Maior retração foi entre as pessoas com renda mensal entre R$ 500 a R$ 1.000 e todas as Unidades Federativas tiveram diminuição na demanda pelo recurso financeiro

A busca dos consumidores por crédito fechou o ano de 2022 com retração de 3,1% no acumulado anual, segundo o Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian. Este foi o menor percentual desde 2012, quando foi registrado também -3,1%. Os brasileiros com renda mensal entre R$ 500 e R$ 1.000 foram os que tiveram a queda mais expressiva (-3,8%). Confira no gráfico e na tabela abaixo os dados completos:

Demanda dos consumidores por crédito Variação acumulada anual
Fonte: Serasa Experian

Demanda do consumidor por crédito Variação acumulada anual

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, essa tendência de queda mostra que os consumidores estão cautelosos na tomada de crédito, em função das altas taxas de juros que estão à espreita. “Mesmo em épocas em que os gastos são elevados, como as festas do final do ano de 2022, os brasileiros sabem que janeiro é um período em que muitos tributos devem ser quitados, por isso optam pelo consumo por necessidade para não iniciarem o ano com o orçamento comprometido”.

Variação anual também registra baixa

Na análise da variação anual, o mês de dezembro marcou uma queda acentuada, de -31,6% em comparação com o mesmo mês do ano anterior (11,6%). Inclusive, o declínio foi ilustrado em todas as faixas salarias, totalmente o contrário do que foi registrado em dezembro de 2021. Veja o levantamento completo nos gráficos a seguir:

Demanda dos consumidores por crédito Variação anual
Fonte: Serasa Experian

Demanda dos consumidores por crédito Por renda mensal
Fonte: Serasa Experian

Demanda por crédito cai em todas as unidades federativas

Todas as Unidades Federativas (UFs) brasileiras registraram queda na busca dos consumidores por recursos financeiros em dezembro de 2022. O destaque foi para o Amapá com a diminuição mais expressiva (-41,1%) e o Amazonas com a menos 25%. Confira o detalhamento de UFs abaixo:

Demanda dos consumidores por crédito Variação anual por UF
Fonte: Serasa Experian

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Empregamos cerca de 21.700 pessoas em 30 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.