PME

05 de ago. 2025

Dia dos Pais: 36% das PMEs esperam aumento nas vendas durante a data, mostra pesquisa da Serasa Experian 

·      63% dos respondentes, por outro lado, esperam que as vendas permanecerão estáveis na quarta data sazonal de maior movimentação do varejo

·      Segundo datatech, saber em quais datas focar seus esforços é fundamental para os empreendedores

 

Dados mostram que a expectativa para o Dia dos Pais em 2025, em termos de movimentação financeira, é de cerca de R$7,84 bilhões, o que representa um crescimento de 3,2% em relação ao último ano, de acordo com a projeção realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). São números expressivos, que torna o Dia dos Pais a quarta data de maior movimentação do varejo, atrás apenas de Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.

Apesar disso, de acordo com pesquisa realizada pela Serasa Experian, primeira e maior datatech do país, 63% das pequenas e médias empresas não esperam um aumento em suas vendas durante esse período.

“O mercado de trabalho aquecido e as medidas de estímulo ajudaram a sustentar o consumo no último ano. No entanto, a taxa de juros bastante restritiva começa a impactar a atividade econômica. Já observamos uma desaceleração no ritmo de concessão de crédito, reflexo não só do custo elevado, mas também da inadimplência crescente — hoje, 47,8% da população adulta está inadimplente, com média de quatro dívidas por CPF. Como o crédito é um pilar importante para o consumo no Brasil, esse cenário mais apertado tende a refletir nas vendas do Dia dos Pais, especialmente para os pequenos e médios negócios”, explica Camila Abdelmalack, economista da Serasa Experian.

A expectativa por setores, regiões, faixas de Score PJ e tempo de fundação das empresas

A pesquisa traz ainda alguns recortes relacionados à expectativa das PMEs para as vendas no Dia dos Pais. Olhando para os setores, das empresas que esperam vender mais neste período (que representam 36% da amostra total de respondentes), 62,5% são do setor de Serviços, 10,2% do Atacado e 7,3% são da área de Transportes.

Em termos de região, das pequenas e médias empresas que têm expectativas positivas em relação às vendas no Dia dos Pais, 57,8% são do Sudeste, enquanto 14,6% são do Nordeste, empatando com o Sul, que apresenta o mesmo percentual.

Em se tratando de Score PJ, 37,5% têm score acima de 601, 36,7% estão na faixa de pontuação entre 301 e 600 e 25,8%, até 300.

Por fim, olhando para o tempo da empresa: 22,6% dos respondentes da opção “sim” têm entre 11 e 20 anos, 25% possuem entre 6 e 10 anos e 19,5% entre 3 e 5 anos.

 “Datas sazonais podem ser grandes aliadas para impulsionar pequenos e médios negócios. No entanto, é preciso planejamento. Visando apoiar as PMEs nesse processo, criamos um calendário de datas comemorativas, com o qual o empreendedor consegue visualizar os períodos mais importantes de acordo com seu tipo de negócio e entender em quais ações deve focar, visando o melhor custo-benefício. Somado a isso, entender o mercado e o momento econômico do país também contribui para um plano mais assertivo”, explica o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.

Metodologia

A pesquisa entrevistou 368 PMEs da base de clientes da Serasa Experian durante o mês de julho de 2025 com respondentes de todo o Brasil.

###

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.  

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

Notícias mais recentes

Mailing icon

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato