Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Crédito

Metas de vendas x política de crédito: como alinhar as ações?

Harmonize metas de vendas e políticas de crédito para potenciar resultados sem aumentar riscos de inadimplência.

Metas de vendas x política de crédito: como alinhar as ações?

Vamos imaginar uma situação clássica do mundo corporativo. Começa assim: a área de vendas está iniciando uma campanha com metas agressivas e precisa que a área de crédito lhe atenda com concessões arrojadas, o que pode aumentar os riscos de inadimplência e piorar a saúde financeira da empresa. O que costuma acontecer como consequência é um embate entre a política de crédito e as metas de vendas. Quem deve ceder? Idealmente, as áreas devem chegar a um meio-termo, sempre considerando uma série de fatores para que ambas as operações sejam bem-sucedidas. Convidamos Antonio Suenaga, consultor e professor de crédito e cobrança do INFI (Instituto Febraban de Educação), para dar exemplos de como alinhar as ações entre as áreas.

Crédito e vendas: alinhando ações e expectativas

Pensada para o longo prazo, a política de crédito é sempre o maior oráculo a ser consultado. Ali estão todas as diretrizes, recomendações e limites de concessões. É importante que as áreas de crédito e vendas mantenham um diálogo constante e que a política esteja clara para todos. A questão é que isso nem sempre elimina a necessidade de novas negociações e da pressão envolvida em todas elas. E a empresa precisa vender! "Para a área de crédito, vale verificar se a política menciona quando e como 'afrouxar' as regras em caso de necessidade pontual. Caso a pressão da área comercial continue, a área de crédito deve mostrar justificativas técnicas, principalmente com base na capacidade de pagamento dos indivíduos ou das empresas tomadoras", explica o professor. É preciso ter os números e projeções em mãos para deixar claro sobre os riscos e impactos da inadimplência para os cofres da empresa. Nessas horas, tanto os dados internos quanto dados de mercado, como indicadores de inadimplência, são os melhores conselheiros e aliados para acalmar os ânimos do time comercial.

E se a política de crédito não resolver por si só?

Se as áreas de crédito e vendas não chegarem a um acordo, é hora de envolver o comitê de crédito e o conselho administrativo e financeiro da empresa (ou áreas equivalentes). São eles que vão aprovar uma eventual concessão de crédito mais arriscada e registrar as regras e os limites da operação. Eles também vão determinar o tempo máximo da aplicação desses critérios e fazer a gestão do risco de crédito junto à gerência responsável.

De qual dos Cs de crédito vale a pena abrir mão nesse momento?

Teoricamente, nenhum! Contudo, o professor Suenaga cita aqueles que não dá para desprezar nunca, nem relativizar: "O C de Caráter e o C de Capacidade de pagamento são os mais importantes. Você não pode conceder crédito a alguém ou a alguma empresa que não tenha condições de te pagar e que não demonstra credibilidade". Em compensação, ele afirma que é possível olhar com mais carinho para o C de Capital. A única coisa que não pode é relaxar com todos os Cs ao mesmo tempo! Usando um exemplo B2B, a praxe é ir a fundo em pontos mais complexos da saúde financeira do cliente ou prospect. "Quando uma empresa tem balanço negativo, mas está em dia com os impostos e não tem negativações ou protestos, certamente tem um ponto preocupante relacionado ao capital. O caráter, porém, não está na berlinda. É bem possível que ela tenha capacidade de pagar pelo crédito e que faça bom uso dele para se recuperar", explica o professor. Usando como exemplo as relações B2C, também não é proibido conceder crédito a quem está com saldo negativo ou pouco capital de giro. Vale considerar os dados financeiros do indivíduo e avaliar o seu caráter, procurando a melhor forma de alinhar o crédito à sua capacidade de pagamento. Em ambos os casos, é necessário ajustar as condições, os valores e os juros conforme a situação.

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