Sabemos que os atacadistas precisam lidar com dificuldades como ações dos concorrentes, variação da demanda e gestão de estoque para conseguir diferenciais que fidelizem os clientes.

Então, é sempre bom estar de olho em algumas estratégias que minimizem essas preocupações e que tragam mais segurança para o seu negócio.

Você pode conferir em nosso site os artigos que fizemos sobre as principais estratégias de implementação de

Mas vamos hoje dar dicas sobre o contrato de exclusividade, uma estratégia que garante certo faturamento fixo para o atacado e traz a tão desejada segurança entre os concorrentes.

Neste artigo iremos explicar os principais pontos positivos e negativos desse modelo de negócios e falar sobre os principais cuidados para você pensar antes de adotar em seu Atacado.

Mas primeiro vamos responder a pergunta que, provavelmente, já está na sua cabeça: “o que um contrato de exclusividade? 🤔”

O que é contrato de exclusividade no atacado?

Um contrato de exclusividade é feito a partir de um acordo formal feito entre a empresa Atacadista e o cliente, que garante a compra exclusiva de um produto ou em uma determinada região.

Essa estratégia necessita de um contrato que deixe claras as condições e o acordo das duas partes, mas é importante ressaltar que esse tipo de contrato varia muito de acordo com a negociação.

É necessário que o contrato defina bem as questões:

  • Identificação: quais são os serviços, produtos, regiões e locais que o contrato abrange;
  • Duração: o começo e o fim da exclusividade (com possibilidade ou não de renovação);
  • Responsabilidades: quais os direitos e obrigações de cada uma das partes e quais serão as medidas caso alguma delas não cumpra com o combinado;
  • Restrições: o cliente precisa se comprometer a não comprar produtos ou serviços similares durante a vigência da exclusividade;
  • Preço: estabelecer um limite de quanto pode variar o preço e sobre as formas de pagamentos;
  • Término: as condições de término e como segue a relação entre as duas empresas após o período de exclusividade;
  • Exclusividade: parece óbvio, mas é necessário que esteja claro que o contrato se trata de uma relação comercial exclusiva.

Esses pontos, são importantes para você ter uma base de como formular o contrato sem brechas que prejudiquem uma das partes.

É importante ter o auxílio de um profissional jurídico nesse processo de desenvolvimento e assinatura do contrato.

Você pode ser auxiliado por um Advogado de direito empresarial/contratual, um especialista ou consultor de negócios ou até mesmo pedir auxílio de alguma entidade de classe que o ofereça.

Cada uma dessas consultas pode te ajudar de uma forma diferente, mas todas vão servir para a mesma coisa: garantir a segurança do seu negócio.

Mas agora vamos falar de coisa boa? No próximo parágrafo, abordaremos os principais pontos positivos de se fazer um contrato de exclusividade.

Pontos positivos do contrato de exclusividade

Como já destacamos anteriormente, o contrato de exclusividade trás muita segurança e garante faturamento recorrente, porém, tem muito mais que isso!

Para o atacadista que enfrenta concorrência muito acirrada, o contrato de exclusividade fortalece sua posição diante dos concorrentes.

As oportunidades de personalização dos produtos se tornam mais acessíveis porque seu produto estará em uma área durante um tempo e os dados que você colherá poderão permitir uma maior facilidade para achar um design cada vez mais eficaz para as embalagens.

Essa personalização intensifica ainda mais a fidelização dos clientes, porque, por mais que um produto similar possa ser vendido em algum lugar perto, ele terá um desenvolvimento pensado para o público que circula pela região.

Coisa que para os seus concorrentes fazerem, é beeeem mais difícil. 😉

A proximidade entre o seu atacado e o cliente acaba sendo estreitada e possibilita uma negociação mais fácil e o desenvolvimento de promoções ou outras estratégias de vendas alinhadas de forma conjunta, até porque duas cabeças pensam melhor que uma.

Mas, como nem tudo são flores, existem argumentos contra esse contrato de exclusividade.

Problemas do contrato de exclusividade no Atacado

Assim como qualquer estratégia, é necessário avaliar os riscos e ter claro o que pode dar errado assinando o contrato de exclusividade.

Dentro dessa forma de negociação, existe um aumento da dependência do cliente/região, o que se torna um risco quando aparecem as variantes externas: o volume de compras do cliente abaixar, o produto/serviço acabar não sendo tão procurado naquela região, ou ainda não fazer o sucesso esperado com os consumidores daquele cliente.

Da mesma forma que você terá a garantia de que seu produto está em uma determinada loja, você fica limitado na questão da expansão comercial porque se surge um concorrente do seu cliente e ele começa a vender mais, você ficará preso e não poderá procurar outro cliente.

Caso o contrato seja com um cliente novo, que não tem um histórico de parceria como seu atacado, é preciso buscar informações confiáveis sobre a saúde financeira da empresa.

Você também precisa manter uma boa relação com um cliente nesse tipo de contrato: comunicação fluente, conversa transparente, franca e parceira.

Tendo os pontos bem definidos dentro do contrato, você não precisará ter tantas preocupações, porque a maioria dos maiores problemas dessa estratégia, podem ser evitados ou amenizados com as duas partes sabendo das responsabilidades.

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Até a próxima e boas vendas :)