Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

Pós-venda: garanta o “volte sempre!” no atacado

Como fazer pós venda no atacado? Confira aqui algumas dicas para implementar um pós-venda mais eficaz e manter clientes:

Pós-venda: garanta o “volte sempre!” no atacado

Fornecer uma experiência agradável durante todo o processo de compra faz toda a diferença para conquistar e manter clientes. A experiência se intensifica quando o cliente começa a usar o produto/serviço que comprou. É aí que a pessoa forma, realmente, opinião sobre a marca. No setor atacadista/distribuidor, essa experiência começa em quem compra diretamente de você, mas se estende até o consumidor final. Por isso que, no pós-venda do atacado, é necessário mapear a experiência em vários pontos desse processo. Confira aqui algumas dicas para o atacadista implementar um pós-venda mais eficaz.

O que é pós-venda? 

Por definição, pós-venda é a etapa do processo comercial que acontece após a compra e consiste em avaliar a satisfação do cliente com a experiência, oferecer manutenção do item comprado e/ou vantagens para ele comprar de novo. É a fase em que se busca fidelizar o cliente e garantir que ele volte a comprar, continuamente, de você.

Tenha seus clientes cadastrados

Construir um banco de dados com informações de contato dos seus clientes é o primeiro passo para se ter um pós-venda eficiente. Você aciona esses contatos para gerar um relacionamento e alertar os clientes de promoções ou lançamentos que podem gerar uma recompra. No ramo atacadista, o cliente é muito habituado a se cadastrar, mas o ideal é conseguir mais do que só nome, telefone e e-mail da pessoa responsável pela compra. Lembre-se de que há, no Brasil, legislação  que regulamenta a captação, o armazenamento e o tratamento desses dados das pessoas (LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados). Quanto mais informação – legalizada – de contato do cliente você tiver, maiores são as chances de conseguir contatá-lo com uma abordagem omnicanal, nosso próximo assunto.

Invista em comunicação omnicanal

Todos recebemos uma quantidade enorme de mensagens no dia a dia. É uma disputa acirrada pela atenção do público! Por isso, se você quer falar com seu cliente na fase do pós-venda, o ideal é usar todos os canais que conseguir – e-mail, WhatsApp, redes sociais, sites etc. Quanto mais canais você usar, maior a chance de o cliente ser sensibilizado pela mensagem. Quando você consegue contato com o cliente, há uma ação de pós-vendas que é essencial: tentar saber como foi a experiência dele. Para isso que serve a pesquisa de satisfação, nosso próximo tópico.

Pesquisa de satisfação pós-venda

Descobrir o nível de satisfação do cliente é essencial à sua estratégia de pós-venda. Para isso, é comum usar pesquisa de satisfação, que pode ser bem simples – “assinale um dos 5 quadrados definindo o que achou da sua compra” – ou mais detalhada, pedindo opinião do cliente sobre vários aspectos. Saiba que, quanto mais detalhada a pesquisa, menos respondentes você tende a conseguir. A pesquisa pode ser um questionário online ou por meio do atendimento humano, sendo que, se optar por envolver pessoas, treinar a equipe é fundamental. Isso nos leva ao próximo assunto: treinamento da equipe.

Tenha uma equipe treinada para o pós-venda

Treinar bem a equipe é crucial para você aproveitar melhor o pós-venda. Afinal, lidar com pessoas é uma habilidade especial e, se essas pessoas forem clientes insatisfeitos, o desafio é ainda maior! O pós-venda é uma técnica essencial, que fideliza clientes, garantindo o “volte sempre!” Confira também: Atacado: como vender para novos negócios sem riscos?

Representantes Comerciais mais próximos e engajados trazem resultados superiores

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail Profissional liberal tem CNPJ? Quais são as vantagens e desafios?

Profissional liberal tem CNPJ? Quais são as vantagens e desafios?

Profissional liberal pode ter CNPJ? Entenda quando vale a pena formalizar, tipos de empresa e vantagens fiscais para atuar com segurança

Thubmnail Crediário: o que é, como funciona e vantagens para PMEs

Crediário: o que é, como funciona e vantagens para PMEs

Acesse e entenda como o crediário impulsiona vendas, fideliza clientes e fortalece pequenas empresas. Explore as vantagens e os riscos aqui!

Thubmnail Controle de estoque no Excel para pequenas empresas

Controle de estoque no Excel para pequenas empresas

Aprenda a montar uma planilha de controle de estoque no Excel e baixe um modelo gratuito para organizar seu negócio com eficiência e economia

Thubmnail Refinanciamento: renegocie dívidas e fortaleça sua empresa

Refinanciamento: renegocie dívidas e fortaleça sua empresa

Entenda como o refinanciamento pode aliviar o caixa, renegociar dívidas e fortalecer a gestão financeira de PMEs com mais segurança e planejamento.

Thubmnail O que é CNO e como emitir pelo site da Receita?

O que é CNO e como emitir pelo site da Receita?

Entenda o que é CNO e como emitir pelo site da Receita Federal para manter sua obra regularizada e a sua empresa em conformidade legal.

Thubmnail Como o DFC ajuda na gestão financeira da empresa

Como o DFC ajuda na gestão financeira da empresa

Descubra como o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC) ajuda empresas a avaliar liquidez, planejar investimentos e tomar decisões financeiras seguras.