Segmento de Utilities, que contempla dívidas atrasadas de água, luz e gás, foi o principal responsável pela alta no mês

São Paulo, 18 de dezembro de 2017 – Segundo estudo desenvolvido pela área de Decision Analytics da Serasa Experian, em novembro de 2017, o número de consumidores inadimplentes no país chegou a 61,1 milhões (confira o dado dos últimos meses na tabela abaixo). Na comparação com novembro de 2016, o aumento foi de 1,91%. O montante alcançado pelas dívidas foi de R$270,5 bilhões, com média de quatro dívidas por CPF, totalizando R$ 4.425,00 por pessoa. Apesar de as dívidas atrasadas com bancos e cartões de crédito terem a maior representatividade dentro do índice, a alta em novembro foi puxada pelo segmento de Utilities (água, luz e gás), que teve crescimento de 0,7 p.p em relação a outubro do mesmo ano (veja abaixo tabela completa de segmentos).

Informações por segmentos:

A maior concentração dos negativados está no gênero masculino, que representa 50,9% dos inadimplentes. A maioria das pessoas com débitos vencidos tem entre 41 e 50 anos (19,6% do total). Em segundo lugar no ranking de participação entre os inadimplentes estão os jovens de 18 a 25 anos, que respondem por 14,4% do total. Veja, na tabela abaixo, os percentuais referentes a todas as faixas etárias:

Inadimplência concentrada na região Sudeste

Segundo o estudo, a região com maior percentual de pessoas com dívidas atrasadas é a Sudeste, com participação de 44,9%. Na sequência estão: Nordeste, com 25,3%, Sul, 12,7%, Norte, 8,8% e Centro-Oeste, 8,3%.

Você também lê esta notícia no Twitter @SerasaImprensa

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 16.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa www.experian.com/blogs/news.