Veja como utilizar o marketing digital para aquecer os negócios com a proximidade da segunda data mais importante do ano para o comércio.

Além de fazer as mães felizes, o segundo domingo de maio é uma grande oportunidade para as empresas se prepararem para vender mais. Depois do Natal, o Dia das Mães, celebrado este ano no dia 13 de maio, é a segunda data mais importante para o comércio. No ano passado, as vendas pelo e-commerce cresceram 16%, gerando R$ 1,9 bilhão em receitas, segundo monitoramento da E-bit.

Estreitar relacionamento com os consumidores ou conquistar novos clientes são benefícios que uma boa estratégia nesta data pode trazer para o seu negócio. Mas, para isso, é essencial preparar-se com antecedência. Você já pensou como vai promover sua marca e incrementar suas vendas online? Veja algumas dicas.

  1. Faça um bom planejamento

Dedique-se a elaborar um plano de marketing digital definindo uma estratégia adequada ao seu negócio. O ideal é contar com assessoria profissional,  que pode indicar maneiras de otimizar e personalizar as ferramentas digitais disponíveis. Além de adaptar seu produto ou conceito de marketing para aproveitar o apelo do Dia das Mães, defina como levar essa informação ao seu público-alvo.

  1. Divulgue promoções no site

Seu site pode ser utilizado para divulgar ofertas especiais. Avalie que patamar de preços é saudável para seu negócio, lembrando que o desconto pode ser compensado pelo aumento das vendas. A ação deve oferecer vantagens para novos consumidores assim como criar promoções específicas para clientes atuais, que podem compartilhar boas informações a seu respeito por receberem um tratamento especial.

  1. Crie um guia de presentes

Facilite a vida do consumidor, criando um filtro de busca no site, por exemplo, voltado para perfis específicos de mãe. Seu e-commerce pode indicar presentes perfeitos para mães atletas, executivas ou cozinheiras. Essa funcionalidade costuma ser valorizada pelos consumidores, que querem ganhar tempo e acertar na escolha.

  1. Faça bom uso do e-mail marketing

Enviar mensagens para clientes cadastrados em seu banco de dados é uma boa forma de atingir um público segmentado. Mas é preciso ter alguns cuidados: só envie para quem se mostrou interessado em receber atualizações, coloque um assunto atraente e escolha um layout leve, para aumentar a chance de abertura do e-mail. Para aumentar a performance das campanhas de e-mail, melhorar a reputação e aumentar a entregabilidade é possível contar com a solução E-mail Validation da Serasa Experian, que identifica, corrige e remove e-mails inválidos de sua base.

  1. Engaje nas mídias sociais

Utilize as redes sociais de forma alinhada ao conceito definido para sua campanha de Dia das Mães. Para estimular o engajamento, uma opção é sugerir aos seguidores que compartilhem fotos ou conteúdo em sua página.

  1. Invista em links Patrocinados

Uma das melhores formas de ter resultados rápidos em marketing digital é investir em links patrocinados. Com investimento definido de acordo com seu orçamento, é possível que seu anúncio seja visualizado quando a pessoa está buscando justamente seu tipo de produto ou serviço. As campanhas podem ser ativadas ou desativadas rapidamente, o que as torna ideais para datas comemorativas.

  1. Dedique atenção especial à entrega

Como o consumidor não sai da loja virtual com o produto nas mãos, é preciso garantir uma eficiente estratégia de logística para não decepcioná-lo. Quanto antes ele receber o presente adquirido, mais satisfeito ficará com a experiência de compra em sua loja.

Com essa campanha integrada e elaborada para atender às especificidades de seu negócio você tem muita chance de ampliar o alcance de sua marca no Dia das Mães, além de fidelizar seus atuais clientes.