Os setores de Comércio e Indústria impulsionaram a retração mais expressiva do ano

São Paulo, 28 de setembro de 2021 – A inadimplência das micro e pequenas empresas registrou em agosto deste ano 5,33 milhões de negócios desse porte com o nome no vermelho. No comparativo com o mês anterior, o índice marcou retração de 0,9%. Os setores também se tornaram menos insolventes, com destaque para os de Comércio e Indústria, ambos com diminuição de 1,0%. Veja os dados completos na tabela abaixo:

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a disponibilização, a partir de julho/21, de linhas de crédito criadas especificamente para as micro e pequenas empresas negociarem suas dívidas podem ter impactado favoravelmente o índice. “Os donos de negócios estão em busca de auxílio para lidar com suas pendências financeiras. Por isso, o recuo observado não reflete uma melhora para as empresas, mas sim um alívio temporário, já que os empreendedores ainda devem encontrar muitos desafios diante ao quadro econômico do país".

Ainda no comparativo mensal a análise por região apontou que o Norte teve o melhor desempenho sobre a retração da inadimplência, caindo mais que a média geral (-5,0%). Em sequência estão o Sudeste (-0,9%), Centro-Oeste (-0,7%), Sul (-0,3%) e Nordeste (-0,1%).

Inadimplência das empresas de todos os portes também revela retração
Considerando os negócios de micro, pequeno, médio e grande porte, foram registrados 5,83 milhões de empresas insolventes em agosto deste ano, ainda assim, o cenário de inadimplência revela retração, já que em julho o número marcava 5,87 milhões. A análise por segmento mostra que a maior parcela de companhias negativadas é do setor de Serviço (51,2%), seguido pelo Comércio (38,7%) e Indústria (8,0%). Confira as informações na íntegra e a série histórica do índice clicando aqui.