Saiba como utilizar bem essas plataformas para atrair potenciais clientes, aumentar seu faturamento e evitar riscos à imagem de sua empresa.

Se as redes sociais digitais hoje estão incorporadas à vida da maioria das pessoas, o mundo corporativo não pode deixar de acompanhar essa tendência e tirar proveito de seu potencial para os negócios. Para as empresas de varejo online, tornou-se quase obrigatório estar presente nessas plataformas, cada vez mais relevantes para interações e buscas por informações, produtos e serviços.

Ao lado de inúmeros benefícios, a integração do comércio eletrônico com as redes sociais digitais, o chamado s-commerce (Social Commerce), trouxe também novos desafios para a gestão das empresas. Enquanto facilita a apresentação dos produtos, a interatividade, a exposição da marca e o relacionamento com o consumidor, também representa um espaço aberto a críticas e reclamações. É preciso saber lidar com elas para que não se transformem em crise de reputação.

O empreendedor que utilizar as redes sociais digitais a favor de seu negócio deve procurar conhecer bem o perfil do cliente e saber que é ele quem define como quer ser ouvido. Essa premissa é básica para a escolha dos canais adequados para se relacionar com seu consumidor no mundo virtual como Facebook, Instagram ou Twitter.

O monitoramento e acompanhamento do perfil de sua empresa na internet também é fundamental. Para isso, é importante contar com os serviços de um profissional especializado que saiba gerenciar as informações, comentários ou avaliações de experiência de compra que são postadas a todo momento em seus canais.

A alta velocidade com que as informações circulam pela rede exige cuidado redobrado com a reputação do seu negócio. Como é cada vez mais comum que o consumidor poste relatos sobre experiências ruins com produtos ou serviços (qualidade ruim ou atraso na entrega, por exemplo), o empresário deve estar preparado para driblar essa situação e até aproveitar a oportunidade a seu favor.

Tanto a empresa precisa ter agilidade para resolver o problema de forma transparente, conquistando a confiança do consumidor, quanto deve procurar as causas para evitar que a falha se repita. A eficiência na resposta e no atendimento gera impacto positivo em próximas vendas, sendo reconhecida até mesmo por potenciais clientes. Portanto, embora um comentário ruim possa parecer uma catástrofe, ele também pode representar uma oportunidade de a empresa se destacar ao reverter a situação.

Vitrine

As redes sociais digitais são, muitas vezes, o primeiro lugar em que o consumidor vai ter contato com seu produto. Nessa vitrine é possível avaliar qualidade, preço, facilidade de compra e prazo de entrega, sendo necessário caprichar na apresentação visual. Fotos de boa qualidade são um diferencial importante para atrair o consumidor, assim como disponibilizar as informações essenciais sobre o produto com descritivo detalhado.

Para esclarecer eventuais dúvidas, fornecer informações adicionais ou permitir o acompanhamento da solução de um problema, uma alternativa é a conversa em tempo real com o cliente. Esse bate-papo personaliza o atendimento, cria vínculo com o consumidor e fornece um feedback imediato, podendo orientar estratégias futuras de relacionamento.

Para quem não tem tempo ou equipe para manter esse tipo de interação, as ferramentas chamadas chatbots podem ser úteis por simular uma conversa real com o cliente através de um programa de computador.

Nesse cenário em que muitas estratégias são possíveis para a utilização das redes sociais digitais, o que não se discute são os bons resultados que podem ser alcançados. O uso eficaz dessas plataformas leva a melhor desempenho nas vendas, mais publicidade e maior engajamento dos clientes.