67,7% dos débitos nordestinos foram recuperados e os estados da Paraíba e Ceará lideraram o ranking de quitação

Dados do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian mostraram que, em novembro de 2022, os consumidores do nordeste foram os que mais quitaram dívidas inadimplentes, marcando recuperação de 67,7%. A região foi seguida pelo Sudeste (63,2%), Centro-Oeste (62,8%), Sul (62,2%) e Norte (57,0%). Na divisão por estado, a Paraíba e o Ceará tiveram destaque. Veja os dados completos no gráfico a seguir:

 

Recuperação de crédito do consumidor Por UF
Fonte: Serasa Experian
 

Na análise geral, considerando todas as regiões do país, o percentual de recuperação de crédito foi de 63,6%. Observando os setores de negativação é possível identificar que o de Bancos e Cartões foi o mais contemplado, já que 72,5% das dívidas inadimplentes deste segmento foram regularizadas. Em segundo lugar está a área de Utilities, que engloba contas de luz, água e gás, registrando 71,4%.

“Quitar dívidas negativadas ainda é um desafio para a maior parte dos consumidores que, a fim de não perder o acesso às linhas de crédito ou aos serviços básicos do dia a dia, acabam priorizando o pagamento desses dois setores”, explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. Confira no gráfico abaixo as informações setoriais completas:

 

Recuperação de crédito do consumidor - Por setor da dívida
Fonte: Serasa Experian
 

Dívidas de até R$ 500 e de mais de R$ 10 mil são as mais pagas

De acordo com o índice, os débitos negativados de até R$ 500, bem como aqueles com valor acima de R$ 10 mil, foram os mais ressarcidos em novembro, ambos com recuperação de 67,5%. Para o economista da Serasa Experian, “as dívidas mais baratas têm maiores chances de quitação pelo valor reduzido. Por outro lado, as mais caras advêm, geralmente, de financiamentos de veículos e imóveis que podem ser perdidos diante a falta de pagamento, por isso há priorização”. Veja no gráfico a seguir dos dados na íntegra:

 

Recuperação de crédito do consumidor Por faixa de renda
Fonte: Serasa Experian
 

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 5 anos de observação para fazer essa análise.

Foco na educação financeira para manter o nome limpo

O caminho para combater a evolução da inadimplência é a educação financeira. Quanto mais cedo o brasileiro tem contato com conhecimentos sobre finanças pessoais, planejamento e controle do seu próprio dinheiro, mais distante ele pode ficar das dívidas. A Serasa possui ofertas de renegociação começando em R$100 com mais de 260 empresas parceiras e oportunidades de parcelamentos em até 72x. Veja como limpar o nome em quatro passos:

  1. Acesse o site do Serasa Limpa Nome, digite o seu CPF e clique em “consultar”. Utilize a mesma senha criada para consultar seu Serasa Score. Se ainda não tiver cadastro, basta clicar em “cadastre-se grátis” e preencher os dados.
  2. Confira as suas dívidas e escolha a melhor opção de negociação para o seu bolso.
  3. Siga os passos de negociação.
  4. Clique em gerar o boleto e realize o pagamento.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 21.700 pessoas em 30 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.