24 de abr. 2025
53% dos empreendedores investem em cursos e capacitações para aprimorar seus negócios, mostra pesquisa da Serasa Experian
· Conversar com pessoas do ramo e realizar um planejamento financeiro também são ações que as pequenas e médias empresas realizam com esse intuito
· Parceiros de negócio e empresas que fornecem cursos e materiais de apoio são fontes de informação para as PMEs
· Cálculo de horas de trabalho e contratação, direitos do consumidor e detalhamento sobre MEIs são temas mais procurados pelos empreendedores no blog da Serasa Experian
Uma pesquisa inédita realizada pela Serasa Experian, a primeira e a maior Datatech do Brasil, revela que 53% das pequenas e médias empresas fazem cursos ou capacitações para aprimorar ou mudar suas empresas. Com um panorama sobre a gestão empresarial das PMEs, o estudo traz também um comparativo com atividades realizadas ao abrir o empreendimento e as fontes de informações desses empreendedores.
Além de capacitação, 40% dos respondentes conversam com pessoas do ramo para melhorar seu negócio, enquanto 37% fazem um planejamento financeiro e 37% buscam informações na internet, como vídeos, notícias e artigos, por exemplo.
Nas quebras por porte, os destaques do tema são que 63% dos empreendedores individuais (MEIs) optam por qualificação para melhorar ou modificar seus negócios. 35% das empresas de porte médio optam por fazer um plano de negócio, 8 pontos percentuais a mais que o quadro geral. Por fim, a busca por instituições de apoio aos empreendedores é destaque nas empresas de pequeno porte (33%). Essa opção é a escolha de 20% dos respondentes gerais da pesquisa, sem quebras.
O estudo traz também um comparativo entre o que empreendedores fizeram antes de abrir seus negócios e ao longo da jornada. Ao olharmos as atividades realizadas antes de abrir um negócio versus para aprimorá-lo, há um crescimento pequeno na realização de cursos: 49% antes e 53% para melhorar. A busca por informações na internet cresceu ao longo da jornada, sendo uma opção para 27% dos respondentes antes de abrir um negócio e uma atividade realizada por 37% das PMEs para aprimorá-lo. Planejamento financeiro também cresceu: 37% dos respondentes o fizeram para melhorar ou mudar o negócio enquanto 25% antes de abrir a empresa. Por fim, destaque para a contratação de consultoria, uma atividade mais usada para melhorar os negócios: 15% versus 9%, conforme infográfico abaixo.
Busca por informação
A pesquisa trouxe ainda como e onde as PMEs buscam informação. 47% delas buscam parceiros de negócios ou outros empreendedores. 39% recorrem a empresas que fornecem cursos, materiais ou ferramentas. Instituições voltadas a esse público são a escolha de 32% dos respondentes, enquanto artigos e notícias em sites de busca são a opção de 31%. Por fim, vídeos no Youtube são a escolha de 25% das PMEs.
Na abertura por porte, é perceptível que empreendedores individuais (MEIs) recorrem mais a métodos informais e empresas maiores procuram canais mais formais. Em números, 37% dos empreendedores individuais recorrem a vídeos (vs. 25% no recorte geral) e 34% a artigos e notícias (contra 31% no geral). 40% dos empreendedores de porte médio buscam instituições voltadas ao empreendedorismo (vs 32% sem recortes).
Quando olhamos para a opção de empresas que oferecem materiais de apoio ou ferramentas, 47% das empresas de pequeno porte e 45% das empresas de médio porte se informam dessa maneira (contra 39% no recorte geral). Por fim, a busca de informação por meio de parceiros ou pessoas que tem negócios é destaque em microempresas e empresas de pequeno porte, com 50% e 56% das respostas, respectivamente. (vs 47% no quadro geral).
O blog voltado para PMEs da Serasa Experian apresenta conteúdos para apoiar os empreendedores. Durante o último ano, os conteúdos mais procurados envolvem temas como cálculo de hora de trabalho e contratação, direito do consumidor, detalhamento acerca sobre MEIs, entre outros.
“Desde a abertura até a gestão, ter um negócio é uma atividade complexa e, muitas vezes, demanda mudanças de rota e ajustes ao longo do caminho. Um bom planejamento é fundamental para adaptar-se a esse cenário. E para isso, o empreendedor pode contar com ferramentas que auxiliem esse processo, conteúdo de qualidade – como mostrou a pesquisa – ou comunidades voltadas para o empreendedorismo. A Serasa Experian tem como objetivo apoiar as PMEs nessa jornada, visando facilitar seu dia a dia. Temos soluções que apoiam neste mapeamento de cenário e dados, como, por exemplo, o Score Ponto a Ponto - onde o empreendedor não só conhece o Score da sua empresa como descobre o motivo da pontuação e como melhorá-la. Somado a isso, disponibilizamos conteúdos e dicas para esse público em séries como o Bora Empreender e o Econodrops – Setor em Foco de maneira gratuita em nossos canais oficiais”, explica Cleber Genero, vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian.
Metodologia e amostra
A pesquisa envolveu uma amostra representativa de 313 PMEs, considerando a classificação estabelecida pelo SEBRAE. A pesquisa buscou abranger diversos setores, incluindo comércio, serviços e indústria, bem como empresas que atuam tanto no mercado B2B quanto no B2C. Foram incluídos cargos de coordenadores, gerentes, diretores, sócios e proprietários, desde que fossem maiores de 18 anos. A coleta foi realizada por meio de painel online e a margem de erro foi de 5,5% com um intervalo de confiança de 95%. Foram excluídas da amostra associações, federações, igrejas e outros órgãos religiosos.
_______________________________________________________________________________________________
Você também lê esta notícia no site:
https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

Entre no nosso mailing
E-mail cadastrado com sucesso
Erro ao cadastrar

Porta-vozes
Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Indicadores econômicos
Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.