25 de nov. 2025
Black Friday: 8 em cada 10 PMEs planejam oferecer descontos na Black Friday, aponta Serasa Experian
• Empresas apostam em promoções e lançamentos para a Black Friday, data que mais movimenta o comércio online, segundo a datatech
• Dados do Insights Hub, ferramenta proprietária da Serasa Experian, mostram que 45,9% dos brasileiros têm perfil de comprador online – metade desse grupo tem capacidade de pagamento até mil reais
Black Friday se consolidou como uma das principais oportunidades de compra do calendário nacional, movimentando consumidores em busca de descontos e impulsionando diversos setores da economia. Nesse cenário, as pequenas e médias empresas (PMEs) enxergam uma chance estratégica de crescimento: segundo levantamento da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, 88% das PMEs pretendem oferecer descontos em produtos na data, sendo que dessas, 47% planejam, além dos descontos, realizar algum lançamento durante a Black Friday, enquanto 41%, apenas visam ofertas. Já outros 12% apostam apenas na novidade do portfólio para atrair consumidores.
A pesquisa mostra ainda como está o planejamento PMEs em relação às ações em alguns recortes.
Quando se observa especificamente as companhias que pretendem lançar novos produtos, o comércio lidera com 37,5%, seguido pelas atividades de serviços (27,5%) e pelo setor de armazenamento (10%). Já entre as que planejam oferecer descontos adicionais, o comércio também se destaca, concentrando 52,5% das intenções, enquanto 22,3% pertencem ao segmento de serviços e 5,7% à fabricação. Por fim, entre as PMEs que pretendem combinar as duas estratégias – descontos e lançamentos, o comércio novamente lidera, com 44,1%, seguido por atividades de serviços (18,1%) e construção (9,7%).
Em termos de região, entre as pequenas e médias empresas que planejam algum tipo de ação para a Black Friday, a maior concentração está no Sudeste, que reúne 57,4% das PMEs que pretendem lançar um novo produto, seguido pelas regiões Sul (17,0%), Nordeste (14,9%) e Centro-Oeste (10,6%). Entre aquelas que planejam oferecer descontos adicionais, o Sudeste também lidera, com 51,9%, seguido pelo Sul (17,5%), Nordeste (15,6%), Centro-Oeste (7,5%) e Norte (7,5%). Já entre as empresas que pretendem combinar ambas as estratégias — descontos e lançamentos —, o Sudeste se destaca novamente com 63,0%, seguido pelas regiões Sul (14,7%) e Nordeste (10,3%).
Já em se tratando de Score PJ, entre as pequenas e médias empresas que pretendem lançar um novo produto, 31,9% possuem pontuação entre 0 e 300, considerada baixa, enquanto 27,7% estão na faixa entre 501 e 700, indicada como boa. Outras 19,1% se encontram entre 301 e 500 pontos, representando pontuação regular, e 21,3% apresentam score acima de 701 pontos, o que indica excelente capacidade de crédito.
No grupo das PMEs que pretendem oferecer descontos adicionais, o cenário é equilibrado: 27,5% possuem score entre 501 e 700 (bom), 26,9% acima de 701 (excelente) e 22,5% estão na faixa de 0 a 300 pontos (baixa), enquanto 23,1% têm pontuação entre 301 e 500, considerada regular.
Já entre as empresas que pretendem realizar ambas as ações — descontos e lançamentos, a distribuição é ainda mais homogênea: 26,6% estão na faixa entre 301 e 500 pontos, 26,1% entre 501 e 700, 23,9% acima de 701 e 22,8% na faixa de 0 a 300.
O público potencial: mais de 80 milhões de brasileiros compram online
Para contextualizar o potencial de público que essas empresas podem alcançar, dados do Insights Hub, plataforma de inteligência de mercado da datatech, mostram que 86,4 milhões de brasileiros têm perfil de compradores online, o que representa 45,9% da base total analisada. Entre eles, 31,1% são considerados “caçadores de desconto”, perfil diretamente conectado às estratégias de Black Friday.
Ainda segundo o estudo, 64,1% dos consumidores online têm capacidade de pagamento de até R$ 1 mil, com maior presença nas classes C (41,4%) e B (31,1%), demonstrando que, embora o poder de compra seja moderado, há uma ampla base de consumidores em busca de boas ofertas, justamente o público que as PMEs buscam atingir durante o período de promoções. O gráfico abaixo detalha a distribuição desse perfil conforme a classe social:

“Entender quem é o seu público vai muito além de conhecer o perfil demográfico. É sobre compreender hábitos, preferências e capacidade real de consumo. Só assim as empresas conseguem direcionar campanhas e promoções de forma mais assertiva, oferecendo o produto certo, no canal certo, para as pessoas certas e, consequentemente, impulsionando suas vendas. Essa leitura de dados que o Insights Hub permite é o que transforma uma ação de oportunidade em uma estratégia de resultado”, afirma a CMO da datatech, Giovana Giroto.
Para apoiar as empresas nesse processo, a Serasa Experian preparou ainda um conteúdo especial com orientações e boas práticas para aproveitar a Black Friday e impulsionar as vendas, disponível no portal de empreendedorismo da datatech.
Metodologia da Pesquisa de PMEs
A pesquisa entrevistou 391 PMEs da base de clientes da Serasa Experian durante o mês de setembro e outubro de 2025 com respondentes de todo o Brasil.
Sobre a ferramenta Insights Hub
Desenvolvido pela área de Marketing Services da Serasa Experian, o Insights Hub é uma plataforma analítica que combina dados demográficos, comportamentais e financeiros de mais de 187 milhões de consumidores brasileiros para apoiar estudos de mercado e estratégias de segmentação e ativação com ética e segurança, permitindo que empresas planejem campanhas e se conectem às audiências mais propensas ao consumo de seus produtos ou serviços.
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Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.
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