Setor de “Serviços” segue responsável pelo maior volume de requisições

Segundo os dados do Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian, abril de 2024 registrou 184 requisições, O dado representa um crescimento de 0,5% nos pedidos de recuperações judiciais em comparação com o mês anterior Confira o gráfico abaixo com as informações mês a mês:

Gráfico da Serasa Experian com os números de pedidos de recuperações judiciais mês a mês atualizado até abril de 2024
 

“O número de recuperações judiciais reflete o ambiente de dificuldade financeira que as empresas estão vivendo atualmente, ainda refletindo as taxas de juros no país que, embora tenham sido reduzidas, ainda impactam os caixas das empresas, que se veem em dificuldade para se reorganizar financeiramente. Enquanto a inadimplência não cair, o que envolve negociações com credores e a implementação de estratégias para aumentar a receita e cumprir com pagamentos, as RJs continuarão subindo”, explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

A análise também revelou que o setor de “Serviços” foi o que mais demandou por recuperações judiciais, mostrando aumento na comparação anual. “Comércio” ficou em segundo lugar e, na sequência, “Indústria” e o setor “Primário”. Confira na tabela a seguir os dados de cada segmento:

Tabela da Serasa Experian com as quantidades de pedidos de recuperação judicial dividido por setor em abril de 2024
 

Ainda segundo o Indicador de Falências e Recuperações Judiciais da Serasa Experian, na visão por porte, foram as “Micro e Pequenas Empresas” que lideraram os pedidos de recuperações judiciais, com 144 requerimentos. As grandes empresas tiveram menor expressão em abril. Veja, na tabela abaixo, a comparação por segmento:

Tabela da Serasa Experian com pedidos de recuperação judicial dividido por porte da empresa atualizado em abril de 2024
 

Pedidos de falências voltam a crescer

Em abril, foram registrados 90 pedidos de falência de companhias, um crescimento de 69,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. As “Micro e Pequenas Empresas” tiveram o maior número de requisições (53) seguidas pelas “Médias Empresas” (24) e “Grandes Empresas” (13). Na visão por setores, o “Primário” não marcou solicitações, já “Serviço” apontou 38, “Comércio” 33 e “Indústria” 19.

Serasa Experian ajuda empreendedores contra a inadimplência

Um dos principais motivos para as empresas terem dificuldade em pagar suas dívidas é por sofrerem inadimplência de seus próprios clientes. Por isso, a ferramenta da Serasa Experian de Recuperação de Dívidas dos clientes possui todo um aparato de cobrança, negativação e ganho de eficiência com mais agilidade. Tudo isso respaldado pela base nacional de negativados da Serasa Experian e que preza pelo bom relacionamento entre empresas e consumidores. Mais informações estão disponíveis na página oficial da Serasa Experian.

Mais informações disponíveis no site oficial da Serasa Experian.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações Judiciais é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.


Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.