Ter um controle eficaz e funcional dos representantes comerciais pode ser um tanto trabalhoso, porém, a boa gestão desses profissionais traz várias vantagens para o atacadista!

Afinal, como o nome já sugere, eles representam diversos aspectos da sua empresa diante dos seus públicos estratégicos.

Por isso, é fundamental trazer os representantes comerciais para perto da empresa e não estamos falando de proximidade física.

Quer entender mais sobre como engajar representantes comerciais para que eles vendam, além de seus produtos, sua marca da melhor forma possível? Confira agora!

Compartilhe conhecimento com representantes

Na maioria dos casos, os representantes não têm um horário fixo de trabalho – eles mesmos determinam a sua agenda – e, raramente, estão no espaço físico do escritório. Afinal, é “na rua” que as vendas acontecem.

Isso pode fazer com que eles se sintam afastados da empresa e não enxerguem um significado real do trabalho deles na organização.

Trabalho significativo é algo bem valorizado por profissionais de todas as áreas e é importante que você ajude seu representante a visualizar a contribuição de seus esforços para o negócio e para a sociedade.

Para isso, fornecer conteúdos sobre a sua empresa – história, missão, valores, propósito e etc. – pode trazê-lo para dentro do seu universo e essa sensação de “pertencimento” traz muitos benefícios para você e para ele.

Outra coisa que ajuda muito a trazer o representante mais para perto de você é fornecer dados sobre o mercado e, sempre que possível, trocar ideias com o profissional sobre essas informações.

Ser ouvido e sentir que sua experiência importa para fortalecer os laços do representante com a empresa, o que tende a refletir muito positivamente nos resultados do trabalho.

Só que é preciso estabelecer uma rotina para essas ações, porque, feitas com regularidade causam muito mais efeito do que esporadicamente, o que tem a ver com o assunto do nosso próximo tópico.

Estabeleça um canal regular de comunicação com representantes

O contato regular com o representante vai engajando, cada vez mais, essa peça importantíssima para seu negócio.

Por isso, estabelecer um canal de comunicação constante mantém o profissional atualizado, fazendo toda a diferença! Podem ser reuniões periódicas, bate-papos informais – mas agendados – sobre as oportunidades e sobre os desafios deles em campo, com discussão para achar soluções em conjunto.

A tecnologia deve apoiar bastante a estruturação desse canal de comunicação.

Um bom assunto para essas conversas é o estabelecimento e o acompanhamento de metas, que são o próximo tema.

Ajude o representante comercial a criar metas

Ajudar os representantes comerciais a estabelecer e acompanhar metas e objetivos, além de ser um fator de engajamento, aprimora muito sua gestão, por meio de um maior controle dos resultados e da visibilidade do desempenho de cada representante.

E para incentivá-los a bater essas metas, sem que se sintam pressionados pela cobrança, oferecer prêmios e vantagens para cada atingimento pode funcionar muito bem!

Invista na capacitação de representantes comerciais

Não é raro que o atacadista, quando pensa em capacitar seu pessoal, esqueça seus representantes.

Até por isso, quando você ajuda o representante comercial em seu desenvolvimento de carreira, patrocinando cursos, indicando palestras ou dando acesso a qualquer recurso que expanda seu conhecimento, a sensação de pertencimento é imediata.

Há muitos cursos e palestras acessíveis – e até gratuitos – sobre estratégias de vendas, comunicação, organização pessoal e uma infinidade de temas que interessam muito aos profissionais dessa área.

Tem um outro artigo neste blog em que falamos mais sobre como atrair e reter os melhores talentos. Confira! Dicas para engajar e manter seus funcionários. Chega de turnover! (parte II)

Confira também: Como o atacado pode multiplicar seu crescimento com o comércio eletrônico.