Os pagamentos digitais geraram uma nova maneira de realizar a compra de produtos ou contratação de serviços, já que os consumidores agora têm a opção de não portar cartões físicos de crédito e de débito e nem cédulas de dinheiro para realizar transações para diferentes empresas e pessoas.

Além da praticidade e comodidade, a popularidade desse tipo de operação financeira também se deve ao fato de que ela pode ser feita em questão de segundos com o próprio celular, um item de bolso que já faz parte do dia a dia de grande parte dos brasileiros para interação com marcas e bancos.

Nessa esteira de novidades no sistema de pagamentos que ganharam adesão popular nos últimos anos, com maior presença de consumidores no ambiente online, a carteira digital tem conquistado cada vez mais adeptos em todo o mundo, inclusive no Brasil. Neste conteúdo você vai ficar sabendo por quê.

O que são Carteiras Digitais?

As carteiras digitais também são chamadas de carteiras virtuais ou de e-wallets e representam os cartões online que acabam com a necessidade de se usar uma carteira física para carregar documentos e cartões impressos.

Elas podem ser acessadas por computador, celular, smartwatches e outros dispositivos inteligentes para compras de produtos e serviços em lojas físicas ou online. Há também a possibilidade de fazer pagamentos por aproximação, por meio do NFC (Near Field Comunication).

É importante ressaltar que as carteiras digitais não são a mesma coisa que contas digitais ou pagamentos online, mas sim uma modalidade de serviço financeiro que também tem a opção de realizar operações online.

Como funcionam as Carteiras Digitais?

A carteira digital é um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente em lojas da Apple Store ou Google Play. A ferramenta pode ser usada para pagamentos em lojas físicas, apps e sites de e-commerces que disponibilizem esse tipo de operação. Normalmente, aparece a opção de fazer a transação com carteira digital na hora de escolher o modo de pagamento.

As carteiras digitais ainda são utilizadas para concentrar cartões de embarque de companhias aéreas, cupons, reserva de hotéis, documentos e ingressos de eventos, shows e cinema etc. Um outro recurso é o armazenamento de criptomoedas (moedas digitais).

Também é possível acrescentar à carteira digital os cartões de vale alimentação ou vale refeição, dispensando o uso da versão física. Outra possibilidade é pagar o transporte público.

Esse tipo de tecnologia tem ganhado cada vez mais a confiança dos usuários, por concentrar dados pessoais e financeiros, oferecendo mais segurança e praticidade em transações.

As carteiras digitais oferecem recursos e benefícios diferentes, por isso é necessário se atentar aos recursos que cada empresa oferece. Até por isso é comum que uma pessoa tenha mais de uma carteira digital para atender às diferentes necessidades.

As carteiras digitais são seguras?

Sim, pois os dados pessoais e financeiros não são salvos nas carteiras digitais. Além disso, os pagamentos feitos por esse sistema são criptografados, ou seja, as informações fornecidas pelo consumidor são transformadas em códigos e não são compartilhadas ou acessadas pelas empresas de carteiras digitais.

Há dados que também mostram que as carteiras digitais são confiáveis. Segundo a Pesquisa Global Insights da Experian de 2022, consumidores em todo mundo valorizam a velocidade e a segurança das carteiras digitais e as usam com a mesma frequência que os cartões de crédito tradicionais.

O estudo indica que 87% dos brasileiros entrevistados consideram a ferramenta segura. O resultado entre consumidores globais foi de 72%.

Ainda de acordo com a pesquisa, 62% dos consumidores globais haviam dito que usaram carteiras digitais nos últimos 6 meses. No Brasil, esse número chegou a 67%.

Outro ponto de destaque da pesquisa é a confiança dos usuários em pagamentos feitos por meio de códigos QR, que também podem ser feitos por meio das carteiras digitais. No Brasil, 82% das pessoas se sentem seguras ao realizar este tipo de transação. Já a média de todos os países ouvidos é de 65%.

A pesquisa da Experian ouviu 6 mil consumidores e 2 mil empresas de 20 países para entender como é interação online de clientes com as marcas.

Quais as vantagens em utilizar uma carteira digital?

As carteiras digitais simplificam a jornada do cliente, pois a torna mais ágil, segura e fluída. Isso é importante, já que pesquisas da Experian mostram que consumidores desejam uma experiência online positiva e que os principais fatores que contribuem para isso são sentir segurança e conveniência no acesso a produtos ou serviços.

Essa tecnologia oferece comodidade, porque não é necessário digitar os dados pessoais ou financeiros a cada transação, uma vez que foi já foi realizado o cadastro do cliente. Além disso, quem tem carteira digital não precisa se preocupar em levar dinheiro ou cartões físicos para compras presenciais.

Há mais praticidade também, porque não é necessário baixar diversos apps de determinadas marcas para contratar alguns produtos e serviços, já que é possível fazer as transações por meio da própria carteira digital. Em algumas opções de carteiras há ícones específicos de lojas oficiais, então é muito mais simples fazer uma operação.

Outra vantagem das carteiras digitais é a possibilidade de ter maior controle e organização sobre as movimentações financeiras. A pessoa também não deixará de fazer um pagamento se esquecer a sua carteira física, pois é só ter o smartphone em mãos.

As carteiras digitais também são acessíveis e auxiliam na questão da inclusão financeira, pois não é necessário vincular um cartão de crédito para que seja feita uma transação. Por isso, elas funcionam como uma ótima alternativa de sistema financeiro para consumidores que não têm acesso a serviços bancários tradicionais, empréstimos e cartões de crédito.

Uma curiosidade é que com a popularidade das carteiras digitais, alguns bancos também estão começando a disponibilizar a opção em seus sistemas.

Quais as vantagens de as empresas aceitarem pagamentos com carteiras digitais?

Como a adesão da carteira digital costuma ser gratuita para o consumidor, o recurso também costuma apresentar vantagens para as empresas, como fidelização do cliente, menos gastos com taxas operacionais para maquininha de cartão ou pagamentos parcelados no cartão de crédito.

Com mais conveniência e sem burocracia para o consumidor, esse tipo de pagamento também pode impulsionar as vendas. As empresas e empreendedores ainda conseguem realizar cobranças a terceiros com as carteiras digitais.

Há empresa de sistema de pagamento que até vincula as suas maquininhas com a carteira digital que oferece. Com as carteiras digitais, as empresas conseguem se relacionar com o público desbancarizado.

Como escolher a melhor carteira digital para você?

Além de realizar pagamentos sem a necessidade de andar com dinheiro em espécie, as carteiras digitais oferecem outros recursos atrativos, mas eles variam de acordo com cada marca.

Alguns dos benefícios para o consumidor são:

• Cashback (retorno para o consumidor de um percentual do valor da compra
• Recarga para celular
• Saldo da carteira com rendimento automático
• Conversão de moedas para compras fora do país
• Possibilidade de adicionar cartão de débito de alguns bancos
• TED e DOCs grátis e ilimitados
• Pix
• Pagar por QR Code
• Cartão de crédito internacional sem pagamento de anuidade
• Pontuação em programas de recompensa/fidelidade
• Possibilidade de pagar aplicativo de corridas
• Contratação de seguros
• Empréstimos pelo próprio app
• Saques em caixa eletrônico
• Pagamento de transporte público
• Pagamento de pedágios
• Parcelamento de boletos
• Reembolso do valor do frete
• Cartão pré-pago isento de taxas
• Pagamento por aproximação
• Pagamento de contas de consumo
• Cupons para abastecimento de combustível
• Divisão de pagamento com outras pessoas
• Possibilidade de criar uma conta corrente
• Pagamento de consultas e exames médicos em plataforma de saúde

Sendo assim, a escolha da melhor carteira digital está relacionada ao perfil do cliente e o que ele acredita trazer mais vantagens e comodidades para o seu dia a dia.

As empresas de carteiras digitais mais populares são Paypal, Ame, PicPay, Pagseguro e Mercado Pago. Há também os apps Google Pay e Samsung Pay, para usuários de Android, e Apple Pay, para usuários de iPhone ou Apple Watch.

Qual a percepção dos brasileiros sobre as carteiras digitais?

Os consumidores brasileiros buscam uma mescla de funcionalidades em uma mesma ferramenta e a adesão varia conforme os benefícios que ela oferece.

De acordo com estudo realizado pela Serasa em parceria com o Opinion Box com usuários de carteiras digitais no Brasil em 2021, os consumidores procuram por diversidade de benefícios e serviços e também não se importavam com a quantidade de players. Entre os entrevistados, 67% tinham 3 ou mais carteiras digitais.

Questionados sobre o uso da carteira digital para determinados tipos de pagamentos, a recarga de celular e o pagamento de contas de cartão de crédito foram os que mais se destacaram no momento da pesquisa.

O cashback é o primeiro fator que leva as pessoas a experimentarem a carteira digital, segundo o estudo. As 3 funções essenciais das carteiras digitais para eles era o cashback, pagamentos e transferências. Outro ponto interessante da pesquisa é o que os entrevistados disseram que o fato de ter dívidas não os impede de ter uma carteira digital.

Alguns números relevantes do estudo:

  • 80% dos entrevistados já conhecem as carteiras digitais. Elas estão entre os meios de pagamento mais populares atualmente.
  • 63% dos brasileiros que conhecem carteiras digitais utilizaram o serviço recentemente.
  • 53% dos entrevistados que são usuários de carteira digital consideram o cashback a função mais importante deste meio de pagamento.
  • Região Sul é a que mais conhece e a Região Norte é a que menos conhece esse meio de pagamento.

Como as empresas podem evitar fraudes com carteiras digitais?

A transação com a carteira digital normalmente é realizada após autenticação com senha ou biometria facial, por isso é importante que as empresas de carteiras digitais contem com soluções de autenticação e prevenção à fraude para identificar se o usuário é realmente quem diz ser.

Com mais pessoas realizando transações no ambiente digital, os criminosos também veem novas oportunidades para golpes. A Juniper Research, uma das principais empresas de análise global no setor de tecnologia móvel e digital, prevê que o prejuízo com fraudes em comércio eletrônico ultrapassará 52 bilhões de dólares em 2025.

A combinação de soluções antifraude evita que um fraudador que esteja com o celular de um consumidor legítimo ou que tenha praticado o golpe de ATO (Account Takeover), mais conhecida como invasão de contas, acesse as carteiras digitais se passando pelo verdadeiro usuário.

Por isso, as instituições precisam ter estratégias muito bem definidas de verificação de identidade e prevenção de fraudes para encontrar o equilíbrio entre experiência do usuário e segurança.

Esse cuidado com o cliente e com os negócios independe do porte da empresa e do segmento, já que com as carteiras digitais é possível realizar diversos tipos de transações, desde carregar um celular até comprar um computador.

Quais são os desafios das empresas com novas formas de pagamento?

É importante que as empresas estejam preparadas para lidar com os desafios que surgem com a popularização dos pagamentos digitais, equilibrando a experiência online com a autenticação e prevenção à fraude.

Por isso, conforme os consumidores aumentam sua presença online e estabelecem fortes hábitos digitais, é necessário oferecer a eles novas formas de fazer login com segurança e proteger suas contas e dados. As empresas também precisam procurar tecnologias que integrem vários recursos e forneçam respostas simples e coerentes aos usuários, permitindo atender melhor às expectativas do consumidor em termos de segurança, privacidade e conveniência.

A Serasa Experian oferece soluções automatizadas que podem ser combinadas e aplicadas em diversas etapas da jornada, adequando-se à necessidade de cada empresa. A autenticação contínua como método de prevenção à fraude é fundamental para que haja proteção no onboarding (cadastro), no login e na transação.

 

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