Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268,83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 3,47

No mês (em milhões) 1,11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268,83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 3,47

No mês (em milhões) 1,11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Marketing

12 técnicas de vendas para conquistar mais clientes

Confira nossas 12 técnicas de vendas e algumas ferramentas para conquistar mais clientes. Aumente seus resultados, saiba como!

12 técnicas de vendas para conquistar mais clientes

Para um negócio ter sucesso e aumentar sua conversão, é necessário que os colaboradores da empresa se desenvolvam em técnicas de venda, entendam a fundo sobre o produto e saibam lidar com diversos perfis de cliente. Dessa maneira, podem estudar métodos e abordagens que deixam esse processo mais natural, fluindo com mais facilidade. Assim, o cliente se sente mais confortável para realizar suas compras e fica satisfeito com o serviço prestado. Portanto, compreender sobre a necessidade e buscar se aprimorar é um fator crucial para evoluir nos negócios. Pensando nisso, a Serasa Experian separou 12 técnicas de vendas para te ajudar. Continue conosco e aproveite a leitura!

1. Conheça o produto em detalhes

O primeiro passo é essencial, pois sem esse entendimento, é muito difícil de realizar uma simples venda. O conhecimento sobre o produto faz muita diferença. Quanto mais o consultor de vendas souber sobre o que está vendendo, destacando as qualidades, como funciona e tópicos extras, maiores são as chances de conversão! É nítido na fala de uma pessoa, se ela entende mesmo do produto ou não. Dessa maneira, é preciso falar com segurança, estudar os produtos e ter certeza dos dados repassados aos clientes. Para os colaboradores compreenderem mais sobre o produto, é fundamental a empresa passar todas as informações em treinamentos constantes. Tal como o material fabricado, o tempo de garantia, como utilizar, entre outros dados úteis à venda. Planejamento de marketing: entenda como funciona e como fazer.

2. Saiba o máximo de informações possível sobre o cliente

Para alguns segmentos, a venda se torna um processo mais demorado, sendo necessário conduzir o cliente em uma jornada de compra assertiva até a concretização da venda. Para isso, é preciso aproveitar ao máximo para aumentar a conversação e coletar mais dados sobre o seu comportamento de consumo, deixando-o mais próximo da marca. Dessa forma, você consegue entender melhor sobre ele, conseguindo ajustar seu discurso para mudar o rumo da venda, caso seja necessário.

3. Ajude o consumidor a entender o que ele precisa

Às vezes, acontece do cliente desejar comprar algo, mas conforme a conversa se desenrola, o vendedor consegue entender que o cliente está precisando não é aquele item que almeja comprar. A partir desse ponto, cabe ao vendedor mostrar outra opção ao cliente, o item que faz mais sentido para ele, mostrando os benefícios e o motivo para adquiri-lo.

4. Venda soluções, não produtos

Esse é um ponto-chave que muitos vendedores erram. Enquanto ficam pensando apenas em finalizar a venda, falando apenas do produto, se esquecem de focar na solução. Mesmo quando o cliente já saiba a solução, quando o atendente reforça a mensagem, as chances de finalizar a venda são muito maiores. Isso ocorre, visto que, ao oferecer uma solução para o comprador, ambos já se conectam rapidamente, entrando em um fluxo melhor para a conversão.

5. Planeje argumentos para possíveis objeções do cliente

Muitas vezes, os clientes colocam empecilhos na compra, elencando possíveis defeitos, como se o produto não funcione para ele. Ou, até mesmo aspectos menos relevantes podem influenciar a desistência da compra, como a cor ou até mesmo o design do produto. Dessa maneira, já tenha em mente possíveis soluções para os produtos, confira quais cores existem no estoque, quais modelos estão disponíveis e ofereça o que o comprador deseja. De forma geral, entenda o que você tem para vender e como consegue suprir e contornar uma possível objeção do cliente. Aproveite e leia também: Persona: o que é, como funciona e como definir para sua empresa.

