PME

01 de ago. 2023

10 fatores que impactam a reputação das empresas, de acordo com a Serasa Experian

O conteúdo faz parte da playlist Bora Empreender no YouTube, preparado para auxiliar pequenos e médios empreendedores brasileiros Em um cenário cada vez mais acirrado entre empresas, a reputação de uma companhia se mostra como um dos principais diferenciais para sair na frente e conquistar clientes. Independentemente do porte do empreendimento, seja ele pequeno, médio ou grande, ter uma boa imagem é fundamental para construir confiança junto aos consumidores, parceiros e investidores. A reputação vai muito além do que se diz sobre um negócio, e envolve a percepção de sua conduta, integridade e capacidade de entregar valor. A Serasa Experian identificou 10 fatores que impactam a reputação das empresas e, consequentemente, seus resultados no mercado. O conteúdo também pode ser conferido na playlist Bora Empreender no YouTube. Confira: 1)    Endividamento: o endividamento impacta qualquer negócio, afinal, sabemos que o investimento financeiro é a base para a construção das empresas. Portanto, o caminho é sanar as dívidas para ter mais recursos para realizar os investimentos necessários e fazer a atividade acontecer; 2)    Fraude: fraude é uma das formas que pode destruir imediatamente a boa imagem de uma empresa que foi cuidadosamente construída. Por isso é tão importante criar acessos que acabem com o risco de fraude dos negócios, garantindo que a empresa esteja 100% protegida. Lembrem-se também de que segurança e privacidade de dados, tanto de titulares quanto do negócio são questões fundamentais para a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A legislação visa assegurar que as empresas coletem, armazenem e processem dados pessoais de forma transparente e responsável. Para cumprir com os requisitos da LGPD, é crucial implementar medidas robustas de segurança da informação; 3)    Score CNPJ: o Score é uma ferramenta para fechar boas parcerias de negócios e atrair investidores. Trata-se de uma pontuação que indica o quanto uma empresa é boa pagadora. Quando uma companhia possui um bom histórico de crédito e uma reputação sólida, ela é percebida como mais confiável e menos arriscada para as instituições financeiras e potenciais parceiros comerciais; 4)    Quantidade de Consultas de Crédito:  outro fator importante é não ter muitas consultas no score, já que isso pode impactar a sua pontuação e, como falamos no item acima, o score é fundamental para a sua boa reputação. Para isso, a ferramenta “Saúde do Seu Negócio” da Serasa Experian, envia notificações quando acontecem essas buscas para alertar os empreendedores; 5)    Imagem dos Sócios: uma empresa tem a cara dos seus sócios, isso é fato. E a imagem dos empreendedores envolvidos impacta diretamente na reputação de cada negócio. Por isso, é importante cuidar bem da vida financeira e seguir uma prática de mercado que é separar as finanças pessoais das finanças da empresa. Dessa forma, você garante que uma não interfira na outra e não prejudica os negócios; 6)    Comunicação: uma boa estratégia de conteúdo aliada a uma comunicação confiável e profissional são fatores primordiais para fazer com que a empresa se conecte com o mercado e com os seus potenciais clientes. Tenha canais sólidos e mostre tudo o que você está fazendo para garantir a boa saúde da sua empresa; 7)    Transparência: a transparência é um dos pilares mais importantes na gestão de uma empresa. Mesmo que o trabalho esteja no início, ao mostrar como são feitos os processos internos, por exemplo, você permite que seus clientes e investidores estejam mais próximos do seu dia a dia; 8) Ética: A ética nos negócios é fundamental para garantir a sustentabilidade e o sucesso de uma empresa a longo prazo. Proporcionar diretrizes claras aos colaboradores e fornecedores, orientando-os a atuar dentro de padrões legais e éticos, é essencial para construir uma cultura de integridade em todos os níveis da organização. Essa postura fortalece a confiança dos clientes e parceiros, que se sentirão mais seguros ao fazer negócios com a empresa. Além disso, ter documentação e registros de treinamentos relacionados à ética em casos extremos de crises imprevistas pode ser crucial para atenuar ou mesmo remediar a situação, mostrando que a empresa estava comprometida em agir corretamente, mesmo diante de adversidades. Investir em cumprimento de leis, normas e regulamentos, abrangendo questões financeiras, trabalhistas e ambientais, é um reflexo do compromisso da empresa em agir de forma ética e responsável; 9)    ESG: as práticas ESG já vêm sendo incorporadas por grandes empresas e os pequenos e médios negócios podem fazer o mesmo. A reputação também está associada à como sua empresa atua e se relaciona com os aspectos sociais, ambientais e de governança. É importante entender que o negócio possui responsabilidades que vão desde a sociedade até os funcionários, fornecedores e, claro, o meio ambiente. Além disso, você não pode esquecer que a importância do ESG com a Sustentabilidade transcende a mera adoção de práticas ambientalmente responsáveis. É uma abordagem que visa compreender profundamente toda a cadeia produtiva, com um olhar holístico e criterioso. A análise minuciosa do processo produtivo, a origem da matéria-prima utilizada, o tratamento justo e sustentável dado às pessoas envolvidas, incluindo o regime de contratação, e a implementação de políticas de crédito que promovam a sustentabilidade, são fundamentais para garantir que a cadeia cumpra suas obrigações éticas e ambientais. 10)    Digitalização: um negócio precisa estar inserido na era digital. Esse é o caminho mais básico para automatizar processos. Utilizando o certificado digital da Serasa Experian, por exemplo, as empresas ganham em eficiência e começam o processo de digitalização. Este conteúdo faz parte da playlist Bora Empreender no YouTube  da Serasa Experian como parte do programa voltado a disponibilizar material gratuito de suporte a empreendedores. Utilizando o poder dos dados para trazer mais precisão e segurança na tomada de decisão dos negócios, a Serasa Experian possui uma área voltada exclusivamente para atender as necessidades das pequenas e médias companhias brasileiras. São soluções adequadas para quem precisa crescer a carteira de clientes, proteger a empresa, monitorar clientes e fornecedores e recuperar dívidas. Além disso, a área conta com o blog que dispõe de uma série de conteúdos gratuitos para quem precisa de ajuda para começar a empreender, incrementar as vendas, conquistar mais clientes.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime. Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Notícias mais recentes

Mailing icon

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato