Projeto “Impulsiona”, desenvolvido pela Serasa Experian em parceria com o Sebrae, ajudará 125 empresas em cinco capitais brasileiras

Pensando em apoiar o crescimento sustentável das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), a Serasa Experian e o Sebrae lançaram o programa “Impulsiona”, que oferece consultoria de 12 meses para 25 empresas em 5 capitais do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco, totalizando 125 MPEs. O objetivo é mudar a realidade de mortalidade precoce e inadimplência, dois dos principais problemas que a categoria enfrenta atualmente no Brasil. Uma pesquisa do Sebrae com o IBGE mostrou que a taxa de sobrevivência no período de 5 anos é de 29% para Microempreendedores Individuais (MEI), 21% para Microempresas (ME) e 17% para Empresas de Pequeno Porte (EPP). Outro levantamento da Serasa Experian indica que a inadimplência alcançou 6,42 milhões de negócios em janeiro de 2023.

No Estado de São Paulo, o projeto está em processo de execução dos planos de ação com as 25 empresas participantes. As ações já começaram e as próximas etapas envolvem consultorias de gestão de pessoas e o módulo de finanças.

Ter passado por algum desafio nos últimos anos é algo em comum entre todas as empresas participantes, uma vez que o programa visa promover a recuperação das atividades no potencial máximo de desenvolvimento. Com investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão da Serasa Experian, são oferecidas mais de cem horas entre consultorias, treinamentos, eventos de formação de networking e mentorias com profissionais sêniores da mesma empresa.

Matheus Campiteli da Silva, da empresa Maxsign Certificadora Digital, comenta que está sendo um prazer participar do projeto junto com o Sebrae e a Serasa Experian. "Os temas que serão abordados vão ao encontro das dores que sentimos dentro da empresa. A gente tenta resolver tudo, mas é muito difícil ter o domínio de todas as áreas. O diagnóstico feito foi bastante assertivo, inclusive já discutimos algumas possibilidades. O relatório de ações ficou bem a contento daquilo que eu imaginava. Minha expectativa é extremamente positiva. Tenho certeza que no fim de 2023, não só eu, mas todos os empresários estarão bastante satisfeitos com o resultado do projeto".

Visão compartilhada pelo empresário Albertoni Bloisi, da Pet Salut, empresa do segmento de alimentação saudável animal. Para ele, o programa Impulsiona está muito bem estruturado, abordando diversos temas vitais para o crescimento das empresas. "Minha expectativa é por grandes encontros, muito aprendizado e muita qualificação. Vamos sair, com certeza, em outro patamar de visão e organização dos negócios".

"Os pequenos negócios foram muito afetados pela pandemia, principalmente no que diz respeito à saúde financeira e seguem ainda com dificuldades. Outras áreas também foram consequentemente afetadas. O projeto Impulsiona, em parceria com a Serasa, foi pensado justamente para alcançar as dores dessas empresas, praticamente pegando nas mãos desses empreendedores e empreendedoras para, juntos, encontrarmos soluções para que voltem a se estabilizar e sigam competitivas no mercado", comenta a gestora do projeto em São Paulo, Aline Rios.

“O avanço da pandemia incentivou a criação de novas empresas negócios no país, mas também impactou negativamente a atuação do segmento. O compromisso da Serasa Experian junto do Sebrae é promover o crescimento sustentável das MPEs, facilitar o acesso a ferramentas digitais e a conteúdos que possam enriquecer cada vez mais a atuação das empresas, para que elas possam sempre conquistar novos clientes, aumentar as vendas, ter um fluxo de caixa saudável para investir no negócio e continuar crescendo”, afirma o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.

Perfil das empresas em São Paulo

Das companhias do estado de São Paulo, 55% são microempresas, 38% empresas de pequeno porte e 7% Microempreendedores individuais (MEI). Cerca de 55% têm até 5 anos de existência e 52% atuam no setor de Serviços, 22% na Indústria e 21% no Comércio.

A parceria da Serasa Experian e o Sebrae já ajudou mais de 2,4 milhões de empreendimentos brasileiros por meio do Aprenda, projeto que teve duração de dois anos. Foram mais de 1,2 milhão de acessos aos mais de 150 conteúdos oferecidos para ajudar os empreendedores na gestão de seus negócios. Com isso, superamos as expectativas alcançando mais de 35 mil horas de capacitação.

Para continuar impulsionando os negócios no país, a Serasa Experian mantém o seu blog com materiais ricos e gratuitos, além da playlist Bora Empreender no YouTube.

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 21.700 pessoas em 30 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.