Definir o público, conhecer as plataformas e garantir a segurança são ações imprescindíveis; playlist Bora Empreender tem outros conteúdos para empreendedores

Ter um marketplace é a estratégia favorita de 26% dos empreendedores no Brasil para realizar suas vendas on-line. Isso é o que indica a pesquisa da Serasa Experian realizada em outubro. A expressão significa, literalmente, um mercado virtual em que os consumidores conseguem acessar diversas lojinhas em uma única plataforma. Sabendo que essa é uma boa opção para alavancar as vendas, a Serasa Experian separou cinco dicas práticas para aproveitar o melhor das soluções e faturar mais em 2023. Confira a seguir:

  1. Definir o público-alvo: Você já sabe para quem quer oferecer seus produtos? Definir o nicho do seu público-alvo é imprescindível para começar a vender online. Nesse processo, é importante definir as características demográficas (que englobam idade, gênero, orientação sexual, estado civil, residência e afins) e psicográficas (estilo de vida, hábitos, atividades, opiniões, interesses, entre outros). Desta forma, será possível entender qual a plataforma que mais conversa com os seus potenciais clientes e que pode facilitar eles serem alcançados;
  2. Verifique a reputação de cada marketplace: Já existem inúmeras empresas de marketplace como Shopee, Mercado Livre, Magazine Luiza e Americanas, por exemplo. Para escolher a que melhor atende a suas necessidades, comece pesquisando na internet sobre a reputação das plataformas, converse com empreendedores em fóruns e redes sociais e acompanhe sites de avaliação como o Reclame Aqui. Fazer uma boa escolha impacta diretamente na imagem do seu negócio, pois ele estará diretamente ligado ao bom funcionamento da plataforma e à experiencia de compra dos clientes nela;
  3. Pesquise sobre o funcionamento de cada marketplace: Considere a forma de gerenciamento de vendas de cada plataforma, se possui uma boa interface e como é a experiencia de compra dos clientes. A plataforma ideal deve ser simples, segura e prática tanto para você e seu negócio, quanto para seu cliente na hora de realizar uma compra. Afinal, vocês dois dependem dela.
  4. A importância do marketplace contar com os certificados de SSL: Certificados SSL são protocolos de segurança que criam links criptografados entre um servidor web e um navegador como o Chrome, Safari, entre outros. Como os usuários de marketplace utilizam essas plataformas para suas compras e acabam compartilhando informações confidenciais (número de cartão, documentos pessoais, etc.), é importante que o ambiente seja seguro. Para ter certeza de que se trata de uma plataforma confiável, o site deve começar com https:// e possuir um cadeado ao lado, como na imagem abaixo.
  5. Calcule o investimento necessário: Lembre-se que marketplaces cobram taxas que impactam seu lucro, por isso verifique o quanto você pode investir e certifique-se se está dentro do seu orçamento. Não esqueça de comparar as taxas entre as plataformas para garantir que aquele que você escolher está dentro da média do mercado.

Este conteúdo faz parte da playlist Bora Empreender no YouTube, lançado pela Serasa Experian em parceria com o Sebrae como parte do programa voltado a disponibilizar material gratuito de suporte a empreendedores. A parceria também lançou o Aprenda, o blog dedicado a disponibilizar material gratuito de suporte a empreendedores.

Utilizando o poder dos dados para trazer mais precisão e segurança na tomada de decisão dos negócios, a Serasa Experian possui uma área voltada exclusivamente para atender as necessidades das pequenas e médias companhias brasileiras. São soluções adequadas para quem precisa crescer a carteira de clientes, proteger a empresa, monitorar clientes e fornecedores e recuperar dívidas. Além disso, a área conta com o blog que dispõe de uma série de conteúdos gratuitos para quem precisa de ajuda para começar a empreender, incrementar as vendas, conquistar mais clientes.


Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a concederam crédito de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.600 pessoas em 43 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

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