PME

11 de nov. 2025

Empreendedorismo Feminino: negócios liderados por mulheres apresentam 20% menos inadimplência, revela estudo inédito da Serasa Experian

·      Dados mostram ainda que 42% dos negócios com sócias majoritárias apresentam Score PJ em faixas intermediárias, entre 400 e 600  

·      Mulheres empreendedoras são, em média, 4 anos mais jovens que os homens e lideram empresas até 50% menores em porte e faturamento

·      Dados fazem parte da nova edição do boletim Panorama PME, produzido pela datatech 

Em comemoração ao Dia do Empreendedorismo Feminino, a Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, traz um estudo inédito sobre o perfil dos negócios liderados por mulheres em sua quinta edição do Boletim Panorama PME. O levantamento foi realizado a partir de uma base Brasil de 23 milhões de empresas ativas e apresenta também informações sobre o Score PJ, longevidade e o perfil dessas empresas.

Os dados mostram que 16% das empresas com sócias apresentam restrições ativas, ou seja, registros de inadimplências existentes; enquanto esse percentual atinge 20% entre as empresas lideradas pelos homens, uma diferença de 20% menos ocorrências.

Outro indicativo importante sobre o perfil de risco das empresas é o Score PJ, pontuação que varia de 0 a 1000 e indica a probabilidade de uma empresa honrar seus compromissos financeiros dentro de um período, funcionando como a reputação financeira das empresas. O Score PJ é também um dos fatores analisados para a concessão de crédito e uma pontuação acima de 500 aumenta as chances de as empresas terem acesso à crédito. O estudo traz que as mulheres apresentam uma distribuição do Score mais equilibrada, com 42% dos negócios femininos nas faixas intermediárias (400 a 600 pontos), contra 38% entre os masculinos.

Já nas faixas de risco mais alto (até 300 pontos), a proporção é ligeiramente menor nas empresas com sócias (32% vs 33%), e nas faixas mais altas (a partir de 700 pontos) os índices são 19% e 21%, respectivamente.

O padrão se repete quando olhamos para o Score PF das sócias dessas empresas. As mulheres têm menor concentração nas faixas de maior risco — 5% das sócias estão nas faixas mais baixas (até 300 pontos), ante 6% entre os homens, 43% nas faixas intermediárias (400 a 600 pontos) - proporção semelhante à dos homens (44%), enquanto 52% figuram nas faixas mais altas (a partir de 700 pontos) - frente a 50% dos sócios. 

“Uma boa nota no Score é reflexo de uma gestão financeira saudável e, por isso, cuidar e monitorar a sua pontuação e a da sua empresa é fundamental. Um bom histórico de pagamento e gestão de crédito consciente aumentam a credibilidade dos negócios e ampliam o acesso a condições melhores de financiamento e negociação com fornecedores. Entre as empreendedoras, vemos um cuidado crescente com essa gestão, o que é crucial para o desenvolvimento sustentável dos negócios”, explica Mariana Figueiredo, Diretora de Produtos e Tecnologia para PMEs da Serasa Experian.

Quando o tema é longevidade da empresa, homens e mulheres se igualam

Já o indicador de longevidade é um índice da datatech que, em uma pontuação de 1 a 10, mostra a probabilidade de uma empresa encerrar suas atividades nos próximos 12 meses, sendo que quanto maior o número, menor a probabilidade de o CNPJ encerrar suas operações. Os resultados mostram equilíbrio entre empresas com e sem presença feminina. A média do indicador é de 4,6 entre as empresas com sócias e 4,8 entre as lideradas por homens, o que representa níveis de estabilidade semelhantes, especialmente considerando que os negócios femininos são, em média, mais jovens e de menor porte. Nas faixas de menor risco (níveis 8 a 10), 6% das empresas com sócias estão nesse grupo, ante 8% das com sócios, enquanto nas faixas de maior risco (1 a 3) a proporção é idêntica (25%).

O perfil do empreendedorismo feminino

As empresas com sócias se caracterizam por serem, em média, mais jovens e de menor porte. Quase 9 em cada 10 negócios femininos (90%) faturam até R$ 300 mil por ano, enquanto entre as empresas lideradas por homens essa fatia é de 85%. Nas faixas acima de R$ 1 milhão, a presença feminina é metade da masculina (2,6% vs 4,3%).

Em termos de porte, 58% das empresas com sócias são microempresas (até 10 funcionários), ante 53% das empresas com sócios. Já as pequenas empresas (11 a 50 funcionários) representam 19% do universo feminino e 21% do masculino, enquanto a participação feminina cai progressivamente nos portes maiores — apenas 0,4% das empresas com sócias estão na categoria corporativa (acima de 500 funcionários), frente a 0,8% das comandadas por homens.

A concentração setorial também revela tendências do empreendedorismo feminino: o comércio responde por 48% das empresas com sócias, seguido pela indústria, com 23%. Em comparação, as empresas masculinas têm 45% no comércio e 20% na indústria, e predominam em serviços especializados e construção civil.

5ª Edição do Panorama PME

Esse estudo especial faz parte da quinta edição do boletim trimestral elaborado com base em dados proprietários da Serasa Experian e de mercado sobre perfil e impactos conjunturais sobre o segmento de micro, pequenas e médias empresas. O material se divide em categorias e traz, além do estudo: dados demográficos e segmentação, dados de atividade econômica (emprego, demanda, oferta e acesso ao crédito) e inadimplência e insolvência. Para ter acesso ao material completo, clique aqui.

Metodologia

O estudo foi realizado com 23 milhões de empresas ativas cujo sócio principal se refere a uma pessoa física e com a informação de gênero preenchida dentro do cadastro Serasa. Todo enriquecimento PJ se refere ao CNPJ da empresa e todo enriquecimento PF se refere ao CPF do principal sócio, várias soluções foram trazidas, entre elas idade, porte, faturamento, Score, longevidade, restritivos, número de funcionários e setor de atuação, sempre quebrados pelo gênero do sócio principal. 

###

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.  

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

Notícias mais recentes

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato