• Desde maio de 2022 que o indicador não marcava movimento positivo;
  • Crescimento foi observado em 15 Unidades Federativas do país, com destaque para o Amazonas;
  • Economista avalia que o efeito é devido as recentes reduções da taxa de juros e da inflação no país.

Novembro registrou alta de 1,0% na busca dos brasileiros por recursos financeiros, em comparação com o mesmo período do ano passado. Esse é o primeiro número positivo desde maio de 2022, conforme o Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito. Confira no gráfico abaixo os dados dos últimos 12 meses:

Gráfico com dados sobre a demanda dos consumidores por crédito mensal
 

“Após um ano e meio de declínio, essa elevação revela os primeiros indícios dos efeitos graduais da redução da taxa básica de juros e da inflação. Estamos testemunhando o início de uma trajetória positiva, embora seja esperado que leve alguns meses para alcançarmos resultados mais expressivos", comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Alta na busca do consumidor por crédito em 15 Unidades Federativas

Ainda segundo o indicador, a tendência de alta foi identificada em 15 Unidades Federativas (UFs), com destaque para o Amazonas com o maior aumento (14,2%), seguido por Rondônia (7,7%) e Mato Grosso (7,4%). O Rio de Janeiro registrou o maior tombo (-4,1%). Veja o levantamento completo a seguir:

Gráfico com dados sobre a demanda dos consumidores por crédito dividido por UF
 

Em relação à renda pessoal mensal, os consumidores que recebem até R$ 500 registraram queda (-0,9%), enquanto os demais tiveram alta entre 1,2% e 1,4%. Veja, na tabela a seguir, o detalhamento completo:

Tabela com dados sobre a demanda dos consumidores por crédito mensal
 

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.


Serasa Experian

A Serasa Experian é uma Datatech, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Por meio de tecnologia, de inovação e dos melhores talentos, oferece um portfólio completo para a melhor tomada de decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa se uniu à Experian Company em 2007. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo.

Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a encontrar novos clientes, autenticar pessoas e se prevenir de fraudes, dar crédito ou vender a prazo com mais segurança, fazer gestão de carteira, cumprir normas ESG ou até fazer cobranças sem impactar o relacionamento. Capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.