26 de nov. 2025
Consumidores sanaram quase 60% das dívidas negativadas em até 60 dias, revela Serasa Experian
Total foi de 57,8% das contas negativadas em julho pagas em até 60 dias, ou seja, até setembro; Nordeste se destacou com o maior índice de consumidores que liquidaram compromissos financeiros negativados (60,6%)
Do total de dívidas inadimplidas em julho de 2025, 57,8% foram sanadas em até 60 dias, ou seja, até setembro. Os dados são do Indicador de Recuperação de Crédito dos Consumidores da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, e revelam que as contas atrasadas do setor “Financeiro” tiveram um desempenho de 59,9% de regularização. Veja, nos gráficos abaixo, o detalhamento do indicador:

De acordo com Camila Abdelmalack, economista-chefe da datatech, “além do volume acumulado de pendências financeiras, a desaceleração na concessão de crédito ao longo do segundo semestre limita as opções disponíveis para renegociação e reorganização das dívidas, tornando o processo ainda mais difícil para a população.”
Ainda de acordo com o Indicador de Recuperação de Crédito dos Consumidores, do total de dívidas vencidas em até 30 dias e que foram negativadas em julho, 71,9% foram sanadas – sendo o maior percentual desta visão. As dívidas com menor índice de resolução, foram aquelas vencidas acima de 180 dias, negativadas em julho.
Apenas considerando os valores das dívidas, o melhor desempenho de resolução foi entre as contas com valor superior a R$ 10 mil (73,3%) e o pior, entre aquelas de R$ 1 mil e 2 mil (55,3%). Confira os dados comparativos na tabela abaixo:

Em relação à comunicação com os consumidores sobre seus débitos negativados, os meios digitais se consolidaram como os mais eficientes para recuperação do crédito: 64,5% das dívidas cujo comunicado foi por meio digital foram regularizadas, enquanto os avisos feitos por carta tiveram resolução de apenas 49,6% dos casos.
A cobrança via meios digitais obteve mais sucesso, com uma diferença de aproximadamente 15,0% entre ambas as taxas. “Embora a taxa de recuperação via carta seja menor que a digital, ela continua relevante, especialmente para segmentos com menor acesso ou familiaridade com tecnologia. Esse canal garante alcance em regiões ou perfis em que a comunicação física ainda é percebida como mais acessível e confiável, refletindo a heterogeneidade do Brasil, onde coexistem diferentes níveis de digitalização e hábitos de consumo, o que reforça a tendência de digitalização dos processos de cobrança e a preferência dos consumidores por soluções mais ágeis e acessíveis”, diz Camila Abdelmalack.
Visão por Regiões e Unidades Federativas (UFs)
A visão pelas regiões do Brasil mostra que o Nordeste teve o melhor desempenho na quitação das dívidas dos consumidores no período (60,6%), seguido pelo Sudeste (58,6%), Sul (55,9%), Centro-Oeste (54,7%) e Norte (52,6%). No detalhamento por Unidades Federativas (UFs), o destaque ficou com o Rio de Janeiro (66,5%), o Ceará (66,3%), Minas Gerais (61,8%), Sergipe (61,5%) e Maranhão (61,1%). Os cinco piores índices de resolução ficaram com Mato Grosso do Sul (52,7%), Rio Grande do Sul (52,1%), Roraima (47,1%), Amazonas (43,3%) e Distrito Federal (41,5%). Confira o detalhamento estadual no gráfico a seguir:

Mais informações estão disponíveis na página oficial da Serasa Experian.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas contempla a quantidade de empresas brasileiras que estão em situação de inadimplência, ou seja, possuem pelo menos um compromisso vencido e não pago, apurado no último dia do mês de referência. O Indicador é segmentado por UF, porte e setor.
O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor.
###
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.
Agronegócio
Tempo de leitura 5m
10, dez. 2025
Indicadores
Tempo de leitura 5m
09, dez. 2025
Agronegócio
Tempo de leitura 13m
08, dez. 2025
Entre no nosso mailing
E-mail cadastrado com sucesso
Erro ao cadastrar
Porta-vozes
Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.
Indicadores econômicos
Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.