A modernização de processos com maior adoção de tecnologias tem potencial para gerar novos empregos e impulsionar a empresa para o futuro. Além disso, ela também permite que os gerentes padronizem as abordagens em seus projetos e atividades de rotina, o que automatiza a tomada de decisão e promove uma maior clareza às informações.

Nós sabemos que o uso da tecnologia para indústria é uma mudança muito útil para atribuir responsabilidade aos colaboradores e aumentar a segurança dos dados sigilosos. Por este motivo, há uma grande curiosidade em torno dessas ferramentas digitais, havendo urgência em criar o senso de colaboração ao implementar o uso das soluções tecnológicas.

Quer saber um pouco mais sobre a tecnologia para a indústria e seus principais benefícios? Acompanhe a leitura!

Qual é a importância da tecnologia para indústria?

A importância da tecnologia para a indústria pode ser compreendida ao analisar seus benefícios, sendo o principal sua capacidade de ajudar com a automatização das tomadas de decisões.

Isso é possível com a aplicação de soluções inteligentes, como a Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA) e softwares de automação de tarefas, que promovem a economia de tempo e outros recursos.

Quais são seus principais benefícios? 

A indústria 5.0 está centrada em automação, aprendizado de máquinas e robótica. Sendo assim, há possibilidade de ir além de usufruir de processos automatizados e utilizar as soluções para realizar escolhas assertivas. Essas inovações favorecem a colaboração entre profissionais, máquinas e tecnologias. A seguir, veja as principais vantagens de usar essas soluções!

Tomada de decisões assertiva 

A quinta revolução industrial, ainda emergente, está focada na promoção da colaboração entre equipes para proporcionar maior força de trabalho, bem como privilegiar o empoderamento dos gestores em suas tomadas de decisões.

As tecnologias utilizam informações sobre os clientes na interação com os produtos para facilitar a concepção e fabricação de novos itens.

Automatização

Um modelo de negócio 5.0 favorece a produção com a automatização de procedimentos dentro e fora das fábricas. Com informações coletadas e processadas em tempo real, os líderes terão acesso a dados relevantes para apostar em novos investimentos e projetos mais arrojados.

Ao automatizar os processos, alcança-se um nível de digitalização que proporciona flexibilidade, conveniência e eficiência de produtividade.

Praticidade 

A tecnologia confere mais praticidade para as escolhas dos gerentes. Com maior flexibilidade, os robôs permitem maior variação de produtos dentro de uma mesma linha.

Quando integrados a sistemas de logística nas configurações da Indústria 5.0, eles ainda possibilitam que as empresas fabriquem variações de acordo com as escolhas dos clientes para pré-produção.

Quais são as principais ferramentas tecnológicas para indústria?

Na indústria 5.0, os colaboradores trabalham em conjunto com algumas ferramentas tecnológicas, como robôs e máquinas inteligentes, de modo a aumentar a eficiência e minimizar a necessidade de intervenção humana. Desse modo, você vai encontrar muitas opções de soluções configuradas ou de personalização em massa, como Big Data e Internet das Coisas (IoT).

A IoT adicionou o aspecto humano da Indústria 4.0 para automatizar com mais eficiência e aumentar a lucratividade da empresa. Ou seja, a quinta revolução industrial adicionou um toque humano e personalizado às tecnologias de automação e ganhou mais espaço nas fábricas, que utilizam soluções mais eficientes. Os robôs colaborativos perderam a complexidade e ganharam traços humanos.