Projeto “Impulsiona”, desenvolvido pela Serasa Experian em parceria com o Sebrae, ajudará 125 empresas em cinco capitais brasileiras

Mortalidade precoce e inadimplência são dois dos principais problemas que Micro e Pequenas Empresas (MPEs) enfrentam atualmente no Brasil. Uma pesquisa do Sebrae com o IBGE mostrou que a taxa de sobrevivência no período de 5 anos é de 29% para Microempreendedores Individuais (MEI), 21% para Microempresas (ME) e 17% para Empresas de Pequeno Porte (EPP). Outro levantamento da Serasa Experian indica que a inadimplência alcançou 6,42 milhões de negócios em janeiro de 2023. Pensando em apoiar o crescimento sustentável da categoria, a Serasa Experian e o Sebrae lançaram o programa “Impulsiona”, que oferece consultoria de 12 meses para 25 empresas em 5 capitais do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco, totalizando 125 MPEs.

Em Pernambuco, o projeto já está em fase de diagnóstico, em que as empresas participantes recebem uma avaliação sobre áreas como liderança, clientes, financeiro, entre outros. O objetivo é poder comparar com seu desempenho ao final do programa, previsto para dezembro de 2023.

Ter passado por algum desafio nos últimos anos é algo em comum entre todas as empresas participantes, uma vez que o programa visa promover a recuperação das atividades no potencial máximo de desenvolvimento. Com investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão, são oferecidas mais de 1800 horas entre consultorias, treinamentos, eventos de formação de networking e mentorias com profissionais sêniores da Serasa Experian.

“Estamos com expectativa de conseguir ajudar as empresas da região a se reorganizarem financeiramente e melhorarem seus negócios. Queremos vê-las prosperando”, declara a analista do Sebrae em Pernambuco, Gilvaneide Correia Silva.

“Quem empreende no Brasil é um vencedor nato. É uma satisfação muito grande saber que podemos realizar nossos sonhos e ajudar outras pessoas a realizarem os sonhos delas. Portanto, para quem empreende, não desistam. Cada dificuldade é uma forma de aprender. O brasileiro é muito resiliente e criativo. Por isso, é muito pertinente essa preocupação e iniciativa da Serasa Experian e do Sebrae em ter esse olhar carinhoso pelos micros e pequenos empreendedores. Isso faz com que a gente acredite no processo e que teremos alguém para ajudar. Faz, também, com que nos sentimos seguros, abraçados e não precisemos nos preocupar de estarmos sozinhos nas dificuldades. Estou otimista com o projeto, pois muitas coisas eu já faço dentro da empresa e sei também que vou aprender coisas que vai ajudar a melhorar processos”, declara a diretora da AVM Distribuidora de Lubrificantes Automotivos, Adriana Vasconcelos Viana Markan.

“O avanço da pandemia incentivou a criação de novas empresas negócios no país, mas também impactou negativamente a atuação do segmento. O compromisso da Serasa Experian junto do Sebrae é promover o crescimento sustentável das MPEs, facilitar o acesso a ferramentas digitais e a conteúdos que possam enriquecer cada vez mais a atuação das empresas, para que elas possam sempre conquistar novos clientes, aumentar as vendas, ter um fluxo de caixa saudável para investir no negócio e continuar crescendo”, afirma o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas, Cleber Genero.

Perfil das empresas em Pernambuco

Das companhias de Pernambuco, 58% são microempresas e 42% empresas de pequeno porte. Cerca de 37% têm até 5 anos de existência, 63% atuam no setor de Serviços e 37% no Comércio.

A parceria da Serasa Experian e o Sebrae já ajudou mais de 2,4 milhões de empreendimentos brasileiros por meio do Aprenda, projeto que teve duração de dois anos. Foram mais de 1,2 milhão de acessos aos mais de 150 conteúdos oferecidos para ajudar os empreendedores na gestão de seus negócios. Com isso, superamos as expectativas alcançando mais de 35 mil horas de capacitação.

Para continuar impulsionando os negócios no país, a Serasa Experian mantém o seu blog com materiais ricos e gratuitos, além da playlist Bora Empreender no YouTube.

Para cobertura de imprensa, fale com serasaexperian@edelman.com.

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br.

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 21.700 pessoas em 30 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.