O Pix Parcelado, criado por fintechs de crédito e instituições financeiras, é um facilitador para o consumidor no varejo, enquanto a loja recebe à vista. A operação é descomplicada: o cliente paga em parcelas e quem vende recebe o valor integral no ato. Nós observamos que esse movimento ganhou escala, porque o Pix já conquistou o público e mudou a expectativa sobre velocidade e conveniência nas transações.
O Banco Central descreve o Pix como um meio de pagamento instantâneo, com liquidação em segundos e disponibilidade contínua, o que ajuda a explicar por que ele se tornou padrão de preferência no país, uma vez que mais de 126 milhões de pessoas usam o Pix no Brasil, de acordo com o BCB. Mas e se a sua empresa, que não é um banco, pudesse oferecer "pix parcelado" com a sua própria marca e controlar regras, riscos e experiências?
Soluções de Credit as a Service (CaaS) — como a plataforma MOVA da Serasa Experian — permitem que grandes empresas criem esteiras de crédito completas para habilitar modalidades, entre elas BNPL (Buy Now, Pay Later) e Crédito do Trabalhador, como meio de pagamento e Pix Parcelado em seus canais, com integração via API, compliance e inteligência analítica. Se interessou pelo assunto? Então, confira abaixo:
Neste conteúdo você vai ler (Clique no conteúdo para seguir)
O que é o Pix Parcelado?
O Pix Parcelado é uma forma de pagamento na qual o consumidor divide o valor em parcelas, enquanto o lojista recebe o total à vista. A liquidação ao comércio ocorre instantaneamente; o parcelamento acontece por meio de uma oferta de crédito associada à transação.
No Banco Central, por exemplo, o Pix é o sistema de meio de pagamento instantâneo e o parcelamento é realizado por ofertas de crédito de instituições financeiras e plataformas no momento da compra.
Hoje, quem oferece essa modalidade de pagamento são bancos, fintechs e carteiras digitais. Um exemplo são os prazos ampliados no sistema bancário — como as 12 a 24 parcelas divulgadas por um grande banco —, o que mostra a elasticidade do modelo e a sua adoção crescente em canais físicos e digitais.
Popularidade do Pix, custo total competitivo em relação ao cartão e facilidade de acesso ao crédito para quem prefere ou precisa sair do limite do cartão são alguns dos motivos que impulsionaram a modalidade. O avanço do Pix como meio de pagamento mais usado no Brasil acelerou essa curva e abriu espaço para inovações no checkout.
É possível oferecer Pix Parcelado mesmo sem ser uma instituição financeira?
Sim. Empresas de todos os setores podem desenvolver soluções como o Pix Parcelado e com marca própria, sem se tornarem bancos. O caminho passa pelo CaaS (Credit as a Service): você integra uma esteira de crédito no fluxo de pagamento, parametriza regras e opera com análise de risco, antifraude, formalização, conciliação e cobrança. Com isso, cria-se um produto de parcelamento via Pix com controle sobre política de crédito, taxas e experiência do cliente.
Por exemplo, com a MOVA, nossa solução de CaaS, qualquer empresa de grande porte constrói sua própria esteira de crédito — totalmente white-label, contando com a nossa infraestrutura regulatória, tecnológica e analítica por trás para garantir conformidade e segurança. Tudo isso de forma simples, ágil e segura.
Como estruturar sua própria operação de crédito com Pix Parcelado?
O conceito de embedded finance coloca o crédito dentro do fluxo de compra, sem fricção. Ou seja, o cliente escolhe o Pix Parcelado no checkout; após isso, sua esteira realiza o onboarding do tomador, avalia e formaliza a operação. O pagamento ao seu negócio entra na hora e as parcelas são debitadas depois, conforme regras que você mesmo definiu.
Segundo o Mordor Intelligence, em 2024 o mercado global de embedded finance foi estimado em US$ 104,8 bilhões e, entre 2025 e 2034, a expectativa é de um crescimento anual composto de 23,3%! Aliás, esse crescimento pode impulsionar o white-label, com telas e comunicações na sua marca. Geralmente, o CaaS é organizado da seguinte maneira:
1. Aquisição (onboarding, análise, antifraude);
2. Concessão (formalização e bancarização);
3. Pós-venda (recebimento e cobrança).
Com esse recurso pronto para uso, você configura políticas de aprovação, score, limites e prazos, integra dados e modelos à sua tomada de decisão, além de operar com rastreabilidade e conciliação. O resultado é maior autonomia para testar alçadas e perfis, com mitigação de inadimplência.
A combinação de tecnologia e inteligência de dados habilita a aprovação em tempo real, cálculo de parcelas e liberação com poucos cliques — sem empilhar times e projetos longos. A MOVA, por exemplo, disponibiliza APIs para integrar o parcelamento ao Pix nos seus canais, com compliance regulatório e suporte técnico.
Pix Parcelado, cartão de crédito e BNPL
O Pix Parcelado tem aprovação rápida; menor burocracia e controle fino das regras, o que torna o modelo atrativo para quem busca conversão sem abrir mão de margens. No checkout, você oferece o parcelamento por Pix e recebe à vista; o crédito fica acoplado à transação e segue as suas políticas. Ou seja, essa abordagem se adapta bem a públicos que evitam o cartão ou que querem centralizar pagamentos no banco.
Por outro lado, o cartão segue relevante, sobretudo em tickets altos e em arranjos com multiparceiros. Ainda assim, envolve custos específicos do ecossistema de cartões, maior dependência de adquirência e chargebacks. Inclusive, algumas empresas preferem reduzir a exposição a essas variáveis e trazer mais previsibilidade via Pix com crédito embutido, ativado quando a análise é aprovada.
Por fim, temos o BNPL. Pense nele como o novo Pix Parcelado: a lógica é oferecer o "compre agora, pague depois" com jornada fluida, muito usada no e-commerce e que pode ser aplicado facilmente nos canais físicos. Em CaaS, BNPL e Pix Parcelado viram produtos de prateleira que você pode optar conforme o seu perfil de cliente, ticket e risco, com trilhas separadas para cada use case. Inclusive, em 2022, os americanos gastaram mais de US$ 20,8 bilhões com serviços de BNPL, segundo a Forbes.
CaaS Serasa Experian: nossa ferramenta para criar soluções de crédito via Pix!
A MOVA, a nossa plataforma CaaS, entrega a infraestrutura tecnológica e o processo regulatório necessário para que empresas de todos os setores criem produtos de crédito sob medida — incluindo Pix Parcelado e BNPL — com integração via API, inteligência analítica, antifraude e monitoramento contínuo. Seu cliente final verá a marca da sua empresa enquanto a operação rodará nos bastidores com segurança e conformidade.
Interessante, não é? Assista ao vídeo a seguir para tirar suas dúvidas — ou salve para conferir depois:
Com essa solução, seu negócio tem total autonomia para personalizar regras, definir limites, prazos e taxas, e escalar com governança. O acesso a dados e modelos de risco, somado às integrações com registradoras e às trilhas de cobrança e recebimento, reduz a exposição à inadimplência e fortalece a estratégia comercial, com aumento de vendas e fidelização.
O serviço é direcionado a grandes empresas — marketplaces, varejo e serviços, indústrias e atacados, fintechs, pagamentos, securitizadoras e administradoras de FIDC.
Você já percebeu que o Pix Parcelado via CaaS é uma grande oportunidade para gerar novas receitas, aumentar as vendas e fortalecer relacionamentos. Também já descobriu que a MOVA é a solução ideal para criar sua esteira de crédito de forma ágil, simples, segura e com a credibilidade da Serasa Experian e acelerar os resultados do seu negócio.
Gostou do nosso conteúdo? Então continue navegando pelo blog e descubra outros conteúdos que irão impulsionar sua empresa ao sucesso absoluto. Até a próxima.