Pequenos e médios empreendedores devem se atentar às previsões do mercado; assista mais dicas na playlist Bora Empreender no canal de YouTube da companhia

Um novo ano se aproxima e, especialmente para os pequenos e médios empreendedores (PMEs), o período precisa ser de planejamento, tanto econômico como financeiro. Dentre os diversos fatores que necessitam de avaliação, a margem de lucro deve receber destaque, isso porque essa ferramenta é capaz de estimar a lucratividade mensal da empresa e, sendo assim, garantir sua viabilidade a longo prazo. Além disso, é por meio dessa análise que o empreendedor pode aumentar seus ganhos, controlar despesas, investir em novas ideias e até expandir seu negócio como um todo.

Sabemos que, a fim de obter lucro e otimizar sua receita, o empreendedor precisa primeiro adequar a precificação de seus produtos. Veja abaixo duas avaliações principais para isso:

  • Análise de mercado – Isto é, entender como os concorrentes estão agindo. Aqui você precisa responder algumas perguntas como: quais os preços que eles estão praticando? Quem é o público-alvo? Qual o volume mensal de vendas?
  • Demanda e oferta do setor – Aqui é necessário entender, frente ao mercado, como está a competitividade do produto ofertado. Há grande procura para o consumo? Existem muitas empresas ofertando? É possível criar um diferencial competitivo? Essas questões impactam a decisão para o preço final.

Fique de olho: a economia do país também vai impactar o seu negócio

Ficar por dentro das variáveis econômicas brasileiras também é importante, já que elas são fatores que impactam diretamente os produtos e serviços comercializados, como nos preços dos insumos para produção, no recolhimento dos impostos e até memos no apetite de compra dos consumidores, além das decisões das empresas quanto à evolução dos seus investimentos produtivos.

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, pensando em algumas dessas variáveis, “para 2024, acreditamos que o Banco Central continuará reduzindo a taxa de juros, pois a inflação já está praticamente alcançando suas metas. Com a redução da Selic as renegociações de dívidas ficarão mais viáveis, o que tende a impulsionar o mercado de crédito e, sendo assim, o consumo, fazendo a roda da economia girar”.

Outros fatores, como a taxa de câmbio, o PIB e as decisões políticas, também devem ser observados constantemente pelos empreendedores para a tomada de decisão.

Como calcular a margem de lucro da sua empresa?

Primeiro, a diferença entre a margem de lucro bruta e a líquida precisa ser levada em consideração. Quando falamos da versão bruta, o cálculo leva em consideração apenas os gatos que envolvem a produção do item, além da receita. No entanto, na visão líquida, é preciso inserir na conta despesas administrativas, como o IPTU ou o aluguel, salário dos funcionários, entre outros. Dessa forma, o indicado é que se conheça os dois cenários para entender, de fato, qual a melhor precificação para o seu produto, o custo em manter seu negócio ativo e os ganhos reais que ele proporcionará ao longo do tempo.

Com as informações certas, os cálculos apesar de diferentes, são muito simples. Confira:

  • Cálculo da margem de lucro bruta – Calcule o lucro bruto de sua empresa, divida ele pela receita atual e multiplique o resultado por 100.
  • Cálculo da margem de lucro líquida – Calcule o lucro líquido de sua empresa, divida ele pela receita atual e multiplique o resultado por 100.

Soluções da Serasa Experian para CNPJs

É muito importante, para a saúde do negócio, ter insumos que auxiliem nas tomadas de decisão e na conquista de melhores resultados. Por isso, a Serasa Experian desenvolveu um enxoval de soluções para que os empreendedores tenham sempre a melhor ferramenta ao alcance. Existe a possibilidade de consultar o CNPJ próprio e de fornecedores, contar com uma inteligência para recuperação de dívidas que negocia de forma saudável com os clientes devedores, emissão de certificado digital para realizar processos menos burocráticos e mais seguros e muitas outras possibilidades. Acesse e fique por dentro.


Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.