Indicadores

12 de abr. 2024

Consumidores inadimplentes registram recorde histórico de pagamento de dívidas negativadas em 2023, aponta Serasa Experian

  • Crescimento de regularização de dívidas foi de 6,2 p.p. em relação a 2022;
  • Setor de “Banco/Cartões” foi o mais priorizado pelos consumidores no período.
Em 2023, do total de dívidas negativadas, os consumidores inadimplentes regularizaram ou renegociaram 64,1% em até 60 dias do final do ano, segundo o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian. Este é o maior percentual já registrado pelo índice desde o início da série histórica. Em relação a 2022 (57,9%), a diferença foi de 6,2 pontos percentuais. Veja, a seguir, a movimentação da quitação de dívidas dos consumidores com o nome no vermelho ano a ano:
Gráfico com a média anual sobre a recuperação de crédito do consumidor até 2023
  “A diminuição das taxas de juros e da inflação contribuiu para uma maior regularização das dívidas em atraso por parte dos consumidores, resultando em uma maior estabilidade nos índices de inadimplência. O programa Desenrola do Governo Federal também incentivou os cidadãos brasileiros a regularizarem suas pendências financeiras", avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. Setor de Bancos/Cartões é prioridade de pagamento Na visão por setores, em 2023, as dívidas mais regularizadas pelos consumidores foram com “Bancos/Cartões” (74,6%). Para Rabi, a intenção dos consumidores com essa priorização é a de voltar a ter a confiança dos credores. Em sequência, estavam as "Utilities" (63,9%), que são contas básicas e incluem contas de água, luz e gás. Veja as informações na íntegra a seguir:
Tabela comparando os anos de dezembro de 2022 e 2023 sobre os setores das dívidas
  Contas acima de R$ 10 mil foram as mais priorizadas Ainda segundo o indicador, as contas negativadas em 2023 com valores superiores a R$ 10 mil lideraram a regularização (76,1%). Esses débitos, segundo o economista da Serasa Experian, tiveram mais destaque porque dizem respeito ao financiamento de imóveis e veículos, por exemplo. Nesses casos, a falta de pagamento pode resultar na perda do bem – o que faz os consumidores priorizarem o compromisso. Confira, na tabela a seguir, a visão por valor da dívida:
Tabela com a visão por valor da dívida dos consumidores até dezembro de 2023
  O ranking por Unidades Federativas (UFs) revelou que, na média anual de 2023, o Rio Grande do Sul teve o percentual mais expressivo de dívidas pagas em até 60 dias depois da negativação (70,0%), seguido pela Paraíba (69,7%) e Sergipe (68,9%). Confira o levantamento por estados:
Gráfico com a média anual de 2023 sobre a recuperação de crédito dos consumidores em até 60 dias após a negativação e dividido por UF
  Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui. Serasa: parceira oficial do Desenrola Brasil Desde fevereiro de 2024, além do acesso por meio da conta gov.br (utilizando as credenciais de acesso, inclusive no nível Bronze), a ferramenta oficial do Desenrola Brasil pode ser acessada por meio de plataformas de negociação como o aplicativo e/ou site da Serasa e pelos canais de negociação dos agentes financeiros do programa, veja como:
  1. Entre no site da Serasa ou baixe o aplicativo nas lojas do iOS ou Android. Caso não tenha cadastro, basta criar na hora;
  2. Clique em Negociar dívidas e na aba Minhas dívidas você verá todas as ofertas disponíveis na Serasa (que podem ou não estar relacionadas ao Desenrola Brasil);
  3. Caso existam ofertas do Desenrola Brasil, você irá encontrar uma mensagem indicando a plataforma oficial. Clique em Ver Detalhes;
A Serasa não possui qualquer tipo de gestão sobre a plataforma oficial do programa. Por isso, a Serasa recomenda que quaisquer dúvidas sobre a existência de dívidas e a conclusão de negociações do Desenrola sejam direcionadas aos canais oficiais do Programa. Metodologia O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem. Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos. Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento. Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime. Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Notícias mais recentes

Mailing icon

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato