Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 9,2%

Variação mensal 1,2%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 21,3%

No mês (em milhões) 8,4

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 22,0%

No mês (em milhões) 8,0

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 49,2%

No mês (em milhões) 80,4

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 3,6%

Variação mensal -1,2%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 9,2%

Variação mensal 1,2%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 21,3%

No mês (em milhões) 8,4

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 22,0%

No mês (em milhões) 8,0

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 49,2%

No mês (em milhões) 80,4

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 3,6%

Variação mensal -1,2%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Autenticação e Prevenção à Fraude

Nova autorregulação da Febraban: como prevenir fraudes com contas laranjas e Bets irregulares

Descubra como as soluções da Serasa Experian podem ajudar instituições financeiras a se adequarem às novas regras e fortalecerem a prevenção à fraude.

Nova autorregulação da Febraban: como prevenir fraudes com contas laranjas e Bets irregulares

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) acaba de lançar uma nova autorregulação que promete revolucionar o combate às fraudes financeiras. Mas o que isso significa para as instituições financeiras e como elas podem se adaptar rapidamente? Este artigo explora as mudanças e as soluções que a Serasa Experian oferece para enfrentar esse desafio.

Neste conteúdo você vai ler (Clique no conteúdo para seguir)

O que muda com a nova autorregulação?

  • Bancos associados devem encerrar imediatamente contas de passagem ("contas laranja") e contas frias;
  • Contas de casas de apostas online (Bets) sem autorização da Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA) também serão encerradas;
  • O objetivo é combater o crescimento de golpes digitais e eliminar relacionamentos com clientes que alugam ou vendem suas contas para atividades ilícitas.

Como a Serasa Experian pode ajudar?

A Serasa Experian oferece um conjunto integrado de soluções antifraude que se alinham perfeitamente às exigências da Febraban:

Score Laranja PF e PJ

Este score identifica perfis com alta propensão a atuar como "laranja", tanto no onboarding quanto na análise da base de clientes existente. E com a recente integração entre Serasa Experian e ClearSale, os modelos de detecção de fraude – inclusindo os modelos de detecção de contas laranjas - ficaram ainda mais assertivos.

Score de Transferências

Identifica riscos em tempo real, detectando tanto golpes quanto fraudes entre contas laranjas. O Score de Transferências permite uma decisão mais certeira e ágil na análise de transferências PIX, Ted ou boletos, ajudando a sua instituição a caracterizar fundada suspeita.

Proteção de Marca e Inteligência de Ameaças (CTI)

A solução de CTI combina tecnologia avançada e inteligência humana para monitorar ambientes digitais, identificar a comercialização de contas laranjas e proteger a reputação das marcas. Com curadoria especializada em cibersegurança e análise de dados de fontes abertas, a plataforma atua de forma proativa para evitar o uso indevido da identidade institucional.

Biometria facial e Análise de Dispositivos

São oferecidas camadas adicionais de autenticação contínua, incluindo validação facial, verificação de documentos e análise de risco de dispositivos. Tais camadas podem ser utilizadas para identificar comportamentos suspeitos, como, por exemplo, acessos à conta em dispositivos desconhecidos.

Reporte obrigatório ao Banco Central

Com o R6 Plus é possível compartilhar marcações de fraude e indícios suspeitos junto ao ecossistema, além de possibilitar que as instituições financeiras verifiquem se um respectivo CPF já possuí uma marcação de suspeita de fraude e/ou laranja em outros agentes.

Por que agir agora?

A nova autorregulação da Febraban exige ação imediata das instituições financeiras. Com o apoio das soluções da Serasa Experian, as instituições podem:

  • Cumprir as exigências regulatórias
  • Fortalecer sua estratégia de prevenção à fraude
  • Proteger seus clientes
  • Preservar sua reputação no mercado

Em um cenário onde identificar corretamente os clientes é essencial, contar com inteligência de dados e tecnologia de ponta é fundamental para enfrentar os desafios da nova era da segurança financeira.

Para saber mais sobre como as soluções da Serasa Experian podem ajudar instituições a se adaptarem às novas regras, é possível entrar em contato com os especialistas da empresa e descobrir como trabalhar juntos para criar um ambiente financeiro mais seguro e confiável.

Fale com um de nossos especialistas e entenda como nossa solução vai ajudar a sua operação.

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