24 de set. 2025
Busca por crédito registra alta de 6,9% nos últimos 12 meses até julho, mostra Serasa Experian
Apesar da alta, tendência é de desaceleração; estados da Região Norte puxaram crescimento, com destaque para o Amazonas
Nos últimos 12 meses até julho, a variação acumulada da busca dos brasileiros por recursos financeiros apresentou uma alta de 6,9%. Apesar de ser um saldo positivo, segundo o Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do país, o crescimento foi o segundo menor do ano, à frente apenas de junho (6,6%). Confira no gráfico abaixo a variação do último ano:
A economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, comenta que“em um cenário de inadimplência recorde, com 78,2 milhões de brasileiros negativados, há um movimento crescente de busca por alternativas para reorganizar o orçamento e manter os compromissos em dia. No entanto, o ambiente de juros elevados encareceu as renegociações e restringiu o acesso ao crédito, o que desestimulou a tomada de novos empréstimos.” O Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito mostra se o consumidor realizou algum pedido por crédito, sem analisar se o pedido foi efetivado ou não.
Aqueles que ganham até um salário-mínimo foram os que apresentaram maior aumento na busca por recursos financeiros no período (11,9%), seguidos por aqueles que recebem de um a dois salários-mínimos (8,7%). Confira na tabela a seguir a visão por faixas de renda:
Região Norte puxa alta e Amazonas foi o estado que mais busca recursos
A alta nacional foi impulsionada principalmente pela região Norte do país, com destaque para Amazonas (21,6%) e Amapá (17,3%). A economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, explica que isso ocorre porque “os estados nortistas têm uma renda per capita menor e as pessoas acabam ficando mais vulneráveis a deterioração do ambiente macroeconômico. No Amazonas, por exemplo, 56,07% da população adulta está inadimplente e, muitas vezes, precisam recorrer ao crédito para liquidar as contas”. Segundo o Mapa da Inadimplência, produzido também da datatech, Amapá, Amazonas, Tocantins e Roraima figuraram entre os dez estados com população mais negativada em julho de 2025, cujo total foi de 78,2 milhões de inadimplentes no Brasil. Confira a visão de demanda por UF no gráfico abaixo:
Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2024 = 100). O indicador é segmentado por UF e por classe de rendimento mensal.
###
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

Entre no nosso mailing
E-mail cadastrado com sucesso
Erro ao cadastrar

Porta-vozes
Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Indicadores econômicos
Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.