Indicadores

25 de ago. 2025

Maio marca o segundo maior pico de tentativas de golpe no ano e soma 1,2 milhões de casos, revela Serasa Experian

• Maio mantém média do ano acima do milhão de ocorrências;

• Sudeste continua mais visado, mas golpistas ampliam atuação com crescimento acima da média no Norte e Nordeste.

As tentativas de fraude no Brasil seguem em expansão, com 1.222.550 ocorrências em maio de 2025, o segundo mês do ano com mais registros e o equivalente a uma tentativa a cada 2,2 segundos. O dado faz parte do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do país. O volume retoma os patamares observados no início do ano, quando janeiro marcou o recorde histórico da série, e eleva o total acumulado de 2025 para mais de 5,79 milhões de diligências. Veja, no gráfico abaixo, a visão das tentativas dos últimos doze meses:

“O aumento nas tentativas de fraude é percebido em todas as faixas etárias, setores e unidades da federação, reflexo direto da crescente digitalização por parte dos consumidores e do uso intensivo de tecnologia por parte dos fraudadores, que conseguem aplicar golpes em larga escala e de forma cada vez mais personalizada”, afirma o Diretor de Autenticação e Prevenção a Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha. “Por isso, é cada vez mais urgente e importante a aplicação de soluções em camadas que consigam detectar e impedir que tentativas de fraude se concretizem”, completa.

Criminosos miram bancos, diversificam estratégias e ampliam alvos

Em maio, os bancos e emissores de cartões concentraram 54,5% das tentativas de fraude, mantendo-se como os principais alvos dos golpistas. Caio Rocha explica que isso acontece em função do alto potencial de ganho financeiro que essas instituições oferecem: uma única fraude bem-sucedida pode resultar em acesso a contas com saldo, limite de crédito, dados bancários e cartões virtuais, facilitando transações imediatas e de alto valor.

Ainda assim, outros segmentos também registraram volumes significativos, como “Serviços” (30,9%), “Financeiras” (7,0%), “Telefonia” (5,7%) e “Varejo” (1,9%). “A diversificação demonstra que os criminosos estão se adaptando ao comportamento do consumidor e explorando brechas em diferentes modelos de negócio, sobretudo em canais digitais com grande volume de acessos e pouca barreira de entrada”, complementa o diretor da datatech.

Na visão por métodos utilizados, o Indicador mostra que, em maio, quase metade das ocorrências (49,9%) foi detectada por inconsistências cadastrais, como divergência de dados ou uso indevido de informações reais com pequenos ajustes. Outros 40,2% foram barrados por verificações biométricas e documentoscopia, enquanto 9,9% foram identificados por comportamentos suspeitos em dispositivos. Segundo Rocha, isso revela um movimento de personalização e automação dos ataques, exigindo das empresas tecnologias de autenticação cada vez mais integradas, precisas e invisíveis ao usuário final.

Sudeste tem maior volume de tentativas, mas Norte e Nordeste registram crescimento de ocorrências acima da média

O Sudeste segue liderando o volume de tentativas de fraude no Brasil, com 580.417 ocorrências em maio de 2025, o que representa 47,5% do total nacional. Na sequência, aparecem o Nordeste (248.851 tentativas; 20,4%), o Sul (194.469; 15,9%), o Centro-Oeste (110.193; 9,0%) e o Norte (88.620; 7,2%). A distribuição reforça o histórico de concentração das fraudes nas regiões com maior densidade urbana e bancarização, mas também evidencia a interiorização dos golpes, com aumentos significativos em áreas antes menos impactadas.

Entre as Unidades da Federação (UFs), São Paulo segue isolado na liderança com 335.150 tentativas de fraude registradas apenas em maio, seguido por Minas Gerais (107.018), Rio de Janeiro (98.249) e Bahia (65.018). No Norte, o destaque é o Pará, com 41.097 tentativas, enquanto no Sul, o Paraná lidera com 77.524. O Distrito Federal, embora menor em população, registrou 25.651 ocorrências, reafirmando sua relevância proporcional nos rankings nacionais.

A comparação com maio de 2024 mostra que as tentativas de fraude seguem crescendo em ritmo acelerado em praticamente todo o país. Os maiores aumentos foram registrados nas regiões Norte e Nordeste, com destaque para o Amazonas (71,0%), Pará (69,6%), Roraima (65,8%), Maranhão (64,3%) e Acre (62,8%). No Nordeste, estados como Piauí (59,0%), Ceará (58,7%), Rio Grande do Norte (55,7%) e Bahia (54,9%) também apresentaram altas significativas. Mesmo estados com volumes absolutos já elevados, como São Paulo (+45,7%) e Minas Gerais (+47,8%), continuam crescendo. 

Confira abaixo um gráfico com o número total de diligências registradas em cada UF em maio e uma tabela com a variação anual de cada estado:

O Distrito Federal liderou na visão por densidade das fraudes: foram 8.566 tentativas por milhão de habitantes em maio, quase 40% acima da média nacional. Na sequência ficou São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Mato Grosso do Sul, todos acima de 6,5 mil tentativas por milhão. “O dado demonstra que, além do volume absoluto, algumas unidades federativas concentram risco mais intenso proporcionalmente à sua população, exigindo estratégias específicas de prevenção e educação digital”, explica Rocha. Abaixo, os dados completos de tentativas a cada milhão de habitantes:

“Os golpistas estão cada vez mais audaciosos e sofisticados, explorando brechas digitais com velocidade e precisão. Nesse cenário, não basta identificar a fraude depois que ela acontece, é essencial agir antes. A proteção em camadas, com soluções integradas de autenticação e prevenção, é o caminho mais eficaz para garantir segurança sem comprometer a experiência do cliente. As empresas que utilizam a tecnologia a seu favor, investindo em inteligência de dados e automação, não só reduzem perdas com fraudes, mas também constroem jornadas mais confiáveis, ágeis e transparentes para seus consumidores”, conclui Rocha.

Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger

Consumidores: 

• Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;

• Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;

• Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;

• Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;

• Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;

• Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;

• Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;

• Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.

Empresas: 

• Invista em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa.

• Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;

• Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;

• Entenda profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança.

• Utilize a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude, obtida por meio da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2), além da adição do volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia referentes a verificação de documentos, biometria facial e verificação cadastral.

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Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.  

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

 

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