09 de out. 2025
No Dia das Crianças, Serasa Experian traz dicas para PMEs ampliarem as vendas
O Dia das Crianças segue sendo uma das principais datas para o varejo brasileiro, ao lado de eventos como o Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados, o Natal e a Black Friday. Para os empreendedores, é a oportunidade para ampliarem suas vendas e faturamento. Pensando nisso, a Serasa Experian, primeira e maior datatech do país, preparou umas algumas dicas para as pequenas e médias empresas pensando nessa data.
“O Dia das Crianças segue como uma data estratégica para os pequenos e médios negócios. É nesse momento que o empreendedor pode colocar em prática ações de planejamento, gestão de estoque e marketing digital que fortalecem o relacionamento com os clientes e impulsionam as vendas — não só agora, mas ao longo de todo o ano. E mesmo quem não se planejou com antecedência pode aproveitar a data com estratégias simples, mas efetivas — como uma boa comunicação digital, atendimento ágil e promoções criativas”, explica Cleber Genero, vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian.
Dicas para aproveitar melhor a data
1. Organize o estoque
Analise os produtos mais vendidos e evite rupturas ou sobras. Aposte em lançamentos e combos promocionais para atrair o consumidor.
2. Treine a equipe
Um time bem-preparado garante atendimento ágil e assertivo, especialmente nos horários de pico.
3. Precifique com estratégia
Ofereça descontos sem comprometer a margem de lucro. Avalie quais produtos podem ter redução de preço e quais devem manter valor.
4. Invista na experiência do cliente
Atendimento rápido e suporte eficiente — seja no WhatsApp, redes sociais ou e-mail — fazem diferença na fidelização.
5. Divulgue de forma inteligente
Use campanhas de e-mail marketing, redes sociais e anúncios locais. Destaque promoções e condições exclusivas. Aqui cabem também campanhas segmentadas e remarketing para quem visitou o site ou abandonou o carrinho, uso do WhatsApp para atendimento personalizado e envio de promoções e programas de fidelidade e cupons digitais para recompensar clientes recorrentes, por exemplo. Para te ajudar nessa etapa, inclusive, a Serasa Experian preparou um ebook com dicas de como vender mais usando as mídias sociais.
6. Integre o físico e o digital
Atualize informações de horário, estoque e endereço online. Ofereça a opção de “compre online e retire na loja” — isso reduz custos e aumenta o fluxo no ponto físico. Além disso, crie conteúdo temático que impulsionam tanto a loja física quanto à digital.
7. Cuidado com as fraudes
É importante que os empreendedores reforcem a segurança em seus ecommerces.Para garantir uma navegação segura e proteger informações sensíveis, é fundamental que as empresas adotem medidas de cibersegurança consistentes. Isso inclui disponibilizar um site com certificado SSL, utilizar um sistema antifraude robusto, proteger os dados dos clientes por meio de criptografia, implementar autenticação em dois fatores e exigir senhas fortes. Além disso, manter todos os sistemas e softwares atualizados é essencial para reduzir vulnerabilidades e prevenir ataques virtuais.
Além disso, com o suporte adequado, o lojista pode usar os dados gerados pela análise antifraude para refinar suas estratégias de marketing, logística e atendimento. Apenas no último ano, dados da Clearsale, empresa da Serasa Experian, mostram que, por meio de suas soluções, mais de R$ 61,80 milhões em perdas financeiras com fraudes foram evitados nas compras realizadas no e-commerce.
Um antifraude para vendas online como da Clearsale analisa pedidos realizados no varejo virtual por meio de modelos estatísticos e machine learning, e utiliza uma base histórica e robusta de transações para identificar padrões anômalos e comportamentos de risco com alto grau de precisão. Isso permite uma tomada de decisão mais segura, que prioriza a experiência do consumidor e o desempenho do lojista.
8. Acompanhe os resultados
Mensure o desempenho da campanha: faturamento, margem de lucro, novos clientes, engajamento nas redes e giro de estoque. Esses dados ajudam a planejar futuras ações.
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Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.
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