Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

Organize o fornecimento de matéria-prima e nunca mais fique na mão

Como melhorar gestão dos fornecedores de matéria-prima? Confira agora como melhorar a qualidade do produto e satisfação dos seus clientes.

Organize o fornecimento de matéria-prima e nunca mais fique na mão

Ter uma gestão eficaz da compra de matéria-prima é uma tarefa desafiadora e complexa, mas essencial para sua indústria evitar prejuízos financeiros e de imagem no mercado. Hoje, trouxemos dicas para uma melhor gestão dos seus fornecedores de matéria-prima que repercutem na qualidade do produto e, portanto, na satisfação dos seus consumidores.

Mapeie seus processos de compra de matéria-prima

Fazer o mapeamento é ter uma visão global de todos os passos do seu processo de  compra de matéria-prima, definindo também os profissionais responsáveis por cada etapa. Com esse mapeamento, seu time consegue agir rapidamente na etapa certa em que ocorrer algum problema ou “gargalo”. Feito o mapeamento dos processos, a margem de erro cai bastante, mas o próximo tópico faz essa margem cair ainda mais: o padrão de qualidade da matéria prima.

Estabeleça (e reavalie sempre) seu padrão de qualidade da matéria-prima

Ter um padrão de qualidade bem definido para o recebimento da matéria-prima é o ponto de partida para garantir a fluidez de todo o processo de produção. Para ajudar a estabelecer esses pontos, é importante contar com especialistas que possam definir processos de análise, garantindo a avaliação também de aspectos invisíveis ao olho nu. Esses acordos e padrões entre sua empresa e os fornecedores tendem a aumentar conforme a relação for se fortalecendo ao longo do tempo. Então, como demonstraremos no próximo tópico, invista no relacionamento com seus fornecedores.

Invista no relacionamento com fornecedores de matéria-prima

Manter um canal de diálogo constante e transparente com seus fornecedores de matéria-prima acelera a resolução de problemas com a entrega (prazo, temperatura, validade, rotulagem, embalagem etc.) e incentiva que eles não voltem a acontecer. Manter uma relação próxima evita que você tenha surpresas desagradáveis, porém o que pode dar mais garantia ainda, é o assunto do nosso próximo tópico: o monitoramento de seus fornecedores.

Monitore seus fornecedores de matéria-prima

É necessário manter-se sempre atento à reputação e à situação de seus fornecedores, para não sair no prejuízo caso haja algum problema com eles. Esse monitoramento é fundamental, principalmente, em se tratando de uma matéria-prima para a qual você não tenha um fornecedor reserva, um “plano B”. O ideal é que você use ferramentas digitais que façam esse acompanhamento e emitam avisos diante de algum risco ou oportunidade.

Mantenha seu estoque de matérias-primas bem-organizado  

Manter uma boa gestão de estoque é um dos fatores mais determinantes para o sucesso de uma indústria. na última edição da nossa newsletter, falamos mais sobre esse grande desafio – confira aqui. Falando especificamente do estoque de matéria-prima, a dica principal seria mantê-lo limpo, livre de poeira e umidade, e com espaço adequado para circulação de pessoas e materiais. Cada tipo de matéria prima tem condições específicas de armazenamento, e um momento  em que é utilizada na produção, re-estocada ou readquirida. Esse deve ser o critério preponderante na disposição de cada material dentro da área de estoque. Como sempre, estaremos aqui torcendo para seu sucesso! Confira também “Planejamento de estoque para indústria: Veja 5 dicas para não errar”

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