Segmento de Bancos e Cartões foi o foco dos golpistas com cerca de 210 mil movimentações suspeitas.

O primeiro mês do ano foi marcado por 375.372 movimentações suspeitas. De acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, a população brasileira sofreu uma tentativa de golpe a cada 7 segundos, o que representou um aumento de 16,4% quando comparado com o primeiro mês de 2021.

O recorte por segmentos mostrou que a maior parte das tentativas de golpes digitais aconteceram em Bancos e Cartões, setor que registrou 210.979 ataques e um crescimento de 21,4% no comparativo com janeiro de 2021. As Financeiras também tiveram grande representatividade dentro do total (72.311), sendo o setor com maior expansão no ano, com alta de 31,1%. Ainda sobre a variação anual, apenas Varejo e Telefonia tiveram queda, essas de 16,2% e 24,9%, respectivamente. Confira no gráfico e tabela abaixo os dados na íntegra:

Para o Diretor de Soluções de Identidade e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian, Jaison Reis, o consumidor precisa se manter atento, uma vez que as movimentações suspeitas devem continuar em alta e os tipos de golpes são constantemente atualizados. “Existem diversos métodos para se prevenir de ataques digitais. Tomar cuidado com o compartilhamento de informações pessoais é o primeiro passo, principalmente quando falamos sobre bancos e cartões, já que o segmento é muito visado pelos golpistas por proporcionar um retorno financeiro eficaz”.

Dentre as pessoas atingidas pelas tentativas de golpes a maior parte tinha entre 36 e 50 anos (36,1%). Em sequência estavam os consumidores com 26 a 35 (27,5%) e os de 51 a 60 anos (14,1%). As vítimas de até 25 anos representam 11,3% do total e apenas 11,0% das pessoas tinham mais de 60 anos.

A análise por região marcou destaque para a Sudeste, com 195.951 das movimentações suspeitas, crescimento de 17,0% em relação ao mesmo mês de 2021. Todas as outras regiões brasileiras também marcaram alta no ano a ano. Em ordem decrescente estão: Nordeste (16,4%), Sul (15,9%), Centro-Oeste (15,8%) e Norte (14,3%). 

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.


Serasa Experian

 A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

 A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.000 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.