Entenda como o Score PJ funciona, como consultar a pontuação da sua empresa e o que fazer para melhorá-la

Uma boa pontuação no Score do CPF e do CNPJ indicam menores as chances de inadimplência e maior possibilidade de conseguir um empréstimo ou financiamento, por exemplo. Dados da Serasa Experian mostram que, enquanto 70% dos consumidores têm score pessoa física (PF) acima de 500, as empresas (Score PJ) estão numa situação inversa: 79,7% das companhias têm a pontuação abaixo de 500. Veja a representação dos percentuais no gráfico a seguir:

Fonte: Serasa Experian

Muitos donos de negócios, interessados em melhorar essa situação, podem se perguntar: Como o Score PJ funciona? Como consultar essa pontuação para empresas? Dá para ter uma nota maior? Como cuidar melhor da saúde financeira do negócio? Para ajudar os empreendedores a entenderem melhor a pontuação, a Serasa Experian lançou a funcionalidade ‘Ponto a Ponto’, dentro da interface de consulta com acesso gratuito e intuitivo.

A ferramenta conta agora com a explicação de cada faixa de classificação, os motivos que podem acarretar na queda ou no aumento da pontuação e as orientações sobre possíveis medidas para manter ou melhorar a situação. Entre os parâmetros utilizados para avaliação estão dados cadastrais, inclusão da empresa o cadastro positivo, dívidas e débitos em aberto, a relação com o mercado e o poder de compra.

“Os empreendedores podem usar a ferramenta da Serasa Experian para cuidar melhor da saúde de seus negócios. Uma boa pontuação das empresas é essencial para que credores reconheçam bons pagadores”, declara o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.

O que é o Score PJ?

O Score PJ é uma ferramenta gratuita da Serasa Experian, baseada em critérios financeiros e comportamentais com o objetivo de indicar o nível de confiança de uma empresa em relação ao pagamento de seus débitos em dia. A pontuação é um dos elementos utilizados para analisar se há ou não riscos de se fazer negócio com uma companhia. As contas que deixaram de ser pagas, a frequência com que isso aconteceu, o comportamento e histórico financeiro, o relacionamento com o mercado, e a situação financeira do sócio, compõem o perfil financeiro e a capacidade de pagamento, gerando o score de crédito.

Na prática, a pontuação vai de 0 a 1000, o que possibilita entender melhor o perfil financeiro do empreendedor quando o assunto envolve o pagamento em dia das contas.

Como consultar o Score PJ?

As empresas podem consultar e monitorar seu CNPJ de forma gratuita pelo site da Serasa Experian https://empresas.serasaexperian.com.br/serasa-score. O acesso é rápido e fácil. Para acessar, é necessário realizar um breve cadastro que inclui informações da empresa e de um dos sócios. Após o login, a pontuação do Score PJ logo aparecerá.

Como entender a pontuação do Score PJ?

Ao clicar no score, o usuário recebe uma explicação em quatro faixas:

• 0 a 100: são empresas que podem estar em uma situação financeira bastante complicada, com dívidas constantes e que representam um alto risco de inadimplência;
  • 101 a 300: essa é uma pontuação mais moderada, isso quer dizer que o risco de inadimplência é menor, mas ainda é possível. Geralmente, o acesso a crédito é menos restrito do que o anterior;
  • 301 a 700: essa é uma posição média, a empresa pode ainda ter alguns problemas financeiros, mas consegue se manter e tem maiores condições futuras de limpar o seu nome. Nesse sentido, tem ofertas de créditos melhores;
  • 700 e 1000: a partir daqui, são as empresas com uma boa reputação no mercado, que conseguem manter suas contas no azul. O risco de inadimplência é baixo.

Dados de uma pesquisa da Serasa Experian indicam que 7 em cada 10 donos de negócios utilizam ou já utilizaram o Score PJ para embasar a tomada de decisões, principalmente sobre a concessão de crédito ou venda a prazo para outras empresas. “A preocupação com o Score PJ deve ser a mesma com o Score PF. Uma melhor pontuação no Score PJ irá auxiliá-las na hora de obter crédito e direcioná-las para ações que melhorem a saúde do seu negócio”, explica o vice-presidente de PME da Serasa Experian, Cleber Genero.

Como manter ou aumentar a pontuação de seu Score PJ?

Mantenha as contas em dia: mesmo com um dia de atraso, uma conta pode impactar o Score. Por isso,pagar as contas em dia é muito importante para manter o CNPJ longe da inadimplência e da negativação. É importante manter atenção à gestão dos custos e monitorar o CNPJ para evitar surpresas;

Negocie as dívidas: dívidas das empresas podem ser renegociadas em caso de impossibilidade de pagamento com os credores e parceiros. Um bom incentivo é saber que assim que a empresa negocia a sua dívida e as primeiras parcelas são pagas, mais chances do Score começar a se regularizar e subir;

Tenha credibilidade no mercado: além das dívidas, outra maneira que pode ajudar a manter uma boa pontuação do Score e até aumentá-lo é tomar cuidado em como a empresa se relaciona com o mercado. Evite pedir crédito em curtos períodos, por exemplo. Mesmo que o objetivo dos empréstimos seja aperfeiçoar o empreendimento, isso pode ser entendido como dificuldade para gerar lucros e a existência de desafios financeiros. Esse comportamento pode levar ao impacto no score de crédito e a redução de credibilidade no mercado.

Atualize os dados da empresa: é importante as informações da empresa estarem sempre atualizadas com os órgãos reguladores, instituições financeiras e até mesmo com a Serasa Experian. O Cadastro Positivo é um bom exemplo em que os empreendedores podem cadastrar seus CPFs e honrarem com os pagamentos em dia das dívidas para manter uma imagem positiva.

Saúde do Seu Negócio, uma análise mais profunda do CNPJ

Para ter uma análise mais completa sobre a situação da empresa, é possível contar com a ferramenta “Saúde do Seu Negócio”, um pacote completo da Serasa Experian que oferece: monitoramento de CPF de sócios, além do próprio CNPJ da empresa; alertas de pré-negativação e consultas; assistência contra fraude e monitoramento de fornecedores. Saiba mais clicando aqui.

Conteúdo que educa

A fim de oferecer uma ferramenta completa de educação financeira, a Serasa Experian dispõe de conteúdos gratuitos que auxiliam as pessoas na jornada do empreendedorismo. Uma dessas ferramentas é o blog, disponível em empresas.serasaexperian.com.br/blog/ e a série de vídeos do Bora Empreender no YouTube, clique aqui para acessar.

“Entendemos que a educação financeira é a ferramenta principal para ampliar a sobrevivência dos negócios e combater a inadimplência”, declara Genero.

Metodologia

A partir de uma base de mais de 11 mil empresas que consultaram a própria pontuação nos últimos meses, os analistas de dados da Serasa Experian avaliaram as causas que possuem maior probabilidade e peso no momento de avaliação das variáveis financeiras e determinação do cálculo do Serasa Score para desenvolver o “Ponto a Ponto”.

Mais do que explicar o Serasa Score PJ, o “Ponto a Ponto” tem o objetivo de criar uma camada adicional de informação e educar os pequenos e médios(?) negócios destacando bons hábitos para a saúde do negócio.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br.

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a concederam crédito de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.600 pessoas em 43 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.