretendem realizar nenhuma ação ou ainda não decidiram sobre a participação no período.

“O calendário de datas comemorativas é uma oportunidade estratégica para empresas, em especial as PMEs, ampliarem o relacionamento com seus clientes e impulsionarem suas vendas. A Semana do Cliente vem se tornando uma dessas datas e a pesquisa comprova isso. Para que essas ações tragam resultados consistentes, a preparação antecipada aliada ao entendimento do comportamento do consumidor e do seu cliente são fundamentais. Por isso, preparamos na Serasa Experian diversos conteúdos que apoiam os empreendedores nessa jornada, como um guia completo com dicas para a data”, afirma o vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.

Dados por setores, regiões, faixas de Score PJ e tempo de fundação das empresas

A pesquisa mostra ainda como está o planejamento PMEs em relação às ações em alguns recortes.

Olhando para os setores das empresas que planejam algum tipo de lançamento, promoção ou combo, 58,25% são do segmento de serviços, 10,68% são do mercado de transportes e 6,80% de construção.

Em termos de região, das pequenas e médias empresas que irão participar ativamente da Semana do Cliente, 58,25% são do Sudeste, 15,53% são do Sul e 10,68% do Centro-Oeste.

Já em se tratando de Score PJ, 38% dos respondentes que planejam algo para a data têm uma pontuação considerada baixa, entre 0 e 300. 26% estão na faixa entre 301 e 500, pontuação considerada regular. Já 19% têm um Score PJ considerado bom, entre 501 e 700. Por fim, 17% estão com uma pontuação acima de 701, uma pontuação excelente.

Por fim, olhando para o tempo da empresa: 32,04% dos respondentes da opção “sim” têm entre 6 e 10 anos, 21,36% entre 3 e 5 anos e 16,5% entre 11 e 20 anos.

Dicas para se planejar

1.    Planejamento para a data é fundamental, principalmente quando falamos das PMEs. O primeiro passo é o estoque. A preparação do estoque é um dos passos principais para as empresas que atuam em datas de grande movimentação de produtos. - É essencial mapear os produtos de maior saída e aqueles parados, para garantir que o estoque esteja alinhado ao que o cliente realmente deseja comprar.

2.    Equipe. Garanta que seus colaboradores estejam preparados, motivados e alinhados com os objetivos da data. Além disso, certifique-se de que tenha o número de funcionários adequado para os horários de maior movimento e que eles tenham na ponta da língua os detalhes sobre os produtos e descontos.

3.    Precificação. Desconto por si só não garante venda e é importante verificar sua margem de lucro. Ser estratégico nesse momento e entender o que vale a pena baixar o preço e o que não faz sentido, pode fazer a diferença no sucesso da sua ação.

4.    Experiência. Em um mercado cada vez mais dinâmico, ainda mais em datas de grande apelo, ter uma experiência satisfatória é primordial. Ter um atendimento rápido, claro e eficiente e um suporte disponível seja no Whatsapp, redes sociais ou e-mail fideliza o cliente e garante, muitas vezes, a venda.

5.    Divulgação. Por fim, os clientes precisam saber que você está participando da  Semana do Clientee quais as condições está oferecendo. Por isso, faça campanhas de marketing, e-mails e nas redes sociais.

6.    Mensure os resultados. Com o fim da data, é preciso verificar se ela realmente foi vantajosa para sua empresa. E o primeiro passo é olhar para o faturamento. Se essa quantia aumentou, já é um bom sinal,mas é necessário atentar-se à margem de lucro. É ela que define, realmente, se você vendeu bem durante a data. Entender se você teve novos clientes e clientes que voltaram é importante também seja para metrificar essa ação, seja para se planejar para as próximas datas comemorativas. O mesmo se aplica para redes sociais e site. Comentários, visitas e engajamentos são bons termômetros e métricas de acompanhamento sobre seu desempenho. Por fim, entender como ficou seu estoque, o que vendeu bem e o que poderia ter performado melhor. Isso ajuda a entender o que os clientes buscam e serve de base para o planejamento futuro.

Metodologia

A pesquisa entrevistou 494 PMEs da base de clientes da Serasa Experian durante o mês de agosto de 2025 com respondentes de todo o Brasil. 

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Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.  

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

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