A pouco tempo da entrada em vigor da Lei de Proteção de Dados Pessoais, ainda é comum em empresas de diversos portes e segmentos algumas dúvidas em relação à LGPD, como:

“Como demonstrar a importância do tema dentro da companhia?”

“Como convencer a diretoria/board sobre a necessidade de adequação?”

Para responder esses questionamentos, é necessário analisar alguns contextos:

Cenário global – Muitos países como EUA, Canadá, México, Reino Unido, Argentina e Chile, já possuem legislações específicas sobre proteção de dados pessoais e diversos outros estão em vias de implementar regras mais claras sobre o tratamento de dados, como é o caso do Brasil com a entrada em vigor da Lei nº 13.709/2018. Esse contexto reforça uma preocupação global com o tema de proteção de dados na era da informação, onde os titulares estão cada vez mais conscientes da utilização de seus dados pelas empresas.

Cenário local – Há alguns anos, pouco se falava sobre o uso de informações pessoais pelas empresas. As pessoas também não tinham acesso às tecnologias que hoje são oferecidas por meio da internet, smartphones e outros gadgets. Essa conexão entre as pessoas e o ambiente digital é o que gera hoje grande parte do volume de dados. Gradativamente é possível constatar uma mudança de comportamento no mercado e perceber que a preocupação com a proteção e transparência no uso dos dados está ganhando cada vez mais força e, com isso, as empresas que não se adequarem à LGPD podem ficar menos competitivas e perder espaço no mercado.

Penalidades – A legislação traz algumas penalidades para infrações cometidas pelos agentes de tratamento. É importante ressaltar que as penalidades não são aplicáveis apenas em casos de vazamentos, mas, também, por qualquer infração à legislação como um todo.

Esse contexto deixa claro que a LGPD é um tema extremamente relevante e que a proteção de dados pessoais é uma tendência mundial. E a sua empresa, já iniciou a jornada de adequação?

A proteção dos dados pessoais e o cuidado no tratamento das informações são temas recorrentes na Serasa Experian há 50 anos. Saiba mais sobre a LGPD clicando aqui.

* Por Lucas Oliveira, Gerente de Gestão de Dados da Serasa Experian