Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

Afinal, pode ou não pode cobrar clientes durante a pandemia?

Cobrança durante a pandemia: entenda as regras e saiba o que pode ou não ser cobrado dos clientes neste período especial.

Afinal, pode ou não pode cobrar clientes durante a pandemia?

Há um ano vivemos num cenário de crise sanitária com a chegada do Coronavírus e, consequentemente, de uma crise financeira. E a questão que ainda paira sobre muitos empreendedores de pequenas e médias empresas: posso cobrar clientes durante a pandemia? Para responder isso, conversamos com Patrícia Iyama, Diretora de Credit Services da Serasa Experian. Segundo ela, temos algumas restrições para negativar clientes nesse momento, mas a grande maioria das negativações podem ser feitas normalmente. Patricia comenta que há estratégias para contornar a situação como rever a régua de cobrança, estender os prazos de pagamento e propor renegociações. São alternativas para lidar com os inadimplentes e mostrar que, apesar da cobrança, a empresa entende que o cenário atual está difícil para todos. Assim, a executiva recomenda: dê preferência à cobranças amigáveis para iniciar processos de renegociações. “Além da tradicional ligação, a cobrança pode ser realizada por carta, e-mail e SMS”, lembra a Diretora.

Negativar clientes durante a pandemia

A negativação é sempre uma possibilidade para cobrar e agilizar a recuperação de dívidas de clientes inadimplentes e deve sempre ser considerada. No entanto, como qualquer outra ação de cobrança deve ser considerada uma corrida contra o tempo, pois a taxa de recuperação de dívidas é maior em dívidas com vencimento de até 60 dias.

Mantenha os dados dos seus clientes atualizados

Seja qual for o meio utilizado para fazer a cobrança (telefone, carta, e-mail ou SMS), lembre-se de manter os dados dos seus clientes sempre atualizados. Isso garantirá mais eficiência e aumentará as chances de recuperação das dívidas. “Os melhores dados de contato são aqueles que seu cliente te informa ao longo do relacionamento com sua empresa. Por isso, mantenha essas informações atualizadas, pois elas te ajudarão na comunicação com seus clientes, seja para a divulgação de novas ofertas, seja em um processo de cobrança.”

Conte com a solução da Serasa Experian para recuperar dívidas

A ideia da solução de Cobrança da Serasa Experian é atender a dois pilares: criar um ambiente de negociações seguro e recuperar com mais rapidez e eficiência os recebíveis atrasados da sua empresa, para isso, ela oferece a opção de cobrança através da negativação, a famosa cartinha da Serasa. Imagine que sua empresa tem o cliente X, que já compra já há bastante tempo. Contudo, recentemente, ele começou a ficar inadimplente devido a problemas financeiros, caso ele não esteja correspondendo às suas tentativas, você também pode incluir a negativação da dívida a qualquer momento. Ou seja, há liberdade para o empresário realizar o processo da maneira que achar mais adequado — especialmente, porque cada cliente tem um contexto diferente. Aqui, vale o lembrete que, caso opte pela inclusão do nome do cliente na lista de negativados da Serasa Experian, ele deve ser rapidamente retirado, assim que o débito for quitado pelo inadimplente.  

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