Micro e pequenas empresas lideram requisições, assim como o setor de Serviços

O primeiro semestre deste ano acumulou 390 pedidos de recuperação judicial no Brasil. Feita a relação com o mesmo período de 2021, que marcou 454 requisições, o Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian registrou queda de 14,1%. O índice também revelou que, apesar da baixa na comparação ano a ano, as micro e pequenas empresas continuaram liderando o total de solicitações. Além disso, na análise por setor, os empreendimentos de Serviços foram os que mais demandaram pelo recurso, seguidos pelo Comércio e Indústria. Confira nas tabelas abaixo os dados na íntegra.

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o primeiro semestre do ano foi marcado pela instabilidade econômica que afetou tanto o poder de compra dos consumidores, como as negociações entre os donos de empresas e seus parceiros ou fornecedores. “Com a economia ainda fragilizada, as renegociações continuaram sendo ferramentas essenciais para a organização financeira e o afastamento da insolvência. Além disso, essa solução ganha espaço por ser mais rápida e barata, diferente do instrumento de recuperação judicial”.

Número de falências requeridas também cai no semestre

 Ainda no comparativo de janeiro a junho deste ano com o anterior, as requisições de falências marcaram retração de 14,3%. Todos os portes de empresas tiveram melhora, diminuindo o número de solicitações do período. Ainda assim, os micro e pequenos negócios lideraram, com 224 pedidos. No recorte por setor, o de Serviços foi o que mais buscou pelo recurso, e apenas o de Indústria apresentou aumento, indo de 107 para 108 requisições. Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações Judiciais é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.


Serasa Experian

 A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

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Experian

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