Crescimento do segmento em julho foi de 18,4%; empresas de médio porte se destacam, com variação de 32,0%

São Paulo, 9 de setembro de 2019 – A demanda das empresas por crédito cresceu 12,6% em julho de 2019 na comparação com julho do ano passado, conforme apurou o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian. A alta anual foi impulsionada pelo setor de Serviços, cuja variação foi de 18,4% no mesmo período. Indústria e Comércio aparecem na sequência, veja detalhes no gráfico abaixo:

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, Serviços foi o segmento mais impactado pelo efeito calendário. "Ano passado tivemos menos horas úteis de empresas buscando crédito por conta dos jogos da Copa". Além disso, segundo Rabi, o recorte de novas empresas abertas no primeiro semestre do ano pode ter impulsionado a procura por crédito. "Essas companhias precisam de uma injeção de recursos para se desenvolver, um fôlego necessário para começar o negócio com capacidade de capital de giro e antecipação de recebíveis, por exemplo. Este movimento pode ser muito vantajoso, desde que haja planejamento financeiro", comenta.

Em julho/19, quando comparado com o mês anterior, a alta foi de 12,0%, impulsionada por Serviços (13,1%) – Comércio (11,3%) e Indústria (9,8%) aparecem na sequência. No acumulado do ano, o crescimento foi de 5,8%, com Serviços (9,6%) em destaque, seguido pelo Comércio (2,7%) e Indústria (2,1%).

Empresas de médio porte foram as que mais buscaram crédito

As companhias de médio porte se destacam pela alta de 32,0% na demanda por crédito em julho/19, comparado com o mesmo mês de 2018. As de grande porte e as micro e pequenas também apresentaram crescimento: 28,8% e 12,1%, respectivamente.

Para Rabi, além do efeito-calendário, as micro e pequenas sofrem mais com a inadimplência do que as empresas de portes maiores. "Com menores problemas de negativação, as médias e grandes costumam buscar mais crédito do que as menores, o que pode explicar essas variações".

Empresas do Nordeste lideram a demanda por crédito

As empresas da região Nordeste são as que mais demandaram crédito entre julho/18 e julho/19 (14,4%), seguida pelas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte. Na análise mensal entre junho/19 e julho/19, as companhias nordestinas também tiveram alta (15,2%). Veja abaixo:

A série histórica deste indicador está disponível em: www.serasaexperian.com.br/amplie-seus-conhecimentos/indicadores-economicos

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de cerca de 1,2 milhão de CNPJ consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CNPJ consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre as empresas e as instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica, setor e porte.

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.500 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Equipe de Relações com a Imprensa

Marianna Fumo | (55 11) 2847-3437 | marianna.fumo@edelman.com