Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

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Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

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Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

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Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

Saiba como usar o WhatsApp Business para vendas

Saiba como usar o WhatsApp Business para vendas... Saiba mais!

Saiba como usar o WhatsApp Business para vendas

Já pensou em usar o WhatsApp Business para vendas em sua empresa? Esse aplicativo de comunicação tem ampla penetração no mercado, sendo utilizado por 92% dos brasileiros. Ou seja, há um grande volume de potenciais clientes nessa rede social. Diante desse dado, a pergunta que você deve se fazer é: por que ainda não estou explorando isso? Afinal, essa ferramenta apresenta diferenciais competitivos aplicáveis a toda a jornada de consumo. Não dá para ignorar, certo? Então, confira como aproveitar ao máximo essa solução em seu empreendimento!

O que é WhatsApp Business?

Trata-se da versão corporativa do aplicativo de mensagens instantâneas com o mesmo nome, que oferece soluções para pequenas empresas se comunicarem com seus clientes. Essa aplicação se conecta diretamente com o WhatsApp Messenger utilizado por pessoas físicas, aumentando a acessibilidade digital ao seu empreendimento. Para os negócios que pretendem lançar mão do WhatsApp Business para vendas, atendimento e marketing, essa ferramenta conta com funcionalidades, como:

  • perfil corporativo em que as informações comerciais ficam expostas;
  • envio de textos automáticos e pré-programados, agilizando a comunicação;
  • tags para classificação dos contatos e das conversas;
  • métricas para acompanhar e avaliar processos ou resultados;
  • intermediador de transações financeiras, possibilitando o recebimento via app;
  • catálogo de produtos e serviços, com fotos, preço, descrição e um link individual.

Por que usar o WhatsApp Business para vendas?

Aplicar o WhatsApp Business para vendas proporciona vantagens e diferenciais para as empresas. Conheça a seguir as principais!

Facilita o atendimento ao cliente

Manter uma conversa clara a distância é o maior receio dos empresários quando começam a vender online. Por isso, mesmo quem utiliza marketplaces, e-commerces ou tem uma loja virtual própria opta pelo WhatsApp para responder às questões do seu público. A grande vantagem dessa ferramenta em relação a outros chats é que grande parte do mercado consumidor já baixou e se cadastrou. Ou seja, não há a necessidade de o cliente preencher seus dados ou fazer downloads para tratar diretamente com o negócio.

Melhora a experiência do usuário

Não dá para negar que a facilidade de comunicação melhora a experiência do usuário. Mas isso é só um dos elementos que tornam a aplicação do WhatsApp Business para vendas uma boa escolha a fim de agradar os clientes. Um exemplo é a integração do aplicativo via API com outras ferramentas que fazem a gestão do relacionamento com o consumidor. A partir dessa ação, todas as informações são armazenadas em um só lugar, eliminando a necessidade de repetições e tornando as interações mais eficientes. Ademais, ao possibilitar o acompanhamento de métricas sobre a qualidade e efetividade dos processos pelo empreendimento, o gestor passa a contar com dados para embasar suas decisões, direcionado esforços ao que realmente agrega.

Aumenta a capacidade de atração

Disponibilizar um número de WhatsApp Business aumenta sua

presença digital e, com isso, as chances de o cliente entrar em contato, uma vez que não é um canal apenas associado às vendas, servindo para tirar dúvidas, realizar atendimentos etc. Por outro lado, se a interação inicial parte do empreendimento, o público tem a possibilidade de responder quando puder, sem perder tempo ou deixar de retornar, apenas dando continuidade ao que foi dito anteriormente.

Amplia a proximidade com o cliente

A ampla gama de mídias que podem ser enviadas pelo app — imagens, áudios, vídeos ou texto — abre um leque de opções para o negócio elaborar campanhas e criar fluxos de nutrição pelo canal, conforme o perfil de cada potencial comprador. Com isso, promove-se uma aproximação, que se aprofunda com a humanização e a informalidade das conversas pelo aplicativo.

Garante maior rapidez e abrangência

Outro diferencial do WhatsApp Business é a capacidade de fazer múltiplos contatos ao mesmo tempo, agregando agilidade e abrangência ao processo de vendas. Assim, sua equipe se torna mais produtiva e obtém melhores resultados.

Como usar o WhatsApp Business para vendas?

Com tantas vantagens, é hora de colocar mãos à obra e implementar o uso do WhatsApp Business para vendas em sua empresa, não é mesmo? Veja como!

Tenha um botão de WhatsApp nos demais canais

Logo de cara, se um potencial cliente encontrar sua empresa online, um botão de WhatsApp aumenta as chances de ele contactar seu negócio. A partir disso, sua equipe começa a construir uma relação com interações e conteúdos, conduzindo o público pela jornada de compra até a aquisição.

Integre com outras soluções por meio de APIs

A versão paga do WhatsApp Business oferece uma API que pode integrar esse aplicativo a diversas soluções, como CRMs, plataformas de gestão de marketing etc. Dessa forma, essa rede social passa a contribuir para elaboração das métricas da empresa e a permitir que suas informações norteiem as estratégias empresariais.

Faça listas de transmissão

Na hora de nutrir os potenciais compradores com conteúdos, as listas de transmissão devem ser escolhidas. Com elas, as informações são enviadas para diversos usuários ao mesmo tempo, mas chegam individualmente, gerando uma percepção de valorização pelo cliente.

Organize os contatos com tags

Uma funcionalidade do WhatsApp Business que é ideal para qualificar suas vendas são as tags, que permitem categorizar os contatos. Como é viável criar até 20 etiquetas personalizadas, organizar os potenciais compradores por estágio na jornada, perfil ou preferências fica fácil.

Defina métricas para análise

Quando se utiliza o WhatsApp Business para vendas ou divulgação, é preciso acompanhar os resultados. A própria plataforma do aplicativo fornece algumas métricas de desempenho das mensagens. Porém, quando integrado a soluções de gestão do relacionamento com o consumidor, a empresa consegue ter uma visão completa.

O que é preciso evitar?

Se por um lado, a aplicação do WhatsApp Business para vendas cria muitas oportunidades para o negócio, alguns erros podem acabar com elas rapidamente. Portanto, é preciso evitar:

  • esquecer de fazer backup, abrindo uma brecha para que informações importantes sejam perdidas;
  • não personalizar as conversas, colocar o cliente em grupos ou demorar para responder, deixando-o com a sensação de que não é valorizado;
  • enviar mensagens em excesso, com muitas imagens, emoticons, gifs, conteúdo irrelevante ou sem planejamento, levando o público a ignorar os contatos;
  • preferir conversas por áudios ou em horários inconvenientes, reduzindo a taxa de abertura;
  • usar textos quebrados, com erros de português e em linguagem inadequada, passando uma imagem equivocada.

Como visto, usar o WhatsApp Business para vendas em sua empresa aumenta o volume de público que pode ser atingido, amplia a capacidade do negócio de interagir, entrega um atendimento melhor e eleva a eficiência dos processos. Ou seja, fornece diversas vantagens competitivas que um empreendimento que visa crescer não deve ignorar. Já que a imagem é tão importante, confira este conteúdo sobre os fatores que impactam a reputação das empresas e obtenha diferencial nisso também!

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