Levantamento global também considerou as funções que mais aprimoram a experiência do consumidor na interação digital

São Paulo,12 de junho de 2019 – De acordo com a última pesquisa Global de Fraude e Identidade, realizada pela Experian, 85% dos brasileiros que realizaram transações bancárias online em 2018 consideram a facilidade de navegação na plataforma e a visível demonstração de segurança (como login e senha, alertas) os elementos mais importantes nas interações com as instituições financeiras. Se comparado aos outros países ouvidos no estudo, Brasil e Colômbia são os que mais dão importância a todos os quesitos perguntados. Para este levantamento, a companhia ouviu mais de 10 mil consumidores e mil empresas em 21 países.

 

Ainda relacionado à questão da segurança, 82% dos brasileiros disseram obter facilidade ao reportar perda ou roubo de cartões e suspeitas de fraude, 78% mencionaram a biometria, 77% gostam da possibilidade de visualizar múltiplas contas com um único login e 76% se sentem mais seguros com a confirmação instantânea de um número para transação.

Em relação ao uso de tecnologias mais avançadas de autenticação, a biometria liderou as respostas no quesito confiança em relação à segurança das operações de online banking, 76% mencionaram o reset de senha quando solicitado e 74% o bloqueio de senha após várias tentativas erradas.

“O investimento feito pelo setor teve reflexo direto e positivo na visão dos consumidores e isso pode ser comprovado uma vez que 32% dos brasileiros entrevistados disseram que “confiam totalmente” nas instituições financeiras.”, diz o diretor de Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Eduardo Castro.
No cenário global, o nível de confiança nas instituições financeiras chega a ser três vezes maior do que em lojas de varejo online (sites e aplicativos). No Brasil, a diferença chega a 19 pontos percentuais (2,5 vezes maior).

A pesquisa da Experian também apurou que o método de segurança que os consumidores mais confiam na hora de se protegerem contra ameaças de fraudes online ainda é a senha.

“No relacionamento online, seja no segmento dos bancos, no varejo ou demais atividades, fará cada vez mais diferença para o negócio a capacidade de conquistar confiança com a redução de riscos de fraudes e o uso transparente e inteligente de dados pessoais, para entregar experiências que façam sentido para o consumidor”, acrescenta Castro.

Metodologia
A pesquisa Global Identity and Fraud Report realizada pela Experian ouviu 10.892 consumidores entre 18 e 69 anos, em 21 países de todas as regiões do planeta. Também participaram do levantamento 1.097 empresas com receitas anuais médias que totalizaram US$ 3,4 trilhões, dos quais US$ 2,3 trilhões foram gerados por meio de canais digitais. Foram analisados ainda cerca de 40.000 dispositivos, 85.000 contas virtuais e mais de 480.000 transações eletrônicas realizadas em 2018. A íntegra da pesquisa Global Identity and Fraud Report pode ser acessada pelo link: https://www.serasaexperian.com.br/conteudos/estudos-e-pesquisas/pesquisa-global-2019-de-fraude-e-identidade/