A alta pode ser justificada pelo aumento da inflação durante os seis primeiros meses deste ano

São Paulo, 26 de novembro de 2019 – De acordo com um levantamento da Serasa Experian, a inadimplência de alunos em instituições de ensino particular em todo o país aumentou no primeiro semestre de 2019. Comparado com a quantidade de negativações do ano passado, depois de dois anos consecutivos de queda no índice, a falta de pagamento das mensalidades de alunos dos ensinos infantil, fundamental e médio aumentou 5,9% apenas nos primeiros seis meses do ano, enquanto no ensino superior o aumento foi de 4,9% durante o mesmo período.

No acumulado entre jan/14 até junho/19, o total de negativações nos três níveis escolares chegou a ser 20,8% maior do quando o indicador foi iniciado, enquanto os universitários possuem maior porcentagem de dívidas não pagas, chegando a 47,2% a mais.

Segundo Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, a queda dos últimos dois anos pode ser representada pelo país ter começado a sair da recessão, mas o aumento durante o primeiro semestre tem relação direta com a alta inflação dos quatro meses de 2019. “Esse fator fez com que os índices de inadimplência aumentassem, batendo recordes históricos durante todo o primeiro semestre. O aumento afeta todos os segmentos, e não seria diferente com as escolas particulares”, avalia.

Clique aqui e veja a tabela da variação da inadimplência nas instituições de ensino em anos anteriores:

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.200 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Equipe de Relações com a Imprensa

Marianna Fumo | (55 11) 2847-3437 | marianna.fumo@edelman.com
Brunna Freitas | (55 11) 3060-3366 | brunna.freitas@edelman.com