6. Exercite a escuta ativa

A escuta ativa faz com que o comprador se sinta mais confortável durante a venda, assim, deixe-o falar mais, ouça-o com atenção e mostre empatia. Pode parecer uma técnica simples, mas faz muita diferença. As pessoas gostam de ser ouvidas, e quando isso ocorre, você ganha a confiança dela. Assim, fique atento a cada palavra, não interrompa e nem mesmo transmita que não está interessado na conversa.

7. Flexibilize o discurso de vendas e o tom da conversa

De acordo com o rumo da conversa, o vendedor pode aprimorar o discurso e entender melhor sobre o estilo de vida do seu cliente, seu poder aquisitivo e consegue mostrar mais produtos do seu interesse. Caso a conversa não saia conforme planejada, mudar o rumo e o tom se faz necessário para trazer o comprador mais próximo de você novamente. Dessa forma, se ele não gostar de um produto, mostre outras opções, pergunte o que ele pensa sobre e quais os motivos que o fazem não finalizar a compra.

8. Crie pontos de conexão e confiança com o consumidor

Esse é aquele momento para utilizar uma técnica muito conhecida, o storytelling, técnica que te auxilia a criar proximidade com o cliente. Contar uma história relacionada com o produto, como ele ajudou pessoas e alguns acontecimentos essenciais para a marca cativa o consumidor que fica mais inclinado para a compra. Com essa conexão criada, a empatia aumenta e pode se tornar um gatilho de venda movido pela afinidade entre as partes.

9. Nunca subestime o cliente

Não pense que o cliente não sabe nada sobre um assunto! Atualmente, é comum que as pessoas façam muitas pesquisas sobre os itens, as especificações, modelos, fabricantes e muito mais. Não é porque a pessoa está fazendo uma pesquisa que não sabe sobre. Assim, novamente, ouça o cliente e entenda o que ele sabe e complemente a informação. Leia mais: Público-alvo: exemplos e como descobrir o da sua empresa.

10. Utilize estratégias de marketing

Boa parte das estratégias de vendas são movidas por gatilhos mentais, uma técnica que se torna muito eficiente para a compra. Dessa forma, podemos utilizar os mais conhecidos para efetuar vendas:

  • urgência;
  • confiança;
  • escassez;
  • prova social;

Aproveite e confira nosso post completo sobre o assunto: Gatilhos mentais: conheça quais são e como usar no copywriting?

11. Garanta um bom atendimento pós-venda

Não é porque o processo de venda se encerrou que você nunca mais verá o cliente, claro que isso pode acontecer, mas não fique com essa impressão. Quando um atendimento é bom, o cliente se sente confortável, ele voltará a fazer negócios com a empresa para adquirir um novo item, visto que teve uma boa experiência. Portanto, tenha um processo de pós-venda efetiva e mantenha um canal de comunicação aberto com seus clientes.

12. Adapte as técnicas de vendas para cada canal: e-commerce, e-mail, WhatsApp e redes sociais

Além disso, não fique preso em seguir técnicas à risca, — adapte-se! Use esses passos e adéque conforme a necessidade e o canal de venda utilizado.

- Audiências Digitais: uma ferramenta para anúncios digitais

O Audiências Digitais é uma segmentação que auxilia a entender ainda mais o seu público-alvo. Com ela, a empresa consegue executar campanhas com mais qualificadas. Essa é uma ótima maneira para entender como entender seus clientes e aumentar a sua prospecção. Ações de marketing: 8 ações que você precisa conhecer e investir! Leia depois! Portanto, utilizar e aprimorar as técnicas de vendas é fundamental e vai ajudar tanto o colaborador como a empresa. Assim, é garantido ao cliente um atendimento melhor, mais humanizado, além de aumentar a conversão da instituição. Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o blog da Serasa Experian e confira mais conteúdos sobre técnicas de vendas e marketing!

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