Levantamento analisou consumidores de plataformas de marketplaces e e-commerces que compram roupas, sapatos e acessórios com frequência. Maioria dos Digital Shoppers é composta por jovens de 25 a 29 anos e 66,7% são mulheres

Na Semana do Consumidor, a Serasa Experian realizou uma pesquisa sobre o perfil de consumidores em plataformas on-line. O estudo indicou que existem mais de 480 mil adultos no Brasil que são considerados “Digital Shoppers”, ou “Compradores Digitais” de artigos de moda. Isso significa que quase meio milhão de cidadãos tendem a comprar com frequência roupas, sapatos e acessórios por meio de plataformas on-line, como marketplaces e e-commerces.

Ainda segundo o levantamento, as pessoas que se declaram mulheres representam 66,7% do conjunto que mais compra digitalmente, enquanto homens são 32,6%. A maioria desses compradores digitais tem idades entre 25 e 29 anos (19,5%). Aqueles com 70 anos ou mais são os com menor incidência (0,7%). Veja, no gráfico a seguir, o levantamento completo por faixa etária:

Gráfico com dados dos perfil dos compradores digitais no Brasil divididos por faixa etária
 

Na análise por classe social, do total de Compradores Digitais mais assíduos, 52,1% são da classe C. Considerando que a população do Brasil possui 37,3% de pessoas nesta classificação, o volume de “Digital Shoppers” desse conjunto é cerca de 15 pontos percentuais acima da média populacional, o que denota uma predileção maior nessa classe social para o comportamento, quando comparamos com o que o restante das classes sociais. Veja, abaixo, o levantamento completo deste recorte:

Gráfico com dados dos perfil dos compradores digitais no Brasil divididos por classes sociais
 

“A pandemia foi o divisor de águas para potencializar o comércio eletrônico, que converteu até os consumidores mais resistentes às compras on-line. Essa nova ordem mundial abriu portas para que grandes empresas, de diversos segmentos, pudessem ampliar suas vendas online, destacando-se aquelas que conseguiram entender e segmentar seu público-alvo de forma mais assertiva. Para impulsionar esses negócios, temos evoluído no desenvolvimento de ferramentas acuradas e lançado filtros exclusivos que otimizam o direcionamento de campanhas de vendas e marketing, auxiliando cada empresa a chegar ao grupo de pessoas que mais importa para si: os propensos a converter”, avalia a Diretora de Marketing Services da Serasa Experian, Isabela Torres.

Compradores Digitais na hora de pagar as compras

O levantamento também mostrou que 46,8% dos Compradores Digitais frequentes buscam bons preços e, por isso, as ofertas com desconto são as que mais os atraem. Um outro recorte do estudo revelou que, considerando o total de compradores digitais no Brasil, 9 em cada 10 (86,6%) usam, constantemente, cartões de crédito para finalizar as transações – número bem acima da média da população brasileira adulta, onde apenas 48,0% utilizam o meio de pagamento com frequência.

Localização: onde estão concentrados os Compradores Digitais

Na visão por localidade, a pesquisa revelou que o Sudeste é a região que concentra a maior parte desse grupo (50,8%), seguido pelo Nordeste (21,9%), Sul (13,3%), Centro-Oeste (8,6%) e Norte (5,5%). No detalhamento por Unidades Federativas (UFs), os destaques ficaram com São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Bahia, contra as menores incidências identificadas em Rondônia, Tocantins, Amapá, Acre e Roraima. Veja todos os dados no gráfico a seguir:

Gráfico com dados dos perfil dos compradores digitais no Brasil divididos por UF
 

Metodologia

Para realizar a pesquisa “Perfil dos Compradores Digitais no Brasil”, foram analisados dados presentes no Polis, plataforma de insights e estudos de mercados da Serasa Experian em novembro de 2023. Para segmentação do público, foi utilizada a combinação dos filtros “usuários de marketplace e e-commerce” atrelados ao perfil de “compradores de artigos de moda”, captados pelas ferramentas de inteligência de dados da Serasa Experian.

A Serasa Experian possui o maior banco de dados da América Latina. Por isso, é capacitada para realizar análises atualizadas em tempo real e oferecer a clientes a capacidade de acessar informações sobre mercados, negócios e segmentos. Saiba mais clicando aqui.


Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.