28 de ago. 2025
Empresas brasileiras sanaram 40,6% das dívidas em 60 dias após a negativação, revela Serasa Experian
Com a inadimplência crescente, que bate novo recorte histórico e chega a 7,8 milhões de negócios negativados, o cenário para o credor recuperar o crédito é ainda mais desafiador
Segundo dados do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, nos últimos 12 meses (maio de 2024 a abril de 2025), 40,6% das dívidas negativadas de empresas foram quitadas ou renegociadas em até 60 dias, ou seja, até junho. Na análise por setor, o segmento “Financeiro” (bancos, cartões e financeiras) apresentou desempenho superior ao do “Não Financeiros” (como contas de água, luz, gás, telefonia, varejo e serviços) até dezembro de 2024, atualmente caminham lado a lado.
Para Camila Abdelmalack, “a taxa de recuperação de crédito das empresas atingiu seu pico em janeiro de 2024, com 48,3%, refletindo um ambiente econômico mais favorável naquele momento. A combinação entre a queda dos juros até meados de 2024 e o ambiente econômico aquecido contribuiu para a melhora da capacidade de pagamento das empresas, favorecendo acordos de renegociação e quitação de dívidas em atraso. Desde então, o indicador passou por uma trajetória de queda, atingindo 40,6% em abril de 2025, a mínima histórica da série. Esse recuo pode estar associado ao encarecimento do crédito, com a retomada da elevação dos juros, à desaceleração da atividade, mais acentuada em alguns segmentos, e ao aumento das dificuldades financeiras enfrentadas por micro e pequenas empresas, que têm maior sensibilidade a choques de custo e restrições de liquidez.”
A economista da datatech acrescenta que os dados de inadimplência refletem de forma concreta os efeitos da política monetária restritiva. “Como uma correnteza que começa com o aperto financeiro nos negócios, a deterioração avança e deságua na inadimplência que, em junho de 2025, atingiu o patamar recorde de 7,8 milhões de CNPJs. O ambiente de maior seletividade por parte dos credores pode ter limitado as possibilidades de negociação, contribuindo para a queda na taxa de recuperação”.
Dentre os 7,8 milhões de CNPJs negativados, 7,4 milhões são Micro, Pequenas e Médias empresas Camila explica que “quando o número de empresas inadimplentes cresce muito — como tem ocorrido desde janeiro de 2025 — a composição da carteira em atraso muda. Passa a incluir mais empresas em situação crítica e com menor capacidade de pagamento”.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas contempla a quantidade de empresas brasileiras que estão em situação inadimplência, ou seja, possuem pelo menos um compromisso vencido e não pago, apurado no último dia do mês de referência. O Indicador é segmentado por UF, porte e setor.
O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor.
###
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

Entre no nosso mailing
E-mail cadastrado com sucesso
Erro ao cadastrar

Porta-vozes
Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Indicadores econômicos
Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.