PME

18 de set. 2025

Conquistar clientes é o maior desafio para PMEs no início da jornada, segundo pesquisa da Serasa Experian

      Levantamento mostra que dificuldades como marketing, gestão de pessoas e entendimento do próprio setor se mantêm mesmo com a maturidade do negócio

·      Divulgar o negócio também está na lista das principais dores das pequenas e médias empresas

Para 3 em cada 10 pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras, o maior desafio ao iniciar um negócio é conquistar e reter clientes. É o que revela a nova pesquisa da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, sobre os principais obstáculos enfrentados por empreendedores ao longo de sua jornada.

A dificuldade em atrair público é seguida de perto por dois outros gargalos: divulgar o negócio (29%) e encontrar pessoas para trabalhar (27%). Nas empresas do setor de comércio, esses números sobem ainda mais: 35% relatam problemas em conquistar clientes e 38% apontam escassez de mão de obra qualificada já no início.

Outros entraves como entender as particularidades do próprio setor (21%) e lidar com leis e impostos (21%) também se destacam, especialmente nas áreas de comércio e indústria.

Desafios persistem mesmo com a maturidade da empresa

Mesmo após a fase inicial, as dores da gestão permanecem, na visão dos empreendedores. Com o passar do tempo, o foco das dificuldades muda de lugar, mas não desaparece: 33% das PMEs citam a contratação e a gestão de pessoas como maior desafio atual, especialmente no comércio (40%) e na indústria (37%).

A retenção de clientes (32%), a atualização constante (29%) e a divulgação eficiente do negócio (29%) também seguem sendo obstáculos importantes. Já a gestão financeira e a contabilidade, embora menos citadas, ainda preocupam 25% e 19% das empresas, respectivamente — com destaque novamente para o setor do comércio.

“Gerir uma empresa, mesmo pequena, é uma atividade complexa. É comum que o empreendedor domine a atividade-fim, mas tenha lacunas em áreas como gestão financeira ou estratégias de crescimento. São pontos que atravessam toda a jornada e, em muitos casos, se tornam gargalos permanentes. Por isso, temos investido em conteúdos e soluções que apoiem as PMEs com abordagens práticas e aplicáveis, como nosso webinar ‘Serasa Apresenta - Como vender mais utilizando marketing e as redes sociais’ Nele, trouxemos dicas para os empreendedores para ter uma presença digital estratégica, com uma construção de conteúdo relevante e vendável e um atendimento centrado no cliente, por exemplo.”, explica Cleber Genero, vice-presidente de PMEs da Serasa Experian.

Metodologia e amostra

A pesquisa envolveu uma amostra representativa de 313 PMEs, considerando a classificação estabelecida pelo SEBRAE. A pesquisa buscou abranger diversos setores, incluindo comércio, serviços e indústria, bem como empresas que atuam tanto no mercado B2B quanto no B2C. Foram incluídos cargos de coordenadores, gerentes, diretores, sócios e proprietários, desde que fossem maiores de 18 anos. A coleta foi realizada por meio de painel online e a margem de erro foi de 5,5% com um intervalo de confiança de 95%. Foram excluídas da amostra associações, federações, igrejas e outros órgãos religiosos. 

###

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.  

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

Notícias mais recentes

Mailing icon

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato