Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Marketing

Mercado potencial: saiba como encontrar seus clientes

Saiba como medir o mercado em potencial do seu negócio e como encontrar seus clientes. Saiba mais sobre análise de mercado!

Mercado potencial: saiba como encontrar seus clientes

O mercado potencial está relacionado a uma pesquisa de grande importância a ser realizada durante o planejamento de um negócio. Com ele, você pode conhecer melhor seu público alvo, identificar novas oportunidades, analisar seus concorrentes e colher mais informações sobre seu nicho de atuação. Caso você já possua um negócio, essa também pode ser uma ótima ferramenta para aprofundar seus conhecimentos sobre o cenário comercial visando sua consolidação e expansão. Muitos empreendedores não reconhecem a importância do mercado potencial ou não sabem como utilizá-lo. Mas se você está visando o sucesso da sua empresa, confira abaixo um post sobre o assunto para aprender a usar e a utilizá-lo a seu favor!

O que é potencial de mercado?

O potencial de mercado está relacionado a uma análise da quantidade de consumidores que um produto pode alcançar e do quanto a empresa pode atender de acordo com sua realidade. Em outras palavras, é entendido pela quantidade que uma empresa pode gastar e quanto de dinheiro tem em mãos dos clientes em potencial. Esse levantamento é muito utilizado quando se está planejando a abertura de um novo negócio e traz informações quanto a possibilidades envolvendo os concorrentes, o perfil do público, entre outros. Essa informação contribui também para a busca de oportunidade de oferta e demanda com base na satisfação do cliente. A partir desse cálculo chegamos ao resultado do quanto de receita determinado mercado pode gerar.

Como surgiu o conceito?

O potencial de mercado surgiu a partir da necessidade de analisar o cenário para direcionar a tomada de decisão, desenvolver novas estratégias de produção ou de marketing digital. Ter essa visibilidade permite a elaboração de um plano de negócios sólido visando os riscos, a saúde financeira e o crescimento da empresa de forma mais assertiva.

Como identificar um mercado potencial?

Para te ajudar a identificar um mercado potencial listamos algumas dicas, confira:

1. Saiba quem são seus clientes

Primeiramente, é preciso conhecer os clientes que se interessam pelo tipo de produto ou serviço que sua empresa oferece. Identificar suas características, quais são suas dores e seus interesses para alinhar com o público alvo do seu negócio. Traçar dados demográficos, econômicos e sociais são essenciais em uma tomada de decisões ou até mesmo na expansão de uma marca para outras regiões ou classes. Pensando em auxiliar as empresas a encontrar esse perfil, a Serasa Experian oferece o Mosaic, uma solução que classifica a população brasileira com base nas mais recentes variáveis sociodemográficas, econômicas, financeiras e comportamentais. Com ele, o empreendedor consegue conhecer seu público alvo, obter insights valiosos e agregar mais inteligência em suas tomadas de decisão.

2. Identifique oportunidades

Durante a análise de potencial de mercado, é essencial identificar oportunidades. Será que seu produto venderia melhor em determinada região do que em outra? Ou um serviço adicional poderia chamar mais a atenção de seus clientes? Para buscar novos mercados, o empreendedor deve procurar se inovar, buscar atender as dores do seu público alvo e se diferenciar dos serviços oferecidos. O Insights Hub é uma solução avançada da Serasa Experian que ajuda o empresário na gestão integrada de informações. Apresenta estudos e análises de mercado abrangentes, combinando dados sociodemográficos, de marketing e crédito, que vão auxiliar na definição de estratégias mais precisas e eficientes para seu negócio.

3. Fidelize seus clientes

Mais do que conquistar seus clientes, uma empresa precisa aprender a fidelizá-los. Entenda como continuar conquistando a atenção e como você pode continuar atendendo suas expectativas. Além disso, crie ações para aumentar a experiência do consumidor com o produto ou serviço oferecido. Trabalhe também no reconhecimento da sua marca, as ferramentas online, como redes sociais e blogs, são poderosas para aumentar a sua visibilidade.

4. Estude seus concorrentes

É ideal saber o que está sendo oferecido no mercado que você deseja atuar. Pesquise o que o seu concorrente oferece e o que você poderia se diferenciar para se destacar e atrair a atenção do público alvo.

5. Encontre parcerias

Por fim, procure por parcerias que podem agregar valor à sua empresa. A Serasa Experian oferece diversas soluções que te ajudam a fazer um planejamento estratégico, análise de mercado e a automatizar alguns processos da empresa. Conte com informações atualizadas e qualificadas para obter maior segurança na tomada de decisões e ainda entregar uma melhor experiência ao seu cliente. Aproveite sua leitura e conheça a nossa solução de dados confiáveis para uma visão completa dos clientes.

Qual a diferença entre mercado real e mercado potencial?

É importante dizer que o mercado potencial não é o mesmo que potencial de vendas, pois este último está relacionado à projeção de vendas, ou seja, sua capacidade de vendas em um período determinado. Já o mercado potencial, conforme já explicado, considera o cenário ideal com todos os clientes em potencial efetivando sua compra. Justamente por isso, o mercado real é sempre menor que o mercado potencial.

Como medir o potencial de mercado?

Para calcular o potencial de mercado de um negócio, considere as três perguntas principais:

  1. Qual é a quantidade de consumidores que você pode atingir no mercado?
  2. Quanto seu mercado pode gastar?
  3. Quanto sua empresa consegue atender?

Vamos a um exemplo prático: imagine você como proprietário de um negócio de internet fibra ótica para empresas. Considere que no ano anterior, 95% das empresas já usavam este tipo de serviço. Isso revela seu potencial de mercado de 95% das empresas brasileiras. Porém, a velocidade de internet que a sua empresa oferece é de altíssima qualidade e necessita de um investimento maior que as outras do mercado. Os dados mostram que o número de empresas que contratam um serviço como este é de, em média, 49%. Ou seja, pensando no quanto seu mercado pode gastar, seu potencial de vendas cai para menos de 50%. Mas é preciso ainda considerar qual a capacidade de atendimento da sua empresa. E esse valor, em sua maioria, é definido pela quantidade de clientes que você e seu negócio conseguem atender. Melhore seus estudos e insights para apoiar suas estratégias. Conheça, faça análises, segmente públicos e mercados com autonomia e precisão com a solução Polis aqui da Serasa Experian. Acesse já e veja como ela pode te ajudar!

Importância de fazer uma pesquisa de potencial de mercado

A pesquisa de potencial de mercado ajuda as empresas a tomar decisões de forma mais estratégica e assertiva. Com os dados e informações que ela oferece, o gestor consegue conhecer melhor a sua área de atuação, seus concorrentes, seus clientes e até mesmo o seu próprio negócio. Planejar o futuro de uma empresa é sempre um desafio, mas com um bom planejamento e com o uso da tecnologia, os gestores conseguem superar e alcançar seus objetivos. Confira ainda como encontrar novos mercados e clientes com a ajuda da tecnologia e acompanhe o blog da Serasa Experian para evoluir seus conhecimentos no mundo do empreendedorismo! Até a próxima!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

9 funções Excel para organizar dados com mais eficiência na sua empresa

9 funções Excel para organizar dados com mais eficiência na sua empresa

Organize informações, reduza erros e otimize processos com 9 funções do Excel que elevam a gestão financeira e operacional da sua empresa

O que é uma notificação extrajudicial e quando ela deve ser feita

O que é uma notificação extrajudicial e quando ela deve ser feita

Entenda quando e como aplicar a notificação extrajudicial para formalizar acordos, evitar conflitos e garantir segurança jurídica nos negócios.

EAN: como o código universal transforma a gestão no varejo

EAN: como o código universal transforma a gestão no varejo

Saiba por que o EAN é essencial para evitar perdas, integrar sistemas e profissionalizar operações no varejo e na indústria.

Saiba organizar dados em ordem alfabética no Excel

Saiba organizar dados em ordem alfabética no Excel

Aprenda a classificar listas no Excel e organize suas planilhas com praticidade, evitando erros e ganhando produtividade no dia a dia.

O que é CBO, para que serve e onde consultar?

O que é CBO, para que serve e onde consultar?

Entenda para que serve a CBO, como consultar códigos e evitar erros nos registros trabalhistas da sua empresa com este recurso oficial.

Boletim Econômico de  Novembro/25

Boletim Econômico de Novembro/25

A edição de Novembro do Boletim Econômico da Serasa Experian revela um cenário desigual na economia brasileira, com serviços em alta e varejo em queda.