O TikTok é uma rede social que tem se fortalecido cada vez mais no mundo digital. E, como esse mercado é muito interessante economicamente, faz dele o espaço ideal para anunciar serviços e produtos. O TikTok Ads é um serviço de anúncios que permite a criação e a divulgação de campanhas no aplicativo – uma forma de alcançar o seu público alvo para aumentar os seus resultados.

E você pode usar essa ferramenta a favor do seu negócio de forma simples e eficiente. Com a segmentação do anúncio e da audiência, você é capaz de aumentar os seus resultados com investimentos muito acessíveis. Para saber mais sobre o TikTok Ads e como usá-lo, continue a sua leitura!

O que é TikTok Ads?

O TikTok foi criado em 2016 para ser usado com o intuito de se criar e compartilhar vídeos curtos. Desde um conteúdo bem-humorado a um conteúdo educativo, a plataforma se popularizou entre o público mais jovem e se consagrou como um dos aplicativos mais usados e baixados por eles.

E, como você deve imaginar, esse foi o cenário perfeito para que as marcas aproveitassem esse espaço também como um ambiente de divulgação dos próprios produtos e serviços.

Foi assim que o TikTok criou uma ferramenta especializada na divulgação de anúncios dentro do aplicativo, o TikTok Ads.

Criada em 2017, os últimos anos foram dedicados ao aperfeiçoamento do serviço para aumentar a rentabilidade dos negócios operados no App.

Resumidamente, o segredo por trás de tantos resultados positivos está na tecnologia. O TikTok utiliza uma inteligência artificial e um algoritmo afiados, ambos projetados para identificar os padrões de consumo dos públicos de forma individualizada, oferecendo uma curadoria precisa e que retém a atenção da audiência.

Exatamente, o TikTok entrega o ouro do novo milênio: retenção da audiência.

Se você considerar que estamos constantemente disputando atenção com milhares de informações a um só tempo, você percebe o quão valioso é esse recurso.

Para convencer, entreter e até mesmo vender, é preciso quebrar a barreira dos três segundos necessários para capturar a atenção da audiência. E é aí que o TikTok Ads pode fazer toda a diferença no seu negócio.

Tiktok Ads vale a pena?

Como dono de um negócio, essa é uma pergunta que deve ser feita antes de qualquer decisão empresarial. No entanto, não existem respostas absolutas.

O que queremos fazer por você é oferecer argumentos o suficiente para você decidir se essa estratégia faz sentido para o seu público. Afinal, você precisa estar onde ele está, do contrário, você desviará o tempo e a energia da sua empresa com a coisa errada.

Em primeiro lugar, você deve conhecer o seu público-alvo.

A tecnologia utilizada no TikTok e no TikTok Ads permite que você se aproveite dos filtros demográficos e comportamentais – falaremos mais sobre isso mais adiante. E, com essa ferramenta, é possível atingir o seu público de forma extremamente eficiente. Mas, para que isso aconteça, você deve conhecer o seu público.

Portanto, o primeiro passo é identificar quem é o seu público, caso não tenha feito isso ainda, e se ele é de fato um usuário dessa plataforma.

Para você ter uma ideia, existem mais de 74 milhões de usuários ativos apenas no Brasil. Isso faz com que o TikTok seja a sétima rede social mais acessada no mundo todo!

Outro dado relevante é que a maioria dos usuários são mulheres, entre 16 a 24 anos. E essa audiência é altamente influenciada a buscar ou até comprar um produto após vê-lo na rede social.

Ainda falando de estatísticas, o OpinioBox fez um levantamento de que 38% dos brasileiros já compraram algo por causa dos anúncios do TikTok Ads.

Portanto, se o seu público faz uso dessa plataforma e você não está anunciando por lá, provavelmente está deixando um bom dinheiro na mesa.

Tipos de anúncios disponíveis na plataforma

O TikTok é uma rede social que trabalha exclusivamente com vídeos curtos, algo entre 5 a 60 segundos. E esse é o intervalo necessário para que muitas empresas façam conversões multimilionárias.

Assim sendo, o único tipo de conteúdo que pode ser explorado na ferramenta do TikTok Ads também é em vídeo, mas existem seis opções de formatos que podem ser trabalhadas de acordo com as estratégias de cada campanha:

  • TopView

Esse é o vídeo exibido no topo da lista de vídeos do usuário. Isso significa que, logo ao abrir o App pela primeira vez naquele dia, o usuário assistirá a um anúncio curto e normalmente muito bem segmentado. Porém, um grande diferencial é que a marca pode utilizar até 60 segundos de tela para divulgar seus produtos ou serviços, principalmente quando são conteúdos que demandam maior atenção da audiência.

  • In-Feed Ads

Dentro do aplicativo, existe uma página voltada para novas descobertas. É nessa aba que o usuário tem acesso aos conteúdos segmentados especificamente para ele com base nos padrões identificados pelo algoritmo. A página Para Você (For You Page) é a primeira que os usuários acessam dentro do TikTok e os anúncios são exibidos logo no início, a partir do quarto clipe.

Um diferencial desse formato é a possibilidade de incluir o CTA, ou call-to-action. Você pode convidar o usuário para fazer a compra direta ou ainda para conhecer o seu site. É a oportunidade perfeita para levar o seu potencial cliente ao próximo nível do seu funil de vendas.

  • Branded Hashtags

O sentimento mais forte no mundo das redes sociais é o de comunidade. Essa é uma necessidade humana básica – somos seres de bando, não solitários. E é com esse raciocínio que esse formato foi criado: as marcas desenvolvem uma hashtag para engajar seus consumidores.

No caso do TikTok, é possível ter exclusividade no uso dessa Hashtag – o que vem com um custo extremamente elevado, é claro. Há um custo médio de U$150.000,00 para utilizar o recurso durante 6 dias.

  • Brand Takeovers

Esse formato é uma combinação das demais opções da plataforma, com o diferencial de que uma única marca é divulgada durante um dia inteiro. Desde o TokView ao In-Feed e à Branded Hashtag, as marcas podem preparar vídeos, gifs e até imagens estáticas.

  • Branded Effects

Um dos pontos altos desta plataforma está na edição dos vídeos que são veiculados por lá. Além dos filtros, os adesivos que podem ser adicionados às imagens ganham bastante destaque e, por isso mesmo, também são aproveitados para publicidade.

Com essa estratégia, as marcas conseguem ampliar o engajamento e a interação do público, fortalecendo principalmente o reconhecimento da marca.

E, nesse caso, um dos destaques vai para a variedade de filtros e adesivos que podem ser criados – tanto com imagens em 2D quanto em 3D.

  • Sparks Ads

Essa é uma nova forma de anunciar dentro da rede social e consiste, basicamente, no impulsionamento dos vídeos orgânicos dentro do próprio TikTok. Por ser um conteúdo orgânico sendo distribuído para um número maior de pessoas, as taxas de engajamento são ainda mais altas do que os anúncios no formato In-Feed, segundo a própria plataforma.

Valor de investimento para anúncios

Em meio a tantas possibilidades e tecnologias, você deve estar se perguntando a respeito dos custos para anunciar dentro do TikTok.

Se você já está mais familiarizado com anúncios em outras redes sociais, saiba que o raciocínio é basicamente o mesmo.

Antes de fazer o anúncio ou o impulsionamento, o primeiro passo é definir um orçamento para a campanha ou para o grupo de anúncios. O TikTok trabalha com os valores mínimos de U$50,00 para campanhas e U$20,00 para grupos de anúncio – valores que podem ser distribuídos diariamente ou enquanto estiverem ativos.

Também é possível pensar a longo prazo, com campanhas vitalícias ou diárias. Essa é uma maneira de manter seus anúncios rodando no TikTok Ads sem precisar fazer manutenção. Nesse caso, você deve definir o orçamento máximo para que o dinheiro seja aproveitado da melhor forma, sem exceder o teto estabelecido.

Ou seja, é possível escolher quais materiais serão anunciados, por quanto tempo isso irá acontecer e qual o valor máximo que se deseja gastar nessa ação.

Mas não é só isso: também é possível estabelecer o ritmo dessa distribuição.

Uma entrega acelerada representa uma maior energia (e dinheiro) em um menor espaço de tempo. Já uma campanha padrão segue o ritmo normal de distribuição. Tudo depende das estratégias sendo empregadas em cada projeto.

Se você deseja resultados no curto prazo, por exemplo, a distribuição acelerada pode ser um excelente caminho.

Segmentação de audiência       

Como já falamos antes, o TikTok possui como grande aliada a tecnologia. É por isso que os brasileiros ficam, em média, 5,4h por dia na plataforma.

Com tantas pessoas ativas simultaneamente, a plataforma desenvolveu uma tecnologia apurada para transformar a experiência dos usuários em algo mais interessante para cada um deles. É por isso que, no TikTok Ads, você pode segmentar a audiência de forma personalizada, definindo quais grupos são do seu interesse atingir.

Alguns critérios que podem ser usados são:

  • Audiência:

Você utiliza os públicos que já interagiram com a sua marca para definir a sua audiência, encontrando também perfis similares para expandir o alcance dos seus anúncios.

  • Dados demográficos:

Esses dados são relevantes para que você defina uma comunicação estratégica. Portanto, no TikTok Ads, é possível usar dados como a localização, o gênero, a idade e o idioma falado para identificar a audiência mais relevante.

  • Interesses e comportamentos:

A plataforma consegue identificar o interesse do usuário dentro de algumas áreas pré-definidas, as quais, em muitos dos casos, são compatíveis com a sua área de atuação.

  • Dispositivos:

Com esse critério, é possível mapear quais sistemas operacionais o usuário utiliza, assim como os dispositivos usados e até o tipo de internet que ele utiliza para se conectar à rede social.

Contudo, caso essas possibilidades sejam muito avançadas para o estágio do seu negócio, é possível utilizar o modo simplificado.

Nele, a plataforma oferece algumas formas de personalização, mas tudo muito mais simplificado do que no modo personalizado.

Em um ambiente com tantas pessoas, é muito provável que você consiga, mais cedo ou mais tarde, encontrar a audiência perfeita.

Aumente seus resultados com o Audiências Digitais

Através de todas essas ferramentas de personalização e segmentação, além da concentração de pessoas em um só lugar, o TikTok Ads é uma ferramenta poderosa para que você atinja excelentes resultados no digital.

E com o Audiências Digitais você pode personalizar ainda mais a sua segmentação, traçando o cenário digital perfeito para apresentar o seu conteúdo para uma audiência que, como falamos, está pronta para comprar.

A verdade é que mesmo que a maioria das pessoas estejam nas redes sociais apenas para seu entretenimento, elas se mostram abertas em levar um pouco dessa experiência para o mundo real.

Cada pessoa possui seus próprios desejos, suas dores e suas objeções, aquilo que as anima para seguir em frente, aquilo que tira suas noites de sono.

O TikTok é uma plataforma que reúne milhões de pessoas em um só lugar, e utilizar essa plataforma como parte da sua estratégia é um ótimo caminho para melhorar os seus resultados.

Só que sempre é possível fazer melhor.

E o caminho validado para conseguir isso é conhecendo, detalhadamente, a sua audiência.

Com o serviço de marketing Targeting, você consegue acesso a informações muito valiosas sobre o seu negócio. A partir disso, é possível adquirir, segmentar e entender a forma como a sua audiência funciona.

Não com base nas informações da rede social, mas com base no maior portfólio de dados que mantemos aqui na Serasa Experian.

Nós utilizamos o Mosaic para segmentar e classificar audiências com uma precisão impressionante. A partir dos dados coletados, conseguimos definir os padrões de comportamento, interesse e, claro, de compras do seu público.

Ao todo, a ferramenta classifica os indivíduos em 12 grupos e 40 segmentos. Os fatores analisados são socioeconômicos e comportamentais, demográficos, financeiros, geográficos e de propriedades.

Assim é possível definir o grupo de entrega que faz mais sentido para o seu produto ou serviço – aumentando de forma exponencial os seus resultados no digital.

Com essas diretrizes bem definidas, você consegue preparar campanhas realmente poderosas e com elevado percentual de conversão.

Produza conteúdo intencional, mantenha o seu público engajado e atento, trabalhando gatilhos como novidade e escassez para que a curiosidade seja diariamente alimentada.

Para saber mais sobre essa solução personalizada, basta conversar com o nosso time de Produtos, Tecnologias e áreas de apoio.

Com certeza o seu negócio jamais será o mesmo!

Essas são algumas estratégias que você pode usar para se aproximar desse público – principalmente se estiver atento às tendências de consumo e de produção de conteúdo na plataforma.

Lembre-se: pessoas se conectam com pessoas. Pessoas compram de pessoas. E pessoas confiam em pessoas. Essas três máximas certamente te ajudarão a se dar bem quando o assunto é redes sociais.

Afinal, você tem uma grande oportunidade de alavancar os resultados do seu negócio se souber utilizar isso ao seu favor.

Gostou desse conteúdo? Continue atento ao nosso blog para ler mais artigos como esse. Existem muitas oportunidades no mundo moderno, você só precisa estar no lugar certo.