22 de jul. 2025
Atividade do Comércio teve a maior queda do ano em junho, mostra Serasa Experian
Setor de “Veículos, Motos e Peças” registrou retração de 4,0% e foi o principal responsável pelo recuo mensal
Em junho, a atividade do varejo físico brasileiro registrou sua maior queda do ano, com retração de 0,8% em relação a maio, segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, primeira e maior datatech do país. Para a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, o desempenho de junho é um sinal de alerta para o varejo. “Apesar da relativa estabilidade nos meses anteriores, a retração mais forte em junho mostra que o consumo segue pressionado pelo ambiente de juros altos e crédito caro”, analisa. Veja a variação mensal do indicador no gráfico abaixo:
O principal responsável pela retração da atividade comercial em junho foi o setor de “Veículos, Motos e Peças”, que registrou queda de 4,0% no mês. Já o segmento de “Material de Construção” não teve alteração em relação a maio. Por outro lado, a maior alta foi observada no setor de “Combustíveis e Lubrificantes”, que avançou 2,8%. Segundo a economista da da datatech, os setores mais sensíveis ao crédito, como veículos e material de construção, foram os mais impactados pelo ambiente de juros elevados, o que contribuiu para o desempenho negativo no mês. “Por outro lado, segmentos como supermercados e vestuário, têm se sustentado graças a um mercado de trabalho ainda robusto e a políticas públicas de suporte à renda”, complementa Camila Abdelmalack. Confira o desempenho completo por setor no gráfico a seguir:
Variação anual teve aumento de 3,7%
Na comparação entre junho de 2025 e o mesmo mês de 2024, a atividade do comércio físico cresceu 3,7%. Veja, a seguir, a variação anual do indicador com histórico dos últimos 12 meses:
Nesta visão anual, o segmento “Material de Construção” teve o maior aumento (6,0%), seguido por “Combustíveis e Lubrificantes” (5,3%), “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios” (5,0%), “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” (4,9%), “Veículos, Motos e Peças” (2,7%) e “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” (2,3%).
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados. Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões metodológicas.
###
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 25.200 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.

Entre no nosso mailing
E-mail cadastrado com sucesso
Erro ao cadastrar

Porta-vozes
Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Indicadores econômicos
Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.